domingo, 9 de fevereiro de 2014

Evangelho do dia 5º Domingo do tempo Comum

 Missa do 5º Domingo Comum

 – Domingo 09/02/2014


Primeira Leitura (Is 58,7-10)

Leitura do Livro do Profeta Isaías:
Assim diz o Senhor: 7Reparte o pão com o faminto, acolhe em casa os pobres e peregrinos. Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne.
8Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá.
9Então invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: “Eis-me aqui”. Se destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 10se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo o socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 111)

Uma luz brilha nas trevas/ para o justo, permanece para sempre/ o bem que fez.

1. Feliz o homem caridoso e prestativo,/ que resolve seus negócios com justiça./ Ele é correto, generoso e compassivo,/ como luz brilha nas trevas para os justos.
2. Porque jamais vacilará o homem justo,/ sua lembrança permanece eternamente./ Ele não teme receber notícias más:/ confiando em Deus, seu coração está seguro.
3. Seu coração está tranquilo e nada teme,/ ele reparte com os pobres os seus bens;/ permanece para sempre o bem que fez e crescerão a sua glória e seu poder.

Segunda Leitura (1Cor 2,1-5)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
1 Irmãos, quando fui à vossa cidade anunciar-vos o mistério de Deus, não recorri a uma linguagem elevada ou ao prestígio da sabedoria humana. 2Pois, entre vós, não julguei saber coisa alguma, a não ser Jesus Cristo, e este crucificado. 3Aliás, eu estive junto de vós, com fraqueza e receio, e muito tremor.
4Também a minha palavra e a minha pregação não tinham nada dos discursos persuasivos da sabedoria, mas eram uma demonstração do poder do Espírito, 5para que a vossa fé se baseasse no poder de Deus e não na sabedoria dos homens.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Anúncio do Evangelho (Mt 5,13-16)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 13Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
14Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde brilha para todos que estão na casa.
16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

 Reflexão do Evangelho

Eu e você precisamos ser luz, precisamos iluminar o mundo, precisamos ser referencial no mundo onde as pessoas caminham na escuridão, nas trevas, sem sentido para a sua vida.
”Reparte o pão com o faminto, acolhe em casa os pobres e peregrinos. Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne” (Is 58, 7 ).
  Nós precisamos dar sentido à vida uns dos outros, nós precisamos temperar o ambiente em que nós estamos com a presença de Deus, com a alegria de Deus. Não dá para um ambiente, onde há um cristão, um homem de Deus, uma mulher de Deus, ser um ambiente triste, azedo, depressivo, para baixo. Não, o homem de Deus e a mulher de Deus fazem a diferença onde estão presentes! Não é você se tornar melhor do que ninguém, não é chamar a atenção para si, mas a sua vida, por si mesma, releva que você tem um tempero diferente.Queremos ser sal da terra  luz  para  o mundo para levar a palavra de Deus aos outros...Eu e você precisamos ser luz, precisamos iluminar o mundo, precisamos ser referencial no mundo onde as pessoas caminham na escuridão, nas trevas e sem sentido para a sua vida. Nós precisamos ser a luz que aponte a direção e, uma maneira muito prática de ser luz, segundo a Primeira Leitura da Missa de hoje, é sabermos cuidar dos necessitados.A "aliança no sal" é também uma expressão que indica a fidelidade a um compromisso. É partilhar com outrem, pouco a pouco, o sal do alimento de cada dia, durante longos dias. Os discípulos são chamados ao compromisso da fidelidade ao projeto de Deus, pelo que a alegria brota nos corações. Já a luz é o admirável fenômeno físico que nos revela a natureza das coisas materiais. No âmbito das realidades espirituais, identifica-se com a verdade. É pela verdade que alcançamos a realidade dos fatos e da vida, os quais são ocultos pela falsidade e pela mentira. Se a palavra do discípulo deve ser agradável, também não deixará de ser uma luz que revela a vontade de Deus, denunciando a falácia dos valores e das ofertas de um mercado globalizado a serviço do dinheiro e do lucro. A alegria e a verdade são manifestações do amor que une os discípulos em comunidades e que se irradiam, transformando o mundo.
Na humildade e na confiança em Deus, os discípulos são chamados a ser a luz que ilumina os caminhos e revela a verdade de Jesus. Ser o sal da terra e a luz do mundo é comprometer-se com o Reino dos Céus encarnado na história, no dia a dia. É partilhar com quem tem fome, acolher os pobres, vestir os nus. É praticar a justiça e a paz que demovem os poderosos injustos e violentos. A propósito, estamos sendo sal e luz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário