sexta-feira, 25 de maio de 2012

Novena em honra ao espirito santo

Novena
em honra do Divino Espírito Santo


A novena do Espírito Santo é o modelo de todas as novenas. Por ordem de Jesus a celebrou a Virgem Maria em união com os Apóstolos, como preparação à vinda do Espírito Santo Consolador. O Papa Leão XIII enriqueceu-a com muitas indulgências. Devemos, pois, celebrá-la, cada ano, com muito fervor; e a devotíssima Seqüência, que forma parte da novena, deve ser uma das nossas fórmulas de oração vocal mais favoritas.


Seqüência da Missa de Pentecostes


Vinde, Espírito Santo e enviai do céu um raio de Vossa luz.
Vinde, Pai dos pobres, vinde, distribuidor dos bens, vinde luz dos corações.
Consolador ótimo, doce hóspede das almas e suave refrigério.
Nos trabalhos sois o repouso, no calor o frescor, nas lágrimas a consolação.
Ó luz beatíssima, inflamai o íntimo dos corações dos Vossos fiéis.
Sem a Vossa graça nada há no homem, nada de inocente.
Lavai o que é sórdido, regai o que é seco, sarai quem está ferido.
Dobrai o que é duro, abrasai o que é frio e reconduzi o desviado.
Concedei aos Vossos servos, que em Vós confiam, os sete dons sagrados.
Dai-lhes o mérito das virtudes, o êxito da salvação e a alegria perene.  Amém.

Ó Espírito Santíssimo, fogo sagrado que alumiais as almas e abrasais os corações:  por misericórdia Vossa, Senhor, a nossa pobre alma Vos deseja, invoca-Vos e Vos procura para que a purifiqueis das suas manchas, para que a ilumineis nas suas trevas e lhe comuniqueis os Vossos dons.  Sim, dignai-Vos consagrar a nossa alma com a unção da Vossa graça, para que ela se converta em templo Vosso.  Purificai a nossa memória, para que ela sempre recorde os Vossos benefícios; ilustrai o nosso entendimento, para que saiba meditar a Vossa lei; inflamai a nossa vontade, para que ela, respeitosa e dócil, se submeta em tudo à Vossa vontade.  E visto que somos tão miseráveis, purificai todos os afetos do nosso coração, para que ele se torne digno dos Vossos dons.

Jaculatórias 

1° Vinde, Divino Espírito,
Vinde, ó dom da ciência,
Dispor-me para que seja
Digno de Vossa assistência.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.
               
2° Vinde Divino Espírito,
Vinde, dom de piedade
Nesta divina virtude
Inflamai a minha vontade.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

3° Vinde, Divino Espírito,
Dar-me um santo temor,
Para que a toda a culpa
Tenha minha alma horror.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.


Oração para pedir os 7 dons do Espírito Santo


Ó Jesus, que antes de subirdes aos céus, prometestes aos Vossos Apóstolos e discípulos enviar-lhes o Espírito Santo para os consolar e fortalecer, dignai-Vos fazer descer também sobre nós este Espírito consolador.
Vinde Espírito de sabedoria, e fazei-nos  conhecer a verdadeira felicidade dando-nos os meios para consegui-la.
Vinde, Espírito de inteligência, que, por Vossa divina luz, nos fazeis penetrar as verdades e os mistérios de nossa santa Religião.
Vinde, Espírito de conselho, e ajudai-nos a discernir em todas as ocasiões o que devemos fazer para cumprir com a Vossa divina vontade.
Vinde, Espírito de fortaleza, e prendei-nos a Deus e aos nossos deveres de maneira que nada jamais nos possa abalar.
Vinde, Espírito de ciência que, único, nos podeis dar o perfeito conhecimento de Deus e de nós mesmos. Pedimo-Vos esta ciência divina e única necessária com todo o ardor de nossa alma.
Vinde, Espírito de piedade, para que saibamos executar com alegria e prontidão o que Deus nos manda e para que, pela unção de Vosso divino amor, achemos verdadeiramente leve e suave o jugo do Senhor.
Vinde, Espírito de temor de Deus, e fazei-nos evitar com o maior cuidado tudo o que possa desagradar ao nosso Pai celestial.
Glória a Vós, Pai Eterno, que com o Vosso Filho único e o Espírito consolador, viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.  Amém.


Hino “Veni Creator”

 



Veni, Creator Spíritus:
Vinde, Espírito Criador,
mentes tuórum visita,
visitai as almas dos Vossos;
imple supérna grátia,
enchei de graça celestial
quae tu creásti péctora.
os corações que criastes!
 
 
Qui díceris Paráclitus,
Sois o Divino Consolador,
altíssimi donum Dei,
o dom do Deus Altíssimo,
fons vivus, ignis, cáritas,
fonte viva, o fogo, a caridade,
et spiritális únctio.
a unção dos espirituais.
 
 
Tu septifórmis múnere,
Com os Vossos sete dons:
dígitus paternae déxterae,
sois o dedo da direita de Deus,
tu rite promíssum Patris,
Solene promessa do Pai
sermóne ditans gúttura.
Inspirando nossas  palavras.

 
Accénde lumen sénsibus,
Acendei a luz nos sentidos;
infunde amórem córdibus:
insuflai o amor nos corações,
infírma nostri córporis
amparai na constante virtude
virtúte firmans pérpeti.
a nossa carne enfraquecida.
 
 
Hostem repéllas lóngius,
Afastai para longe o inimigo;
pacémque dones prótinus;
Trazei-nos prontamente a paz
ductóre sic te praevio
Assim guiados por Vós
vitemus omne noxium
Evitaremos todo o mal.
 
 
Per te sciámus da Patrem,
Por Vós explicar-se-á o Pai
noscamus atque Filium;
E conheceremos o Filho;
teque utriúsque Spíritum
Dai-nos crer sempre em Vós
credamus omni témpore.
Espírito do Pai e do Filho.
 
 
Deo Patri sit glória,
Glória ao Pai, Senhor,
et Fillio, qui a mórtuis
Ao Filho que ressuscitou
surréxit, ac Paráclito,
Assim como ao Consolador.
in saeculórum saecula.
Por todos os séculos. Amém


V/ Emítte Spíritum tuum, et creabúntur.
R/ Et renovábis fáciem terrae.  
V/  Enviai, Senhor, o vosso espírito e tudo será criado 
 R/ E renovareis a face da terra


Oração
Deus qui corda fidélium Sancti Spíritus illustratióne docuísti: da nobis in eódem Spíritu recta sápere; et de ejus semper consolatióne gaudére. Per Christum dominum nostrum. Amém
Ó Deus, que ilustrastes os corações dos fiéis com as luzes do Espírito Santo, dai-nos, pelo mesmo Espírito, procurar o que é reto, e nos alegrarmos sempre com a sua consolação.  Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém






Novena ao Espírito Santo

Orações iniciais para todos os dias

Deus meu! Deus de amor e de verdade.
Autor da santificação de nossas almas, prostrado humildemente ante vossa soberana Majestade, detesto na amargura de meu coração todos os meus pecados, como ofensas feitas a Vos, digno de ser amado sobre todas as coisas.
Oh! bondade infinita! Quem jamais vos tivera ofendido! Perdoai-me, Senhor, Deus de graça e de misericórdia, perdoai-me meus continuas infidelidades; o não ter tido valor para executar coisa alguma boa, depois que tantas vezes vossa misericórdia e graça me tem solicitado, repreendido, e inspirado amorosamente.
Me pesa, me arrependo da ingrata correspondência e indigna cegueira com que tenho resistido incessantemente a vossos doces e divinos chamamentos. Mas proponho firmemente com vosso auxílio de não ser rebelde a Vos, de seguir em adiante vossas ternas inspirações com suma docilidade.
Para este fim, iluminai-me.
Oh! fonte de luz, meu entendimento, fortalecei minha vontade, purificai meu coração, arrancai todos os meus pensamentos, desejos e afetos, e concedei-me ser digno de obter os frutos bem-aventurados que vossos dons produzem nas almas que os possuem.
Concedei-me as graças que Vos peço nesta novena, se tem de ser para maior glória vossa, e para que eu Vos veja, ame e adore sem fim em vossa glória. Amém.

Invocação ao Espírito Santo

Vem a nossas almas,
Oh! Espírito Santo! e do céu enviai-me tua luz em um raio.
Vem, Pai de pobres, vem, de dons Santos, vem, de corações lúcido reparo.
Vem, consolador, doce e soberano, hóspede das almas, suave presente. Nos contratempos descanso ao trabalho, temperança no ardente consolo no pranto. Santíssima luz de todo cristão, o íntimo do peito, cheio de amor casto. No homem nada há sem teu amparo, e nada pode ter sem Vós, de puro e Santo. Com tuas águas puras lava o manchado, rega o que é seco põe o enfermo são.
Ao coração duro dobre com tua mão, e abrande as almas que manchou o pecado. Volte ao bom caminho ao extraviado, e ao gelado acende em teu fogo Santo. Concede aos teus fiéis em Vós confiados,os dons Sacros e Centenários. Aumentai em virtude para que mereçamos, do eterno gozo o feliz descanso. Amém.
 
A continuação rezar a oração do dia que corresponda:
Orações finais para todos os dias (exceto o último dia)

Hino ao Espírito Santo

Vem, Oh! Criador Espírito!
Nossas almas visitai, nossos peitos, que Vos criastes, enchei de graça celestial. Pois sois Paráclito Espírito, Dom do Pai celestial, fonte viva, sacro fogo, unção santa, espiritual. Em teus dons setiformes, tal promessa paternal, dedo eterno de Deus Pai nossas línguas inflamai.
Ilustrai nossos sentidos, o coração inflamai, nossos corpos, que são fracos, com vossa virtude armai. Apartai os inimigos, dai-nos a divina paz e sendo Vos nosso guia livrai-nos de toda maldade. Por Vos ao Pai e ao Filho, nesta vida mortal convocamos, e cremos sempre em tua Divindade.
A Deus Pai seja glória, ao filho glória imortal e ao Espírito Paráclito por toda a eternidade. Amém.
 
Espírito Santo!

Diviníssimo consolador de minha alma, fogo, luz e celestial ardor dos corações humanos, se é para glória de vossa Majestade que eu consiga o que eu desejo e peço neste dia, digna-Vos conceder-me benignamente; E senão dirigi meu pedido, dando-me as graças que tem de ser para vossa maior glória e bem da salvação de minha alma. Amém.
 
Cada um se recolherá interiormente e pedirá a graça que mais necessite.
 
Se concluirá todos os dias com a antífona, verso, resposta e oração seguintes:

Antífona
 
Vos desejarei, aleluia;
Voe e venho a nós, aleluia;
E se alegrará nosso coração, aleluia, aleluia.
 
V. Enviai, Senhor, vosso Santo Espírito, e serão criados.
R. E renovareis a face da terra.
 
Oração
 
Oh! Deus que haveis instruído os corações dos fiéis com a ilustração do Espírito Santo; dai-nos o sentir retamente com este mesmo Espírito, e aproveitar sempre de sua consolação. Por Jesus Cristo Senhor nosso, teu filho, que vive contigo e Reina na unidade do mesmo Espírito Santo, Deus por todos os séculos dos séculos. Amém.

Primeiro Dia
 
Começar com as orações preparatórias para todos os dias.
 
Oh! Espírito Santo!
Fonte viva de divinas água que, na criação do mundo, santificastes as imensas águas que rodeavam o mundo e as águas do Jordão no batismo de Jesus Cristo, Senhor nosso; Eu Vos suplico que sejais em meu Espírito, tão árido e seco, a Sagrada fonte de água viva, que jamais se esgota e brota até a vida eterna; E a graça que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa e bem de minha alma. Amém.

Rezar três vezes o Pai-Nosso e Ave-Maria em honra à Santíssima Trindade, e terminar com a orações finais para todos os dias.

Segundo Dia
 
Oh! Espírito Santo!
Que fazendo sombra com vossa virtude altíssima a puríssima Virgem Maria, e a transbordando ao mesmo tempo de graça, fizeste de um modo inefável e Onipotente a obra infinita da Encarnação do Verbo Eterno, no seio virginal de vossa celestial Esposa: Fazei sombra a minha alma e concedei-me a graça necessária para que eu seja digno de receber ao mesmo Verbo divino feito homem e Sacramentado por meu amor, e também a especial que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa, e bem de minha alma. Amém.
 
Rezar três vezes o Pai-Nosso e Ave-Marias em Honra da Santíssima Trindade, e terminar com a orações fim ais para todos os dias.

Terceiro Dia
 
Oh! Espírito Santo!
Celestial pomba que, abrindo de par em par os céus, descestes sobre Jesus já batizado no Jordão, simbolizando: que desde este momento em que tomou a natureza humana, habitava Nele a plenitude da Divindade; Vem sobre a mim pobre e miserável e enchei-me do dom de sabedoria de conselho, de entendimento e fortaleza, de ciência, piedade e de temor de Deus; E a graça que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa e bem de minha alma. Amém.

Rezar três vezes o Pai-Nosso e Ave-Maria em honra à Santíssima Trindade, e terminar com a orações finais para todos os dias.

Quarto Dia

Oh! Espírito Santo!
Nuvem lúcida que fazendo no Tabor sombra a Jesus transfigurado e glorioso, ilustrastes aquele Santo monte, e amparastes em seu excessivo temor aos Apóstolos, comunicando-lhes depois da Ascensão de seu Divino Mestre muita luz, fervor e graça; Ilustrai, protegei e fecundai minha alma para que eu seja digno discípulo de Jesus, E a graça que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa e bem de minha alma. Amém.

Rezar três vezes o Pai-Nosso e Ave-Maria em honra à Santíssima Trindade, e terminar com a orações finais para todos os dias.

Quinto Dia

Oh! Espírito Santo!
Suave vento que teve o Cenáculo e deu força e valor aos corações de quantos Vos esperavam, orando fervorosamente unidos com alma e coração: Oh! Espírito de vida e amor! Enchei toda a casa de meu pequeno espírito, minha memória, entendimento e vontade: E a graça que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa e bem de minha alma. Amém.

Rezar três vezes o Pai-Nosso e Ave-Maria em honra à Santíssima Trindade, e terminar com a orações finais para todos os dias.

Sexto Dia

Oh! Espírito Santo!
Luz claríssima que ilustrou o entendimento dos Santos Apóstolos, comunicando-lhes, como Sol divino, toda a luz que necessitavam para sua perfeição e para a conversão do mundo: Oh! Luz beatíssima! Iluminai todos os lugares tenebrosos de meu interior, para que Vos conheça e dê a conhecer a todo o mundo; E a graça que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa e bem de minha alma. Amém.

Rezar três vezes o Pai-Nosso e Ave-Maria em honra à Santíssima Trindade, e terminar com a orações finais para todos os dias.

Sétimo Dia
 
Oh! Espírito Santo!
Sagrado fogo que aparecendo visível sobre os Apóstolos no dia de Pentecostes, inflamastes divinamente seus corações para que, abrasados em vosso amor, incendiasse depois a todo o mundo nas mesmas sagradas chamas: Acendei em vossos Santíssimos ardores meu coração gelado, para que, abrasado meu Espírito Neles, acenda em vosso divino amor a quantos pessoas eu conheça; E a graça que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa e bem de minha alma. Amém.

Rezar três vezes o Pai-Nosso e Ave-Maria em honra à Santíssima Trindade, e terminar com a orações finais para todos os dias.

Oitavo Dia

Oh! Espírito Santo!
Chama ardente de caridade que com o fogo de vosso amor inflamando o coração dos Santos Apóstolos e de todos os homens Apostólicos, os comunicastes o dom de línguas para a conversão do mundo; Inflamai Sagrado Fogo de Amor ao meu coração e minha língua para que sempre governado por vosso Espírito, e fervoroso na caridade, inflame a todos para que observem fielmente vossos divinos mandamentos; E a graça que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa e bem de minha alma. Amém.
 
Rezar três vezes o Pai-Nosso e Ave-Maria em honra à Santíssima Trindade, e terminar com a orações finais para todos os dias.

Nono Dia
 
Oh! Espírito Santo!
Caridade essencial que, difundida nos corações humanos, vossos divinos dons, comunicando todas as divinas graças que se incluem em nossos sete dons, e compreendem tudo o quanto necessita a vida espiritual, própria de cada um, e a qual desejais que se comunique a todos os homens: Oh! Caridade santíssima! Infundi em meu coração tão pobre de vossos sete dons, e que com eles publique vossas grandezas.
Oh! Deus misericordioso! Vos, que antigamente enchestes neste dia os peitos apostólicos de vossa graça, dai-nos Vossos divinos carismas, Concedei-nos tempos tranqüilos, confirmai as graças que Vos temos pedido nesta novena, se são para maior glória vossa e bem de nossas almas. Amém.

Depois desta Oração, em lugar da antífona, verso, resposta e oração de todos os dias, se digam as seguintes:

Antífona para o Nono Dia
 
Hoje se completaram os dias de Pentecostes, aleluia; Hoje se reproduzem as felizes alegrias, quando o Espírito Consolador baixou sobre seus Apóstolos, aleluia; Hoje, raiou o resplendor do divino fogo, repousou o Espírito Santo em forma de línguas sobre eles, aleluia; Hoje lhes concedeu palavras edificadoras, lhes inflamou de seu amor e lhes encheu de seus inumeráveis carismas, aleluia; aleluia.
 
V. Foram todos cheios do Espírito Santo; aleluia.
R. E começaram a falar em várias línguas; aleluia.

Oração
 
Oh! Deus que haveis instruído neste dia os corações dos fiéis com a ilustração do Espírito Santo, dai-me o sentir retamente com este mesmo Espírito, e aproveitar sempre de sua consolação. Por Jesus Cristo Senhor Nosso, teu Filho, que vive contigo e reina na unidade do mesmo Espírito Santo; Deus por todos os séculos dos séculos. Amém.




Novena Breve ao Espírito Santo


Orações para todos os dias

Vem, Espírito Santo, enchei os corações de teus fiéis e acende neles a chama de teu amor. Oh! Deus, que com a luz do Espírito Santo iluminas os corações de teus fiéis, concedei-nos que guiados pelo mesmo Espírito, desfrutemos do que é reto e tenhamos sua alegria celestial.

Vem, Espírito Santo, por teu Dom de Sabedoria, concedei-nos a graça de apreciar e estimar os bens do céu e mostrai-nos os meios para alcançá-los. Glória.
Vem, Espírito Santo, por teu Dom de Entendimento, ilumina nossas mentes a respeito dos mistérios da salvação, para que possamos compreendê-los perfeitamente e abraçá-los com fervor. Glória.
Vem, Espírito Santo, por teu Dom de Conselho, inclina nossos corações a atuar com retidão e justiça para benefício de nós mesmos e de nossos semelhantes. Glória.
Vem, Espírito Santo, por teu Dom de Fortaleza, fortalecei-nos com tua graça contra os inimigos de nossa alma, para que possamos obter a coroa da vitória. Glória.
Vem, Espírito Santo, por teu Dom de Ciência, ensinai-nos a viver entre as coisas terrenas para assim não perder as eternas. Glória.
Vem, Espírito Santo, por teu Dom de Piedade, inspirai-nos a viver sóbria, justa, e piedosamente nesta vida, para alcançar o céu na outra vida. Glória.
Vem, Espírito Santo, por teu Dom de Temor de Deus, fere nossos corpos com teu temor para assim trabalhar pela salvação de nossas almas.
Glória.

Oração:

Oh! Deus, que tem unido as nações na confissão de teu Nome, concedei-nos que aos que tem renascido pela água do batismo, tenham a mesma fé em seus corações e a mesma piedade em suas ações. Oh! Deus, que enviaste o Espírito Santo aos apóstolos, ouvi as orações de teus fiéis para que tenham a verdadeira paz, que por tua graça, tenha recebido o dom da verdadeira fé. Vos suplicamos, Oh! Deus, que teu Santo Espírito acenda em nossos corações essa chama que Cristo trouxe a terra e desejou ardentemente que fosse acendida.
Inflamai, Oh! Senhor, nossos corações com o fogo do Espírito Santo, para que vos sirvamos castos de corpo e limpos de coração. Enriquece, Senhor, nossos corações derramando com plenitude teu Santo Espírito por cuja sabedoria fomos criados e por cuja Providência somos governados. Te suplicamos, Oh! Deus Todo Poderoso e Eterno, que teu Santo Espírito nos defenda e habite em nossas almas, para que ao fim, sejamos os templos de sua glória.
Te pedimos, Senhor, que segundo a promessa de teu Filho, o Espírito Santo nos leve ao conhecimento pleno de toda a verdade revelada. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.



DEVOÇÃO AO DIVINO ESPÍRITO SANTO


ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Ó Espírito Santo, Espírito de amor e de verdade, autor da santificação das nossas almas, eu Vos adoro como o princípio de minha felicidade eterna. Muitas graças Vos dou, Soberano Dispensador dos benefícios que do céu recebo, e Vos invoco como a fonte das luzes e da fortaleza que me são necessárias para conhecer o bem e poder praticá-lo. Espírito de luz e de fortaleza, alumiai o meu entendimento, fortificai a minha vontade, purificai o meu coração, regulai todos os meus movimentos, e fazei-me dócil a todas as vossas inspirações. Espírito Consolador, aliviai as penas e os trabalhos que me afligem neste vale de lágrimas, dai-me conformidade e paciência, para que eu mereça fazer neste mundo penitência dos meus pecados e gozar no outro a luz da eterna bem-aventurança. Amém.


SEQÜÊNCIA DEVOTÍSSIMA

Vinde, Santo Espírito, e mandai do céu um raio da vossa luz.
Vinde, Pai dos pobres, vinde, ó Distribuidor dos bens, vinde, ó Luz dos corações.
Vinde, Consolador ótimo, doce Hóspede, e suave alegria das almas.
Vinde aliviar-lhes os trabalhos, temperar-lhes os ardores, e enxugar-lhes as lágrimas.

Ó Luz beatíssima, inflamai o íntimo dos corações dos vossos fiéis.
Sem a vossa graça nada há no homem, nada que se possa dizer inocente.
Lavai, pois, o que em nós é sórdido, regai o que é seco, sarai o que está ferido.
Abrandai o que é duro, abrasai o que é frio, e reconduzi o desviado.
Concedei aos vossos servos, que em Vós confiam, o setenário dos vossos dons.
Dai-lhes o mérito da virtude, o dom da graça final e o glorioso prêmio dos prazeres eternos. Amém.


ORAÇÃO

Para alcançar os sete dons e doze frutos do Espírito Santo
 Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor!

Ó Espírito Santo, concedei-me o "dom do temor de Deus", para que eu sempre me lembre com suma reverência e profundo respeito da vossa divina presença, trema, como os mesmos Anjos, diante de vossa divina Majestade, e nada receie tanto como desagravar aos vossos santos olhos.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre, e pelos séculos dos séculos. Amém.

Espírito Santo, concedei-me o "dom da piedade", que me tornará delicioso o trato convosco na oração, e me fará amar a Deus com íntimo amor como a meu Pai, a Maria Santíssima, como a minha Mãe, e a todos os homens, como a meus irmãos em Jesus Cristo.
Glória ao Pai...

Espírito Santo, concedei-me o "dom da ciência", para que eu conheça cada vez mais a minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude e o valor inestimável da alma, e para que sempre veja claramente as ciladas do demônio, da carne e do mundo, para poder evitá-las.
Glória ao Pai...

Espírito Santo, concedei-me o "dom da fortaleza", para que eu, sem respeito humano, fuja do pecado, pratique a virtude com fervor, e sofra com paciência e com alegria de espírito os desprezos, prejuízos, perseguições e a própria morte, antes que renegar por palavras e por obras ao meu amabilíssimo Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Glória ao Pai...

Espírito Santo, concedei-me o "dom do conselho", tão necessário em tantos passos melindrosos da vida, para que sempre escolha o que mais Vos agrada, e siga em tudo a vossa divina graça, e com bons e caridosos conselhos socorra ao próximo.
Glória ao Pai...

Espírito Santo, concedei-me o "dom da inteligência", para que eu, alumiado pela luz celeste de vossa graça, bem entenda as sublimes verdades da fé cristã.
Glória ao Pai...

Espírito Santo, concedei-me o "dom da sabedoria", a fim de que eu, cada vez mais, goste das coisas divina e, abrasado no fogo do vosso amor, prefira com alegria o caminho do céu a tudo que é mundano e me una para sempre a Jesus, sofrendo tudo neste mundo por seu amor.
Glória ao Pai...

Vinde, Espírito Criador, visitai-me e enchei meu coração, que Vós criastes com a vossa divina graça. Vinde e repousai sobre mim, Espírito de sabedoria e inteligência, Espírito do conselho e fortaleza, Espírito de ciência e piedade e de temor de Deus.
Espírito Santo, Amor eterno do Pai e do Filho, dignai-Vos também conceder-me os vossos doze frutos: o "fruto da caridade", que me una intimamente convosco pelo amor; o "fruto do gozo", que me encha da santa consolação; o "fruto da paz", que produza em mim a tranqüilidade da alma; o "fruto da paciência", que me faça sofrer tudo por amor de Jesus; o "fruto da benignidade", que me leve a socorrer de boa vontade aos que sofrem; o "fruto da bondade", que me torne bem-fazejo e clemente a todos; o "fruto da longaminidade", que me faça esperar com paciência em qualquer demora; o "fruto da brandura", que me faça suportar com toda a mansidão as fraquezas do próximo; o "fruto da fé", que me faça crer firmemente na palavra de Deus; o "fruto da modéstia", que regule todo o meu exterior; enfim, os "frutos da continência e castidade", que me conservem o coração limpo e imaculado.
Espírito Divino, fazei que minha alma seja para sempre vossa morada, e meu corpo, vosso sagrado templo. Habitai em mim e ficai comigo na terra, para que eu mereça ver-Vos eternamente mo reino da glória. Amém.
 
ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Pela Santa Igreja
 
Ó Espírito Santo Criador, assisti benignamente a toda a Igreja Católica. Fortalecei-a e confirmai-a pela vossa divina virtude contra todos os ataques dos inimigos. Renovai também, pela vossa graça e caridade, o espírito dos vossos servos, que ungistes, para que em Vós glorifiquem o Pai e seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.




2 comentários:

  1. Estamos finalizando a novena ao espirito santo domingo dia da efusão que dizer o batismo do espirito santo de deus receberemos os dons carismáticos e dons efuzivós.

    ResponderExcluir
  2. Peçamos ao espirito santo de deus para que teus dons caia em nós e nossas familias pois precisamos ser batizados no espirito santo.

    ResponderExcluir