sábado, 24 de agosto de 2013

Evangelho do dia São Bartolomeu

   Missa do Martírio de:

São Bartolomeu, apóstolo – Sábado 24/08/13

Mesmo pregado  em uma madeira não deixou a sua fé creu em Jesus Cristo mesmo sendo levado ao martírio sua pele retirada e decapitado não renunciou Jesus Cristo pela fé somos salvos.  

 
Primeira Leitura (AP 21,9-14)


Leitura do Apocalipse de São João.

9Um anjo falou comigo e disse: “Vem! Vou mostrar-te a noiva, a esposa do Cordeiro”. 10Então me levou em espírito a uma montanha grande e alta. Mostrou-me a cidade Santa, Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, 11brilhando com a glória de Deus. Seu brilho era como o de uma pedra preciosíssima, como o brilho de jaspe cristalino. 12Estava cercada por uma muralha maciça e alta, com doze portas. Sobre as portas estavam doze anjos, e nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. 13Havia três portas do lado do oriente, três portas do lado norte, três portas do lado sul e três portas do lado do ocidente. 14A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus


Responsório (Sl 144)

— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!
— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos Santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!
— Para espalhar vossos prodígios entre os homens, e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração!
— É justo o Senhor em seus caminhos, é Santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente


Evangelho (Jo 1,45-51)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

45 Filipe encontrou-se com Na­tanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”.
46 Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu   Nata­nael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48 Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Na­ta­nael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.
50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

 Irmãos hoje celebramos a memoria de São Bartolomeu ou como era chamado de Natanael  que se tornou discípulo do mestre Jesus conta o Evangelho Jesus viu Natanael debaixo da figueira a ponto de se levantar e seguir o mestre que Moisés   tinha falado sobre a respeito de Jesus de nazaré , Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Na­ta­nael respondeu: 
“Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” No Evangelho ele proclama a sua vitória reconhece a figura de Jesus e começa a segui-lo com todo amor e dedicação .Ele sabia que Jesus era o verdadeiro caminho ao pai por isso quis morrer pelo amor a Jesus de Nazaré .

SÃO BARTOLOMEU E O DIA 24 DE AGOSTO


São Bartolomeu, filho de Tholmae, é um dos doze apóstolos. Muitos o identificam com Natanael, mencionado em João 1,45ss.: Jesus viu Natanael vindo até ele e disse a seu respeito: “Eis um verdadeiro israelita, em quem não há fraude”. Natanael exclamou: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. Jesus lhe respondeu: “Crês só porque te disse: ‘Eu te vi sob a figueira’? Verás coisas maiores do que essas”

Além de João, Mateus, Marcos, Lucas, os Atos referem-se a ele como um dos Doze.




Uma antiga tradição armênia afirma: O apóstolo Bartolomeu, que era da Galiléia, foi para a Índia. Pregou aquele povo a verdade do Senhor Jesus segundo o Evangelho de São Mateus. Depois que naquela região converteu muitos a Cristo, sustentando não poucas fadigas e superando muitas dificuldades, passou para a Armênia Maior, onde levou a fé cristã ao rei Polímio, a sua esposa e a mais de doze cidades.
Essas conversões, no entanto, provocaram uma enorme inveja dos sacerdotes locais, que por meio do irmão rei Polímio conseguiram a ordem de tirar a pele de Bartolomeu e depois decapitá-lo.BARTOLOMEU
Tem sido identificado com Natanael. Natural de Caná de Galileia. Recebeu de Jesus uma palavra edificante: “Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo” (Mateus 10.3; João 1.45-47) Exerceu seu ministério na Anatólia, Etiópia, Armênia, Índia e Mesopotâmia, pregando e ensinando. Foi esfolado vivo e crucificado de cabeça para baixo. Outros dizem que teria sido golpeado até a morte




Oração de São Bartolomeu.

Glorioso São Bartolomeu, Mártir e apóstolo do Senhor Jesus, defensor da fé luzeiro e farol de santidade. Nunca se ouviu falar de alguém que tenha recorrido ao vosso amparo e proteção que não tenha sido atendido.

São Bartolomeu apóstolo amigo de Jesus, animados com igual confiança vos suplicamos a graça da perseverança na fé e no testemunho do amor e da justiça.
Confiamos que queremos atendidos nessas preces. Atendei também, a intenção particular de cada devoto vosso que aqui vem vos entregar sua vida.

Que vosso auxílio seja eficaz junto a Santíssima Trindade.



São Bartolomeu rogai por nós!
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário