sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Evangelho do dia SANTA ROSA DE LIMA


Santa Rosa de Lima – Sexta-feira 23/08/13

http://www3.ucdb.br/pastoralwp/wp-content/uploads/2011/08/santa-rosa-de-lima1.jpg Primeira Leitura (Rt 1,1.3-6.14b-16.22)


Início do Livro de Rute.

1No tempo em que os juízes governavam, houve uma fome no país e um homem de Belém de Judá foi morar nos campos de Moab com sua mulher e seus dois filhos. 3Entretanto, morreu Elimelec, marido de Noemi, e esta ficou sozinha com seus dois filhos. 4Eles casaram-se com mulheres moabitas, uma das quais se chamava Orfa, a outra, Rute. E ali permaneceram uns dez anos. 5Depois morreram também os dois, Maalon e Quelion e a mulher ficou só, sem os dois filhos e sem o marido. 6Então ela se dispôs a voltar do campo de Moab para a sua pátria com as duas noras, porque tinha ouvido dizer que o Senhor havia olha­do para o seu povo, e lhe tinha dado alimentos.
14bOrfa beijou sua sogra e partiu. Rute, porém, ficou com Noemi. 15Esta disse-lhe: “Olha, tua cunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses. Vai com ela”. 16Mas Rute respondeu: “Não insistas comigo para que te deixe e me afaste de ti. Porque para onde fores irei contigo, onde pousares, lá pousarei eu também. Teu povo será o meu povo, e o teu Deus será o meu Deus”. 22Assim Noemi voltou dos campos de Moab, acompanhada de sua nora Ruth, a moabita. Regressaram a Belém, quando começava a colheita da cevada.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 145)

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor!
— Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

— É feliz todo homem que busca seu auxílio no Deus de Jacó, e que põe no Senhor a esperança. O Senhor fez o céu e a terra, fez mar e o que neles existe.
— Faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos.
— O Senhor abre os olhos aos cegos o Senhor faz erguer-se o caído; o Senhor ama aquele que é justo. É o Senhor quem protege o estrangeiro.
— Ele ampara a viúva e o órfão mas confunde os caminhos dos maus. O Senhor reinará para sempre! Ó Sião, o teu Deus reinará para sempre e por todos os séculos!

Evangelho (Mt 22,34-40)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36”Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu: “ ‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”. 

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Amar o Senhor não desmerece nenhum amor humano. Ame-O com toda a força da sua alma e isso dará uma outra direção à sua vida.
Hoje, a liturgia nos dá a graça de celebrarmos Santa Rosa de Lima, uma jovem peruana consagrada a Deus na vida religiosa.
Santa Rosa é padroeira de todo o continente latino-americano, exemplo de despojamento e de uma vida totalmente entregue à causa de Deus e ao cuidado com os pobres. Ela colocou em prática, de forma radical, aquilo que o Evangelho nos ensina: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!”. Se nós entendêssemos esse pedido do Senhor, nossa vida assumiria outro rumo, outra direção. A ninguém e a coisa nenhuma, nessa vida, nós podemos amar mais do que a Deus.
Com todas as forças da nossa alma, do nosso coração e de todo o nosso ser, temos de estar imbuídos dessa verdade evangélica. Deus é o amor maior da nossa vida! Quando O encontramos, somos resgatados. O amor do Pai move toda a nossa vida, por isso nada nós podemos amar mais do que Deus.
Amar o Senhor não desmerece nenhum amor humano; muito pelo contrário, quando nós O amamos, dedicamo-nos às pessoas com uma qualidade maior, porque todas serão amadas com o amor que vem do coração de Deus. Não haverá em nós egoísmo nem interesse baseado no prazer.
Aquele que é resgatado por Deus ama as pessoas que estão ao seu lado, pois o Senhor é o combustível que move todo esse sentimento dentro da nossa alma. Nosso amor para com o próximo será mais sincero, menos interesseiro e sofreremos muito menos, porque viveremos exatamente aquilo que o Pai depositou em nosso coração.
Ame o Senhor com toda a força da sua alma e isso dará uma outra direção à sua vida.


Santa Rosa de Lima


Para todos nós, hoje é dia de grande alegria, pois podemos celebrar a memória da primeira santa da América do Sul, Padroeira do Peru, das Ilhas Filipinas e de toda a América Latina. Santa Rosa nasceu em Lima (Peru) em 1586; filha de pais espanhóis, chamava-se Isabel Flores, até ser apelidada de Rosa por uma empregada índia que a admirava, dizendo-lhe: “Você é bonita como uma rosa!”.
Rosa bem sabia dos elogios que a envaideciam, por isso buscava ser cada vez mais penitente e obedecer em tudo aos pais, desta forma, crescia na humildade e na intimidade com o amado Jesus. Quando o pai perdeu toda a fortuna, Rosa não se perturbou ao ter que trabalhar de doméstica, pois tinha esta certeza: “Se os homens soubessem o que é viver em graça, não se assustariam com nenhum sofrimento e padeceriam de bom grado qualquer pena, porque a graça é fruto da paciência”.
A mudança oficial do nome de Isabel para Rosa ocorreu quando ela tomou o hábito da Ordem Terceira Dominicana, da mesma família de sua santa e modelo de devoção: Santa Catarina de Sena e, a partir desta consagração, passou a chamar-se Rosa de Santa Maria. Devido à ausência de convento no local em que vivia, Santa Rosa de Lima renunciou às inúmeras propostas de casamento e de vida fácil: “O prazer e a felicidade de que o mundo pode me oferecer são simplesmente uma sombra em comparação ao que sinto”.
Começou a viver a vida religiosa no fundo do quintal dos pais e, assim, na oração, penitência, caridade para com todos, principalmente índios e negros, Santa Rosa de Lima cresceu na união com Cristo, tanto quanto no sofrimento, por isso, tempos antes de morrer, aos 31 anos (1617), exclamou: “Senhor, fazei-me sofrer, contanto que aumenteis meu amor para convosco”.
Foi canonizada a 12 de abril de 1671 pelo Papa Clemente X.
Santa Rosa de Lima, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário