quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

liturgia do dia JESUS CURA O CEGO DE BETSAIDA

 MISSA 6ª Semana Comum – Quarta-feira 19/02/2014
São Tiago apostolo 
Primeira Leitura(Tg 1,19-27)

Leitura da Carta de São Tiago.
19Meus queridos irmãos, sabei que todo homem deve ser pronto para ouvir, mas moroso para falar e moroso para se irritar. 20Pois a cólera do homem não é capaz de realizar a justiça de Deus. 21Por esta razão, rejeitai toda impureza e todos os excessos do mal, mas recebei com humildade a Palavra que em vós foi implantada, e que é capaz de salvar as vossas almas.
22Todavia, sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23Com efeito, aquele que ouve a Palavra e não a põe em prática é semelhante a uma pessoa que observa o seu rosto no espelho: 24apenas se observou, vai-se embora e logo esquece como era a sua aparência.
25Aquele, porém, que se debruça sobre a Lei da liberdade, agora levada à perfeição, e nela persevera, não como um ouvinte distraído, mas praticando o que ela ordena, esse será feliz naquilo que faz. 26Se alguém julga ser religioso e não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo: a sua religião é vã. 27Com efeito, a religião pura e sem mancha diante de Deus Pai é esta: assistir os órfãos e as viúvas em suas tribulações e não se deixar contaminar pelo mundo.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 14)

— Senhor, quem morará em vosso Monte Santo?
— Senhor, quem morará em vosso Monte Santo?

— É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua.
— Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor.
— Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!

Evangelho (Mc 8,22-26)
 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22Jesus e seus discípulos chegaram a Betsaida. Algumas pessoas trouxeram-lhe um cego e pediram a Jesus que tocasse nele.
23 Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele, pôs as mãos sobre ele, e perguntou: “Estás vendo alguma coisa?”
24 O homem levantou os olhos e disse: “Estou vendo os homens. Eles parecem árvores que andam”. 25Então Jesus voltou a por as mãos sobre os olhos dele e ele passou a enxergar claramente. Ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez. 26Jesus mandou o homem ir para casa, e lhe disse: “Não entres no povoado!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do Evangelho

 
Jesus ele vê o cego e cura com sua saliva ele quer mostrar que nós estamos todos cegos por dentro queremos que Jesus com a sua saliva cure nossa cegueira.
Mestre unge os olhos do cego de Betsaida com sua saliva e pergunta o que ele vê. O texto afirma que ele recobrou a visão, entrou luz em seus olhos, a vida deixou de ser uma total escuridão, a luz trouxe revelações das coisas e pessoas que estavam próximas a ele. Isso acontece com aqueles
que encontram a Jesus. Suas vidas deixam de estar envolvidas em densas trevas. A claridade da luz da salvação em Jesus, traz um colorido à vida. Agora há um sentido, um rumo a seguir um norte para se guiar.
E isso já havia acontecido com os discípulos. Eles já tinham recebido esta unção que "saía da boca de Jesus". Estavam em constante contato com suas palavras. A luz já havia entrado em seus olhos, em suas vidas. Já não andavam mais na escuridão. 
Jesus pergunta estas vendo? 
o cego responde: Estou vendo os homens. Eles parecem árvores que andam”. Então Jesus voltou a por as mãos sobre os olhos dele e ele passou a enxergar claramente. Ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez. O Milagre de Jesus para este homem é porque ele desejava ver novamente as vezes estamos cego e não vimos nada mas com Jesus possamos ver tudo ..

A Renovação do Entendimento
 
Igualmente pode acontecer conosco também. Muitas vezes dizemos possuir a luz da vida, conhecemos a Jesus, nos julgamos salvos, achamos que conhecemos o evangelho. Porém nossas mentes podem estar com valores não muito corretos. Quantas vezes não nos enganamos a respeito de vários assuntos?
Será que o evangelho não está um tanto materialista (isto por causa de homens) nos dias atuais? Será que não há uma mensagem de excessiva necessidade em possuir coisas materiais?
Sem falar de nossos conceitos e preconceitos que as vezes nem nos damos conta que possuímos.
Há pessoas que demonstram ter muito comprometimento com o Reino de Deus, trabalham muito na obra de Deus, porém tem discursos e atitudes preconceituosas em relação ao outro. Machismo, discriminação contra a mulher, se acham mais santos, dificuldade em tolerar o erro alheio, difíceis de perdoar ao próximo, pensam em si mesmos em primeiro lugar.
Como é que enxergamos os nossos inimigos? Os nossos filhos, Esposa, dinheiro, sucesso, derrota, vitória?

 
"Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu cada homem claramente." Marcos 8:25
 
 Por isso Jesus torna a por as mãos sobre os olhos do cego de Betsaida e curando a sua mente, o faz enxergar corretamente. Jesus poderia o ter curado totalmente em apenas uma etapa. Mas o Mestre queria nos deixar este ensinamento.
É necessário que a luz entre em nossos olhos, mas quem enxerga verdadeiramente é a mente.Por isso é preciso uma renovação em nosso pensamento. Não podemos achar que já sabemos, que "estamos no evangelho há trinta anos".
Precisamos refletir nossas atitudes, nossos conceitos e pedir a Jesus que nos faça ver e enxergar a sua vontade real. Peça a Deus em nome de Jesus para tirar primeiramente sua cegueira espiritual. E clame, clame, clame por Jesus filho de Davi e peça misericórdia e humilhe indo para os pés dele e dizendo o quanto é miserável e necessitado Dele
 

 O cego não morava na aldeia, mas passava a maior parte do seu  tempo lá. 
Ele foi levado até Jesus por alguns homens 
Jesus o retirou da aldeia para realizar o milagre
Primeiramente cuspiu em seus olhos
O milagre pareceu incompleto porque o homem passa a ver homens como árvores   
Jesus passa as mãos nos olhos do cego e o faz olhar para cima    
O cego tinha o costume de andar de cabeça baixa   
Após ser tocado por Jesus e olhar para cima: “viu cada homem   claramente”
Ao realizar o milagre Jesus ordena que o homem não retorne para aldeia
 Sobre a aldeia de Betsaida:
Jesus costumava orar nesta cidade (MC 6,45)
Aconteceu o milagre da multiplicação dos pães e peixes (Lucas 9,10)
Os habitantes desse lugar eram incrédulos (Mt 11,21)
Utilização da saliva de Jesus nos doentes
Este é o segundo milagre relatado no Evangelho em que Jesus utiliza sua saliva. Em Marcos 7,31-37, Ele retira um surdo mudo da multidão, molha a língua do mudo com cuspe e em oração a Deus diz: “Efatá, isto é, Abre-te, o homem fica totalmente curado”.
O Cego em Betsaida
Era um homem totalmente dependente de favores para viver. Era conduzido por vontade alheia em: corpo, pensamento e espírito. Tinha auto-estima baixa e estagnação de situação.
Homens Como árvores
Árvores dão frutos e sombra e o cego dependia desses elementos para sobreviver. Encostava-se nas árvores (homens) e alimentava-se deles, vivia à sombra deles. Essa relação era desumana porque o cego se anulava em prol dos favores (frutos e sombra) dos homens (árvores). Essa visão da vida e de relacionamento precisava ser mudada, aquela aldeia – verdadeira floresta para o cego – deveria ser deixada para trás. Nova vida, nova visão.
Jesus o Fez olhar Para Cima
Ao olhar para cima o cego foi totalmente restaurado. Ele precisava entender que havia um Deus que o amava e que era poderoso para fazer muito por ele. Restaurado em auto-estima, corpo, pensamento e espírito. Do alto viria à direção para a vida, o socorro e toda provisão.
 
Viu Cada Homem Claramente

A partir de então, os homens já não seriam árvores, ele não dependeria mais deles para sobreviver. Homens seriam homens. Iguais a ele, nem melhores nem piores. O ex-cego ganhara uma nova visão do mundo.
Jesus mandou-o de volta para casa
Os relacionamentos familiares também foram restaurados. O ministério dele começaria em casa, a partir de então o lar deveria ser sua prioridade, não a aldeia nem a velha e miserável vida.
Milagre em etapas
 







Jesus poderia curar o cego de uma só vez, com um só toque, mas teve Seus motivos para não o fazer. Preferiu despertar a fé do homem, conduzindo-o a entender o porquê da cura e a mensagem do Reino. Jesus passou tempo com ele, conversou, tocou não apenas seus olhos, mas seu coração. As mãos, não a saliva completaram o milagre. É claro que tudo em Jesus é divino – saliva e mãos – mas aqui há uma simbologia: Não bastava ao homem ver somente, era necessário que o velho homem fosse impactado até dar lugar ao novo.
Que essa maravilhosa mensagem nos faça refletir sobre a forma como estamos enxergando o mundo: Somos conduzidos por Deus ou pelos homens?  Onde estão as aldeias em nossas vidas? Precisamos abandoná-las para ver, ouvir, obedecer e alcançar o milagre. De que forma estamos administrando nosso tempo: Passamos a maior parte na aldeia, negligenciando os relacionamentos familiares? Que nossos corações estejam dispostos e entregues nas mãos de Jesus, somente Ele pode nos conduzir aos lugares seguros. A Ele toda a glória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário