quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

lirtugia do dia são paulo e seuscompanheiros mártires

São Paulo Miki e Companheiros.Mártires. – Quinta-feira 06/02/2014


Ele indo para o martírio confiou totalmente a Deus se entregando a Deus que sempre esteve com ele .Confiou-se sempre na misericórdia e da vontade do senhor..

Primeira Leitura (1Rs 2,1-4.10-12)

Leitura do Primeiro Livro dos Reis.
1Aproximando-se o fim da sua vida, Davi deu estas instruções a seu filho Salomão: 2“Vou seguir o caminho de todos os mortais. Sê corajoso e porta-te como um homem. 3Observa os preceitos do Senhor, teu Deus, andando em seus caminhos, observando seus estatutos, seus mandamentos, seus preceitos e seus ensinamentos, como estão escritos na lei de Moisés. E assim serás bem-sucedido em tudo o que fizeres e em todos os teus projetos. 4Então o Senhor cumprirá a promessa que me fez, dizendo: ‘Se teus filhos conservarem uma boa conduta, caminhando com lealdade diante de mim, com todo o seu coração e com toda a sua alma, jamais te faltará um sucessor no trono de Israel”’.
10E Davi adormeceu com seus pais e foi sepultado na cidade de Davi. 11O tempo que Davi reinou em Israel foi de quarenta anos: sete anos em Hebron e trinta e três em Jerusalém. 12Salomão sucedeu no trono a seu pai Davi e seu reino ficou solidamente estabelecido.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (1Cr 29,10-12)

— Dominais todos os povos, ó Senhor.
— Dominais todos os povos, ó Senhor.

— Bendito sejais vós, ó Senhor Deus, Senhor Deus de Israel, o nosso pai. Desde sempre e por toda a eternidade!
— A vós pertencem a grandeza e o poder, toda a glória, esplendor e majestade.
— A vós, Senhor, também pertence a realeza, pois sobre a terra, como rei, vos elevais! Toda glória e riqueza vêm de vós!
— Sois o Senhor e dominais o universo, em vossa mão se encontram a força e o poder, em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce!

Evangelho (Mc 6,7-13)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. 8 Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura.
9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando saírdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!”
12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

 vamos refletir com muito amor e ternura sobre a Primeira Leitura da Missa de hoje. Ela relata para nós os últimos dias da vida de Davi e, como ele, o homem de Deus que é, mesmo com seus pecados, com suas falhas, se redime, se arrepende e, naquele momento, chama diante de si o seu filho Salomão e lhe dá as instruções: ”Meu filho, sê corajoso, porta-te como um homem e não se esquece de observar os preceitos divinos” (1 Reis 2, 2b-3).
 gostaríamos de   olhar para o coração de cada pai e de cada mãe e pedir a Deus que dê a vocês a mesma sabedoria e o mesmo discernimento que teve Davi na sua velhice. Muitas vezes, os pais se preocupam em deixar herança para seus filhos; contudo existem heranças que acabam sendo até sinais de brigas e de disputas, e assim por diante. Nada contra essa prática, cada um deixa o que tem, mas o mais importante, para você que é pai e a você que é mãe, é deixar no coração do seu filho ou da sua filha esta nobre riqueza que se chama o “tesouro do Reino de Deus”. Infunde no coração do seu filho e no coração da sua filha que o que vai lhes dar uma vida longa, abençoada, nesta e na outra vida, é a fidelidade aos preceitos e à Lei Divina.
O que nós estamos, hoje, observando é Davi, dando, na verdade, o seu grande testamento ao seu filho Salomão: ‘‘Meu filho faça isso e viverás, este é o caminho da vida, conserva, meu filho, uma boa conduta e seja leal de todo o seu coração, jamais se afastando da Lei do Senhor Nosso Deus!” (1 Reis 2, 2ss).
É assim, pai, é assim, mãe, que você deve educar, instruir e formar seus filhos! Sei que, nos dias de hoje, não é nada fácil criar filhos; isso é um desafio enorme! Mas o mais importante é você não perder a direção: não se forma filhos na frente de novelas, não se forma filhos na frente de programas que em nada vão ajudar! Tenha tempo para ler e para meditar com os seus a Palavra Divina.
Eu louvo a Deus, porque a minha pobre mãe me ensinou, durante a vida, a Lei de Deus, a maior herança que ela deixa e deixará para sempre no meu coração! Eu quero que você, pai, e que você, mãe, deixem no coração do seu filho essa nobre herança que jamais sairá do coração dele: ”Ser fiel aos preceitos e à Lei Divina”.
Jesus deu aos seus discípulos esta ordem que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. e Expulsassem muitos demônios e curava numerosos doentes, ungindo-os com óleo.Surgiu então a unção dos Enfermos  Deus olha para cada um e diz você precisa de mim e eu de você..

 

 

O Martírio de São Paulo Miki e companheiros

Quando as cruzes foram levantadas, foi coisa admirável ver a constância de todos, à qual eram exortados pelo Padre Passos e pelo Padre Rodrigues. O Padre Comissário permaneceu sempre de pé, sem se mexer e com os olhos fixos no céu. O Irmão Martinho cantava salmos de ação de graças à bondade divina. aos quais acrescentava o versículo Em vossas mãos, Senhor (Sl 30,6). Também o irmão Francisco Branco dava graças a Deus com voz clara. O Irmão Gonçalo recitava em voz alta o Pai Nosso e a Ave Maria.

O nosso Irmão Paulo Miki, vendo-se elevado diante de todos a uma tribuna como nunca tivera, começou por afirmar aos presentes que era japonês e pertencia à Companhia de Jesus, que ia morrer por haver anunciado o Evangelho, e que dava graças a Deus por lhe conceder tão imenso benefício. E por fim disse estas palavras:

"Agora que cheguei a este ponto extremo da minha vida, nenhum de vós há-de acreditar que eu queira esconder a verdade. Declaro-vos portanto que não há outro caminho para a salvação do que aquele que possuem os cristãos. E como este caminho me ensina a perdoar aos inimigos e a todos os que me ofenderam, eu livremente perdoo ao imperador e a todos os autores da minha morte e peço a todos que recebam o batismo cristão".
São Paulo Miki nasceu no Japão, ingressou na Companhia de
Jesus e pregou o Evangelho com muito fruto. Na perseguição
contra os católicos, foi preso com 25 companheiros. Depois
torturados, foram levados a Nagasaki, onde os crucificaram
a 5 de fevereiro de 1597.

Então, voltando os olhos para os companheiros, começou a animá-los. Nos rostos de todos transparecia uma grande alegria, mas Luís era aquele em que isso se via de modo mais claro: quando outro cristão o animou gritando que em breve estaria com ele no paraíso, fez com as mãos e todo o corpo um gesto tão cheio de contentamento que os olhos de todos os presentes se fixaram nele.

António estava ao lado de Luís, com os olhos fitos no céu. Depois de invocar o Santíssimo Nome de Jesus e de Maria, entoou o salmo Louvai o Senhor, servos do Senhor (Sl 122), que tinha aprendido em Nagasaki no catecismo; é que no catecismo costumam ensinar alguns salmos às crianças.

Alguns repetiam com rosto sereno: «Jesus, Maria»; outros exortavam os presentes a levarem uma vida digna de cristãos; e por estas e outras ações semelhantes demonstravam que estavam prontos para a morte.

Então os quatro carrascos começaram a tirar as espadas daquelas bainhas que costumam usar os japoneses. Ao verem o seu aspecto terrível todos os fiéis gritaram «Jesus, Maria», e soltaram um grito de tristeza que chegou ao céu. E os carrascos, com dois golpes, em pouco tempo os mataram a todos.
 

Santos do dia: São Gonçalo Garcia, São Paulo Miki , São Pedro Batista e companheiros, mártires, +1597

S. Paulo Miki

O Japão recebeu a fé cristã por meio de São Francisco Xavier, entre 1549-51. Após algumas décadas de cristianismo, o número de fiéis atingia 300000. Essa rápida expansão deveu-se a dois factores: o respeito que os missionários jesuítas tinham para com o modo de vida dos japoneses e as crenças nipónicas que não eram de todo opostas ao cristianismo. Foi preciosa a colaboração dos elementos nativos.


Paulo Miki, nascido em 1564, de uma família abastada, tornou-se catequista. Admitiram a sua ordenação sacerdotal, pois a única diocese de Fusai ainda não havia recebido seu bispo. O imperador Toyotomi Hideyoshi (1587) de simpatizante tornou-se adversário dos missionários por causa da conquista da Coreia tendo então decretado a sua expulsão.

Alguns missionários, porém, não saíram. Ficaram escondidos. Alguns franciscanos espanhóis, guiados pelo padre Pedro Baptista, chegaram ao Japão através das Filipinas e foram bem acolhidos pelo imperador. Mas, pouco depois, por animosidade para com os espanhóis e os ocidentais deu-se a rutura. No dia 9 de dezembro de 1596 foram presos seis Franciscanos. Em seguida alguns terciários e catequistas (Paulo Suzuki) tiveram a mesma sorte.

Todos estes foram expostos a humilhações e arrastados de Meaco a Nagasaki para serem alvo de zombaria por parte do povo. Eram vinte e seis. O povo admirou a coragem que demonstravam. Foram crucificados sobre uma colina de Nagasaki no dia 5 de Fevereiro de 1597. Particularmente emocionantes foram as palavras de perdão e de testemunho evangélico pronunciadas por Paulo Miki, a serenidade e coragem de Luís Ibaraki (de 11 anos), de Antonio (13 anos) e de Tomás Cosaki (14 anos) que morreram entoando o salmo: "Meninos louvai ao Senhor..."

S. Gonçalo Garcia

Era natural da Índia, Baçaim, filho de pai português e mãe indiana, tendo sido aluno dos Jesuítas na sua terra natal. Viveu em Macau cinco anos como comerciante. Deixou esta cidade para vestir o hábito franciscano em Manila, donde partiu para o Arquipélago Nipónico em 1593, como intérprete dos missionários, sendo também excelente pregador. Foi martirizado (crucificado e trespassado por lanças) em Nagazaqui, juntamente com S. Paulo Miki e os seus companheiros, a 5 de Fevereiro de 1597.



Ele quis se entregar a sua vida a Deus porque sabia que a misericórdia divina era eterna ele não teve medo de morrer como Jesus na cruz foi até o fim quer ele teve confiança no senhor.


São Paulo Miki e companheiros Mártires
1564-1597Nagasaki - Japão

06 de Fevereiro - São Paulo Miki e companheiros

Foi através do trabalho evangelizador de São Francisco Xavier que o Japão tomou conhecimento do cristianismo, entre 1549 e 1551. A semente frutificou e, apenas algumas décadas depois, já havia pelo menos trezentos mil cristãos no Império do sol nascente. Mas se a catequese obteve êxito não foi somente pelo árduo, sério e respeitoso trabalho dos jesuítas em solo japonês. Foi também graças à coragem dos catequistas locais, como Paulo Miki e seus jovens companheiros.

Miki nasceu em 1564, era filho de pais ricos e foi educado no colégio jesuíta em Anziquiama, no Japão. A convivência do colégio logo despertou em Paulo o desejo de se juntar à Companhia de Jesus e assim o fez, tornando-se um eloquente pregador. Ele porém, não pôde ser ordenado sacerdote no tempo correto porque não havia um bispo na região de Fusai. Mas isso não impediu que Paulo Miki continuasse sua pregação. Posteriormente tornou-se o primeiro sacerdote jesuíta em sua pátria, conquistando inúmeras conversões com humildade e paciência.

Paciência, essa que não era virtude do imperador Toyotomi Hideyoshi. Ele era simpatizante do catolicismo mas, de uma hora para outra, se tornou seu feroz opositor. Por causa da conquista da Coréia, o Japão rompeu com a Espanha em particular e com o Ocidente em geral, motivando uma perseguição contra todos os cristãos. Inclusive perseguindo alguns missionários franciscanos espanhóis que tinham chegado ao Japão através das Filipinas e sido bem recebidos pelo Imperador.

Os católicos foram expulsos do país, mas muitos resistiram e ficaram. Só que a repressão não demorou. Primeiro foram presos seis franciscanos, logo depois Paulo Miki com outros dois jesuítas e dezessete leigos terciários.

Os vinte e seis cristãos sofreram terríveis humilhações e torturas públicas. Levados em cortejo de Meaco a Nagasaki foram alvo de violência e zombaria pelas ruas e estradas, enquanto seguiam para o local onde seria executada a pena de morte por crucificação. Alguns dos companheiros de Paulo Miki eram muito jovens, adolescentes ainda, mas enfrentaram a pena de morte com a mesma coragem do líder. Tomás Cozaki tinha, por exemplo, catorze anos; Antônio, treze anos e Luis Ibaraki tinha só onze anos de idade.

A elevação sobre a qual os vinte e seis heróis de Jesus Cristo receberam o martírio pela crucificação em fevereiro de 1597 ficou conhecida como Monte dos Mártires. Paulo Miki e seus companheiros foram canonizados pelo Papa Pio IX, em 1862.

Os crentes se dispersaram para escapar dos massacres e um bom número deles se estabeleceu ao longo do rio Urakami, nas proximidades de Nagasaki. Lá eles continuaram a viver sua fé, apesar da ausência de padres. A partir do momento em que o Japão se abriu novamente aos europeus, os missionários voltaram e as igrejas voltaram a ser construídas, inclusive em Nagasaki, a poucos quilômetros da comunidade cristã clandestina. Ela havia perdido todo contato com a Igreja Católica, mas guardava preciosamente três critérios de reconhecimento recebidos dos ancestrais: "Quando a Igreja voltar ao Japão, vocês a reconhecerão por três sinais: os padres não são casados, haverá uma imagem de Maria e esta Igreja obedecerá ao papa-sama, isto é, ao Bispo de Roma". E foi assim que aconteceu dois séculos e meio depois, quando os cristãos do Império do sol nascente puderam se reencontrar com sua Santa Mãe, a Igreja.

Outros santos e beatos:
 
Santo Amando de Elnone (†675) — nascido em Nantes, viveu como eremita em Bourges. Depois, como bispo missionário, foi pregador em Flandres, Caríntia e Navarra. Fundou muitos mosteiros, entre os quais o de Elnone, perto de Tournai, onde morreu quase centenário.

Santo Antoliano — martirizado em Auvergne, em 265.

Santo Antônio Denyan — trigésimo membro da Ordem Terceira franciscana, crucificado com Paulo Miki
em Nagasáqui, em 1597.
São Bartolomeu Laurel — irmão leigo franciscano, nascido no México e queimado vivo em Nagasáqui, em 1622.

Santos Francisco Blanco, espanhol; Francisco de São Miguel, espanhol; Francisco de Nagasáqui, médico japonês — mártires crucificados em Nagasáqui, juntamente com Paulo Miki e o catequista Tiago Kisai, Joaquim Saccakibara, Gabriel de Duisco, João Kisaka, João Soan de Goto, Pedro Sukejiro, o adolescente Tomás, de 15 anos, e Miguel Cozaki, Tomás Xico, japoneses; Gonsalvo Garcia, irmão leigo franciscano português, companheiro de missão, no Japão, de Pedro Batista Blasquez, juntamente com o qual foi crucificado em Nagasáqui — ao mesmo tempo que o franciscano espanhol Martim Loynaz da Ascensão, missionário no México, em Manila, e por fim no Japão; Caio Francisco, soldado japonês, irmão terceiro franciscano; Cosme Takeya, terceiro franciscano.

São Geraldo (†1077) — bispo de Óstia, prior beneditino de Cluny, núncio apostólico, venerado como padroeiro de Velletri.

São Guarino (†1159) — bolonhês, cônego regular agostiniano, cardeal e bispo de Palestrina.

Santa Hildegundes (†1183) — esposa do conde Lotário; ao se tornar viúva, tornou-se religiosa com a filha, em Meer, localidade próxima a Colônia.

São Mel (†490) — primeiro bispo-abade de Armagh, na Irlanda, sobrinho de são Patrício, juntamente com o bispo são Mun, cuja festividade também se comemora neste dia.

Santa Reinilda (†750) — abadessa beneditina do convento de Maaseyk.

Santos Silvano, Lucas e Mócio — martirizados em Emesa, na Fenícia, em 312.

São Tanco (†808) — monge beneditino irlandês, bispo e mártir.

São Teófilo, o Escolástico — martirizado em Cesaréia da Capadócia no ano 300.São Paulo Míki nasceu em Kyoto, no Japão, no século XVI dentro de uma família cristã, nobre, que foi canal para que ele recebesse, ainda pequeno, a graça do batismo. A partir de então, buscou também viver a riqueza do “ser batizado”. Discerniu a sua vocação, entrou para a Companhia de Jesus, tornou-se um Jesuíta e correspondeu ao chamado do sacerdócio. Profundo conhecedor tanto da cultura quanto da língua, foi um homem compadecido do seu povo. Como nos tempos de hoje, o Japão não tinha o Cristianismo como religião predominante, então, São Paulo Míki buscava responder à necessidade da evangelização pela oração e pela penitência. Com estratégias inspiradas pelo Espírito Santo, foi um homem dócil, de comunidade.
Ousado e corajoso, quando ergueu-se à perseguição do Cristianismo no Japão também acabou sendo preso, assim como seus companheiros; mas não arrefeceu na sua fé. Ele, que era um grande pastor e pregador, também no momento do confronto, indicou Nosso Senhor Jesus Cristo e a sua religião como o único Salvador e a verdadeira religião; verdade que perdura para todos os tempos.
São Paulo Míki, assim como os companheiros de missão e outros cristãos fervorosos, deram testemunho com a vida e também com a mote.
Em Nagasaki, foram todos crucificados em 1595. Sementes para novos cristãos, desde a passagem de São Francisco Xavier já se contavam 300 mil cristãos no Japão. Depois, muito mais com testemunho desses 26 companheiros de Jesus.
Peçamos a intercessão deste santo para que o nosso relacionamento profundo com Deus se traduza em evangelização para a humanidade.
São Paulo Míki e companheiros mártires, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário