sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Evangelho do dia

7ª Semana Comum – Pela união dos cristãos – Sexta-feira 28/02/2014


Primeira Leitura (Tg 5,9-12)

Leitura da Carta de São Tiago.
9Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas. 10Irmãos, tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor. 11Reparai que consideramos como bem-aventurados os que perseveraram. Ouvistes falar da perseverança de Jó e conheceis o êxito que o Senhor lhe deu — pois o Senhor é rico em misericórdia e compassivo. 12Sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outra forma de juramento. Antes, que o vosso sim seja sim, e o vosso não, não. Então não estareis sujeitos a julgamento.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 102)

— O Senhor é indulgente, é favorável.
— O Senhor é indulgente, é favorável.

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!
— Pois ele te perdoa toda a culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.
— O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não fica sempre repetindo as suas queixas, nem guarda eternamente o seu rancor.
— Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes.
Evangelho (Mc 10,1-12)

— O Senhor esteja convosco.
—Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
—Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo, em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. 2 Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher.3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” 4 Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!”
10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

virtudes do cristão

         

Fé é capaz de vencer uma batalha
fé é capaz de buscar a felicidade
Fé é através da nossa realidade
fé possamos alcançar aos poucos
Fé através dela possamos lutar contra o nosso maior inimigo o ter ,o poder ,o prazer através dela possamos lutar contra eles.
Fé ,o que é  fé pra quer que serve a fé?
FÉ : É um sentimento de total crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa. É uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. Em algumas situações, como problemas emocionais ou físicos, ter fé significa ter esperança de algo vai mudar de forma positiva, para melhor.
O termo "fé" surge em algumas expressões populares e também no contexto legislativo. Alguns exemplos:
"Fazer fé": acreditar em alguém ou em algum ato; ter esperança.
"Dar fé": afirmar como verdade
"Boa fé" : forma de agir honestamente, sem quebrar um compromisso.
"Má fé": agir de forma intencional para prejudicar terceiros. Ter fé é crer firmemente na aquilo que existe e possamos tocar ,ver olhar e sentir tudo é fé ..

  O que é fé ?

"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêm". - Hebreus 11:1
viver com cristo nos fazer crer mais só ver sentir tocar nele nos faz crer mais no amor dele por nós..
viva a sua fé creia mais em Deus saiba viver mais sabendo que Deus existe criou tudo e todos para nós isso nos faz saber que através da fé possamos sentir o vento ,possamos tocar em algo ,possamos ver, possamos viver tudo isso é de Deus ele dar quem ele quer .


Aquele que tem fé tem tudo   porque a fé move montanhas como diz Jesus .Se a fé for tamanho de um grão de mostarda poderia dizer a essa vai e ele iria ,a fé é capaz de transformar a  nossa vida e mudar a nossa História ele poderia fazer que nós creiamos mais na existência de Deus .
A Fé fez Davi lutar com Golias e venceu a luta foi através da fé que ele derrotou Golias.
Eu pergunto será que hoje temos fé ?
será que acreditamos mais em Deus?
será que possamos derrotar  os nossos inimigos o prazer ,o poder , o ter e tudo que é mal?
Meu Deus ajude-me a crer mais que eu procure mais ter fé .

Esperança 

Esperança é uma crença  emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos  e circunstâncias da vida pessoal. A esperança requer uma certa perseverança — i.e., acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário. O sentido de crença deste sentimento o aproxima muito dos significados atribuídos à fé.
Exemplos de esperanças incluem ter esperança de ficar rico, ter esperança de que alguém se cure de uma doença , ou ter esperança de que uma pessoa tenha sentimentos de amor  recíprocos.
Esperança é também uma das 3virtudes teologais do Cristianismo. Por meio desta virtudes , os cristãos desejam e esperam de DEUS a vida eterna  e o Reino de Deus como a felicidade última para eles, colocando as suas confianças  nas promessas de cristo. Para merecer e perseverar esta confiança até ao fim da vida terrena, os cristãos acreditam que a ajuda da graça  do Espírito santo é fulcral.

 Sem esperança a vida perde o significado.
Acreditar no que ainda não se tem, não se vê, não se toca, é imprescindível, pois o coração sente a existência do que é invisível e recusa toda não-verdade a respeito dos dons e talentos que Deus concedeu, identifica a proximidade do algo bom que está por vir e a sensibilidade alerta que está presente o objeto da busca tão prolongada e de tantas preces.

Não desista, vá em frente, acredite no que Deus quer fazer em você!
Uma pessoa inflamada pela esperança vence o mundo e chega aonde todos achavam que seria impossível. A esperança nos prepara para ver Deus. Não O vemos, não O tocamos, mas a presença dele é sentida. Ele está aqui, está aí, vê as lágrimas e as dores, trabalha do nosso lado, somente espera estarmos prontos para nos agraciar com o que Ele tem de melhor. O Senhor tem esperança em você!
 
CARIDADE

Caridade é um sentimento  ou uma ação altruísta  de ajuda a alguém sem busca de qualquer recompensa. A prática da caridade é notável indicador de elevação moral e uma das práticas que mais caracterizam a essência boa do ser humano, sendo, em alguns casos, chamada de ajuda humanitária. Termos afins: amor ao próximo; bondade; benevolência;indulgência; perdão; compaixão.
O catolicismo afirma que a caridade é o "amar ao próximo como a si mesmo". E afirma que se uma pessoa não se amar adulterando e mentindo a si mesma sobre as coisas que a rodeia, defendendo somente o seu ponto de vista sem pensar no ponto de vista divino pode estar "amando" o seu próximo, mas da sua maneira, pois quanto mais buscar o esclarecimento divino sobre como amar a si mesma, maior poderá ser o amor desta pessoa pelo seu próximo.
Jesus nos deixou o Amor ao próximo amai-vos uns aos outros como eu vós amei . Aliás, Jesus cristo  ordenou: "Amar a Deus sobre todas as coisas", isto para os cristãos constitui a parte fundamental da caridade. o salário de pecado é a morte, e quem não se ama (caridade) peca, pois quem exerce a caridade, não peca, pois acaba amando à Deus mais do que a si mesma, ouvindo assim a sua voz e colocando em prática a Verdade que recebe. Dizendo, que quem ama a Cristo, confirma também o Senhorio de Cristo sobre a si mesma, abandonando tudo por Ele, pois um Servo abandona tudo pelo seu Senhor, vivendo somente para ele.
A caridade é o principal de tudo através da fez que o Bom samaritano cuidar das feridas do homem que estava caído no chão.
the good Samaritan kneeling beside injured man ver Lucas 10:30–37
 Na estrada, foi atacado por bandidos que lhe roubaram as roupas e o dinheiro, e o surraram, deixando-o quase morto. Um sacerdote passou, olhou e seguiu seu caminho. Também passou um homem que trabalhava no templo, olhou para ele e depois seguiu em frente. Entretanto, um samaritano, que era desprezado pelos judeus, passou pelo local e, quando viu o homem, sentiu profunda compaixão por ele (ver a gravura deste capítulo). Ajoelhando-se a seu lado, o bom samaritano cuidou de seus ferimentos e o levou num jumento para uma hospedaria. Ali, pagou o dono da hospedaria para que cuidasse dele até que se recuperasse.


A Caridade Inclui Ajudar os Enfermos, os Pobres e o Aflitos.

A Caridade É a Maior de Todas as Virtudes.

A caridade cobri milhões de pecados .

faça caridade ajude o próximo seja quem for quem precisa ater um copo de agua dada com amor é uma forma de caridade comida a quem precisa é uma forma de caridade ,ajudar de um enfermo é também ,visitar um hospital também tudo isso e mais possamos fazer, não sermos santos não mereçamos mais serve pra nós mesmo olhar para o irmão e ver a face de Deus.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

liturgia de Domingo do 7 Domingo de tempo comum..

7º Domingo Comum – Nossa santidade é reflexo da santidade de Deus! – Domingo 23/02/2014

Primeira Leitura (Lv 19,1-2.17-18)

Leitura do Livro do Levítico:
1O Senhor falou a Moisés, dizendo: 2“Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel e dize-lhes: ‘Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo.
17Não tenhas no coração ódio contra teu irmão. Repreende o teu próximo, para não te tornares culpado de pecado por causa dele.
18Não procures vingança, nem guardes rancor dos teus compatriotas. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor!’”

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 102)


— Bendize, ó minh’alma, ao Senhor,/ pois ele é bondoso e compassivo!
— Bendize, ó minh’alma, ao Senhor,/ pois ele é bondoso e compassivo!

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor,/ e todo o meu ser, seu santo nome!/ Bendize, ó minha alma, ao Senhor,/ não te esqueças de nenhum de seus favores!
— Pois ele te perdoa toda culpa,/ e cura toda a tua enfermidade;/ da sepultura ele salva a tua vida/ e te cerca de carinho e compaixão.
— O Senhor é indulgente, é favorável,/ é paciente, é bondoso e compassivo./ Não nos trata como exigem nossas faltas,/ nem nos pune em proporção às nossas culpas.
— Quanto dista o nascente do poente,/ tanto afasta para longe nossos crimes./ Como um pai se compadece de seus filhos,/ o Senhor tem compaixão dos que o temem.
Segunda Leitura (1Cor 3,16-23)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos: 16Acaso não sabeis que sois santuários de Deus e que o Espírito de Deus mora em vós?
17Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá, pois o santuário de Deus é santo, e vós sois esse santuário.
18Ninguém se iluda: Se algum de vós pensa que é sábio nas coisas deste mundo, reconheça sua insensatez, para se tornar sábio de verdade; 19pois a sabedoria deste mundo é insensatez diante de Deus. Com efeito, está escrito: “Aquele que apanha os sábios em sua própria astúcia”, 20e ainda: “O Senhor conhece os pensamentos dos sábios; sabe que são vãos”.
21Portanto, que ninguém ponha sua glória em homem algum. Com efeito, tudo vos pertence: 22Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente, o futuro; tudo é vosso, 23mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Anúncio do Evangelho (Mt 5,38-48)
 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 38“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’
39Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda!
40 Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto!
41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele!
42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado.
43Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’
44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos.
46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?
47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa?
48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

 Reflexão do Evangelho
 
“Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes” (Mt 5:38-42).

Vamos construir esta pesquisa bíblica permeando e respondendo as seguintes indagações:
(I)           É absolutamente errado revidar?
(II)        Agir vingativa mente é igual a ou diferente de reagir em autodefesa?
(III)           Emprestar é uma obrigação do cristão?
(IV)          O cristão deve se submeter a toda e qualquer coação enquanto não lhe for exigido desobedecer à Deus?

Três textos do Antigo Testamento contêm a famosa expressão mencionada pelo Mestre divino. Vamos analisar seus contextos:

1°) Êxodo 21:1,12,14-16,18,19, 22-25. “São estes os estatutos que lhes proporás: Quem ferir a outro, de modo que este morra, também será morto. Se alguém vier maliciosamente contra o próximo, matando-o à traição, tirá-lo-ás até mesmo do meu altar, para que morra. Quem ferir seu pai ou sua mãe será morto. O que raptar alguém e o vender, ou for achado na sua mão, será morto. Se dois brigarem, ferindo um ao outro com pedra ou com o punho, e o ferido não morrer, mas cair de cama; se ele tornar a levantar-se e andar fora, apoiado ao seu bordão, então, será absolvido aquele que o feriu; somente lhe pagará o tempo que perdeu e o fará curar-se totalmente. Se homens brigarem, e ferirem mulher grávida, e forem causa de que aborte, porém sem maior dano, aquele que feriu será obrigado a indenizar segundo o que lhe exigir o marido da mulher; e pagará como os juízes lhe determinarem. Mas, se houver dano grave, então, darás vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferimento por ferimento, golpe por golpe”.

2°) Levítico 24:10,11,13,15,16,17,19,20,22. “Apareceu entre os filhos de Israel o filho de uma israelita, o qual era filho de um egípcio; o filho da israelita e certo homem israelita contenderam no arraial. Então, o filho da mulher israelita blasfemou o nome de JAVÉ e o amaldiçoou, pelo que o trouxeram a Moisés. Disse senhor  a Moisés: Dirás aos filhos de Israel: Qualquer que amaldiçoar o seu Deus levará sobre si o seu pecado. Aquele que blasfemar o nome de JAVÉ será morto; toda a congregação o apedrejará; tanto o estrangeiro como o natural, blasfemando o nome de senhor , será morto. Quem matar alguém será morto. Se alguém causar defeito em seu próximo, como ele fez, assim lhe será feito: fratura por fratura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará. Uma e a mesma lei havereis, tanto para o estrangeiro como para o natural; pois eu sou senhor , vosso Deus”.

3°) Deuteronômio 19:14-21. “Não mudes os marcos do teu próximo, que os antigos fixaram na tua herança, na terra que senhor , teu Deus, te dá para a possuíres. Uma só testemunha não se levantará contra alguém por qualquer iniquidade ou por qualquer pecado, seja qual for que cometer; pelo depoimento de duas ou três testemunhas, se estabelecerá o fato. Quando se levantar testemunha falsa contra alguém, para o acusar de algum transvio, então, os dois homens que tiverem a demanda se apresentarão perante senhor  diante dos sacerdotes e dos juízes que houver naqueles dias. Os juízes indagarão bem; se a testemunha for falsa e tiver testemunhado falsamente contra seu irmão, dar-lhe-eis como cuidou fazer a seu irmão; e, assim, exterminarás o mal do meio de ti; para que os que ficarem o ouçam, e temam, e nunca mais tornem a fazer semelhante mal no meio de ti. Não o olharás com piedade: vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé”.

Perceba que os dois primeiros textos (Ex 21:24 e Le 24:20) têm como situação principal uma briga ou um ataque, enquanto o terceiro texto (Dt 19:21), um falso testemunho. Não há perda de significados se resumirmos a essência dos três com a afirmação “dar-lhe-eis como cuidou fazer a seu irmão; e, assim, exterminarás o mal do meio de ti; para que os que ficarem o ouçam, e temam, e nunca mais tornem a fazer semelhante mal no meio de ti. Não o olharás com piedade: vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé” (Dt 19:19-21)! No entanto, essa legislação civil (geral) não anula nem sequer altera as responsabilidades individuais (os Dez Mandamentos), as quais podem tornar uma situação aparentemente comum, num caso especial.

Exemplos:
   a)    “Se um ladrão for apanhado roubando de noite uma casa e for morto, quem o matar não será culpado pela morte do ladrão. Mas, se isso acontecer durante o dia, ele será culpado de assassinato” (Ex 22:2,3, NTLH). O ladrão não cumpriu com sua obrigação de não roubar (Êx 20:15) e isto altera a responsabilidade de sua vítima com relação a Lei que ordena não matar (Ex 20:13)! Por outro lado, o mesmo caso sendo durante o dia pode culpar tanto o ladrão (pela tentativa de furto) como a vítima (por homicídio culposo ou doloso). (Não há uma inversão de culpas do tipo o culpado se torna inocente e o inocente se torna culpado. Mas, segundo a Bíblia há compartilhamento de culpas: o culpado se torna vítima, embora permaneça culpado, e a vítima se torna culpada, embora permaneça sendo vítima!). Também podemos cogitar o seguinte: e se à noite, mesmo com o ladrão dominado, sem ameaça e ele ainda suplicando por misericórdia, o dono da casa matá-lo? Perante a letra da legislação geral o dono da casa é inocente, mas e para o Autor (e Fiscalizador) da Lei? E ainda, mesmo durante o dia, imagine que o ladrão intentou tirar a vida de alguém de dentro de uma residência (ou naquela época, numa tenda), mas o dono da casa conseguiu impedi-lo e, mesmo esforçando-se por evitar, acabou tirando a vida do malfeitor! Perante a letra da Lei (ambos os Dez Mandamentos e a legislação civil) o dono da casa é culpado; contudo, para o Legislador, certamente, ele é inocentável.
  b)   Contemple o Senhor Jesus (o mesmo senhor do AT) apresentando raciocínio semelhante na seguinte situação: “Se você receber a capa do seu vizinho como garantia de uma dívida, devolva-a antes que anoiteça. Pois a capa é a única coisa que ele tem com que se cobrir quando dorme, para esquentar o corpo. Sem a capa, ele não tem nada com que se cobrir. Quando ele clamar a mim pedindo ajuda, eu o atenderei, pois sou bondoso” (Ex 22:26,27, NTLH); não obstante, “ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa” (Mt 5:40). Embora o pobre (ou a vítima de roubo) tenha o direito legal de reivindicar sua capa (a parte mais protetora e isolante de suas vestes), como filhos de Deus, também temos o dever de ser mais sábios que nossos inimigos (Sl 119:98-100) e de “clamar” por Ele e confiar nele! Jesus revela como a letra da Lei pode ser mau usada, bem como nos ensina os múltiplos sentidos harmônicos presentes na Lei. É para os que se interessam em conhecer os sentidos da Palavra de Deus que Ele prometeu: “Quando ele clamar a mim pedindo ajuda, eu o atenderei, pois sou bondoso”! Para eles, esta é a parte mais importante da Lei – seu Autor! Para eles, a prioridade é informar a Deus o acontecido e crer na Sua direção e no Seu cuidado. O reivindicar direitos, ainda que legais, só é genuinamente legal quando dentro deste contexto de relacionamento com o Legislador e submissão a Ele! Buscar a ajuda de Jesus sem querer conhecê-lo não é direito de ninguém.

“Não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra” (Mt 5:39). Se entendermos essa ordem do Mestre como sendo literal apenas, faremos a Palavra de Deus dizer o que ela não intencionou e até contradizer-se; por exemplo, a Bíblia também ordena “resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg 4:7)! Você vai me dizer que o “diabo” não é “perverso”? Outro exemplo: “Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás” (Ap 12:7-9). Imagine se o comandante Jesus (Miguel), não resistisse o (então) perverso Lúcifer, lá no Céu, antes desse a ele a outra face... Novamente os múltiplos sentidos da Palavra estão em ação! Vamos entendê-los pela própria Palavra.

A ordem de Cristo é melhor expressa pela Nova Tradução da Linguagem de Hoje: “não se vinguem dos que fazem mal a vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também” (Mt 5:39)! Revidar vingativamente é tão errado hoje quanto nos tempos de Cristo quanto no Antigo Testamento quanto na época de Lúcifer no Céu quanto antes dele! E a “peleja” celestial e os “estatutos” do AT não são exemplos de vingança, embora sejam exemplos de revide. O revidar faz parte das leis naturais criadas por Deus. Revidar ou reagir à uma ação não é necessariamente pecado, principalmente quando não é vingativo. Deus, por exemplo, reagiu ao “ladrão” Lúcifer lá no Céu, em plena luz do dia eterno que Sua glória produz, mas não Se vingou (no sentido pecaminoso da palavra) nem o destruiu, seguindo Ex 22:3. Sendo assim, a “vingança de Deus” (Dt 32:35, Rm 12:19 e Hb 10:30) e Sua “retribuição” ocorrem no sentido de castigo, punição e extermínio do mal, mas nunca como desforra para reparar danos sofridos (Deus não pode sofrer dano algum!). Esse sentido estava presente também no AT, como vimos: “dar-lhe-eis como cuidou fazer a seu irmão; e, assim, exterminarás o mal do meio de ti; para que os que ficarem o ouçam, e temam, e nunca mais tornem a fazer semelhante mal no meio de ti. Não o olharás com piedade: vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé” (Dt 19:19-21). Ou seja, o olho do homem briguento seria furado não por desforra, mas por punição proporcional ao que ele fez no olho de sua vítima! E antes disso “os juízes” (Dt 19:18) deveriam analisar o caso e dar o veredito nesse sentido. O revide autorizado por senhor  nunca teve a ver com vingança cruel e banalização da violência. Ele era regrado e objetivava o “extermínio do mal” e não a repetição perpétua deste, o que é resultado da desforra sem lei em todo o mundo!

A intenção conta muito para Deus. Não é tudo, mas é sim levada em consideração pelo supremo Juiz. “dar-lhe-eis como cuidou fazer a seu irmão e, assim, exterminarás o mal do meio de ti” (Dt 19:19).
           
              a)   Por isso que Ele mesmo criou as 6 cidades-refúgio para os que cometeram crimes não dolosos (sem a intenção de matar), confira Nm 35:9-15.
                b)      Por isso, a intenção sendo ou não vista pelos juízes da Terra, é claramente percebida, avaliada e vingada ou retribuída por Ele em Seu tribunal celestial, confira Jr 17:10, Êx 32:34, Jr 51:36 e II Ts 1:8. A letra da Lei não sonda intenções, conquanto ensine boas intenções! E os magistrados, mesmo os seguidores da Lei, podem não descobrir a verdadeira intenção do réu, embora as ações deste pareçam apontar para ela!
                c)      Por isso também que senhor em carne exaltou o revide com amor e tolerância (“a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas”), pois, isto daria uma segunda chance ao malfeitor (ou o condenaria de vez, cf. Mt 11:6), bem como confirmaria o caráter daquele que Lhe obedece na direção do caráter misericordioso de Deus (Mt 5:45)! Mesmo como senhor, no AT, Jesus incentivou o mesmo ao povo de Israel: “não atentarás contra a vida do teu próximo. Eu sou JAVÉ. Não aborrecerás teu irmão no teu íntimo [intenção]; mas repreenderás o teu próximo e, por causa dele, não levarás sobre ti pecado. Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

litrugia qunta feira

6ª Semana Comum – Divina Misericórdia – Quinta-feira 20/02/2014

Primeira Leitura (Tg 2,1-9)
Leitura da Carta de São Tiago.
1Meus irmãos, a fé que tendes em nosso Senhor Jesus Cristo glorificado não deve admitir acepção de pessoas. 2Pois bem, imaginai que na vossa reunião entra uma pessoa com anel de ouro no dedo e bem vestida, e também um pobre, com sua roupa surrada, 3e vós dedicais atenção ao que está bem vestido, dizendo-lhe: “Vem sentar-te aqui, à vontade”, enquanto dizeis ao pobre: “Fica aí, de pé”, ou então: “Senta-te aqui no chão, aos meus pés”, 4não fizestes, então, discriminação entre vós? E não vos tornastes juízes com critérios injustos? 5Meus queridos irmãos, escutai: não escolheu Deus os pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam? 6Mas vós desprezais o pobre!
7Ora, não são os ricos que vos oprimem e vos arrastam aos tribunais? Não são eles que blasfemam contra o nome sublime invocado sobre vós? 8Entretanto, se cumpris a lei régia, conforme a Escritura: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, estais agindo bem. 9Mas se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado e a Lei vos acusa como transgressores.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 33)
— Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.
— Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.
— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!
— Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.
— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.
Evangelho (Mc 8,27-33)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
 
Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”
28Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”.
30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. 32Ele dizia isso abertamente.
Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás!” Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.




Beatos Francisco e Jacinta – Irmãos videntes de Fátima

Os jovens receberam as mensagens de Nossa Senhora de Fátima e souberam viver suas dores, oferecendo tudo a Virgem
Beatos Francisco e JacintaNo ano de 1908, nasceu Francisco Marto. Em 1910, Jacinta Marto. Filhos de Olímpia de Jesus e Manuel Marto. Eles pertenciam a uma grande família; e eram os mais novos de nove irmãos. A partir da primavera de 1916, a vida dos jovens santos portugueses sofreria uma grande transformação: as diversas aparições do Anjo de Portugal (o Anjo da Paz) na “Loca do Cabeço” e, depois, na “Cova da Iria”. A partir de 13 de maio de 1917, Nossa Senhora apareceria por 6 vezes a eles.
O mistério da Santíssima Trindade, a Adoração ao Santíssimo Sacramento, a intercessão, o coração de Jesus e de Maria, a conversão, a penitência… Tudo isso e muito mais foi revelado a eles pelo Anjo e também por Nossa Senhora, a Virgem do Rosário. Na segunda aparição, no mês de junho, Lúcia (prima de Jacinta e Francisco) fez um pedido a Virgem do Rosário: que ela levasse os três para o Céu. Nossa Senhora respondeu-lhe: “Sim, mas Jacinta e Francisco levarei em breve”. Os bem-aventurados vivenciaram e comunicaram a mensagem de Fátima. Esse fato não demorou muito. Em 4 de abril de 1919, Francisco, atingido pela grave gripe espanhola, foi uma das primeiras vítimas em Aljustrel. Suas últimas palavras foram: “Sofro para consolar Nosso Senhor. Daqui, vou para o céu”.
Jacinta Marto, modelo de amor que acolhe, acolheu a dor na grave enfermidade, tendo até mesmo que fazer uma cirurgia sem anestesia. Tudo aceitou e ofereceu, como Nossa Senhora havia lhe ensinado, por amor a Jesus, pela conversão dos pecadores e em reparação aos ultrajes cometidos contra o coração imaculado da Virgem Maria. Por conta da mesma enfermidade que atingira Francisco, em 20 de fevereiro de 1920, ela partiu para a Glória. No dia 13 de maio do ano 2000, o Papa João Paulo II esteve em Fátima, e do ‘Altar do Mundo’ beatificou Francisco e Jacinta, os mais jovens beatos cristãos não-mártires. Beatos Francisco e Jacinta, rogai por nós!

litrugia da catedra de são Pedro

Cátedra de São Pedro Apóstolo – Sábado 22/02/2014

Primeira Leitura(1Pd 5,1-4)

Leitura da Primeira Carta de São Pedro.
Caríssimos, 1exorto aos presbíteros que estão entre vós, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que será revelada: 2Sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; 3não como dominadores daqueles que vos foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho. 4Assim, quando aparecer o pastor supremo, recebereis a coroa permanente da glória.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 22)

— O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
— O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

— O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.
— Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!
— Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.
— Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.

Evangelho (Mt 16,13-19)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

  
TU ÉS O CRISTO O FILHO DE DEUS VIVO.
Confirmação de Pedro sobre respeito de Jesus era necessário que ele falassem por que cristo realmente é o filho de Deus,o Emanuel DEUS ESTÁ CONOSCO,Pedro cheio do Espírito Santo revelou sobre sobre Jesus era  o filho de Deus vivo que devia vim a este mundo  para nos salvar.Jesus elogia a Pedro. Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.
JESUS DIZ AOS SEUS 
“Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
Pedro se tornou o primeiro papa da igreja o doutor da igreja o mensageiro da paz ,aquele que era simples pescador de peixes agora era pescador de pessoas ''almas'' Jesus entregou a ele a chave do reino do céus ,a missão foi dada a ele abrir para as santas almas .

http://doutrinacatolica.files.wordpress.com/2011/12/missao_pedro.jpg 
Em João 1, 41-42, vemos Jesus mudando o nome de Simão para Pedro “Este (André) encontrou primeiro seu irmão Simão, e disse-lhe: Encontramos o Messias. E levou-o a Jesus. E Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João, tu serás chamado Cefas, que quer dizer Pedro (Pedra)” (S. João, I, 41-42). Qual seria o motivo de Jesus ter mudado o nome de Simão para Pedro, com o significado de Pedra? Certamente não seria por não simpatizar com Simão, mas porque logo adiante ele seria chamado pedra, sobre a qual Cristo edificaria sua Igreja.
A Igreja celebra no dia de hoje a festa da cátedra de São Pedro apóstolo. Essa festa nos ajuda a entender a figura do apóstolo Pedro no colégio dos apóstolos. Os apóstolos receberam do Senhor a missão de levar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo a todos os cantos da Terra. Em nome do Senhor os apóstolos são os verdadeiros, reais e únicos transmissores da fé; a fé que nos foi trazida por Nosso Senhor Jesus Cristo. Entre os apóstolos figura, em primeiro lugar, o apóstolo Pedro, ele não foi o primeiro a ser chamado por Jesus, pois foi André, seu irmão, quem o conduziu para o Senhor.
Mas desde o momento em que Jesus viu Simão [nome de Pedro antes de conhecer Jesus], o filho de Jonas, o Senhor lhe disse: ”Tu és Pedro”, que quer dizer “Cefas“, que quer dizer “pedra”. O Messias já o olhou com um olhar muito especial,  o olhou com um olhar de bondade e misericórdia e confiou a Pedro o primado, ou seja, a primazia, o primeiro entre os apóstolos.
Todas as vezes em que pegamos as citações das Sagradas Escrituras, o nome do apóstolo Pedro vem primeiro. Quando lemos os Atos dos Apóstolos a primeira parte nos mostra a ação do apóstolo Pedro no comando da Igreja nascente de Nosso Senhor Jesus Cristo. O Evangelho de hoje nos mostra aquilo que Jesus confia a Pedro: as chaves da Igreja, o comando da Igreja, na qual se deposita a fé, não a fé nele [Pedro], mas a fé em Jesus Cristo, da qual o apóstolo Pedro é o depositário.
Quando nós celebramos o primado de Pedro, a escolha de Pedro, como o primeiro entre os apóstolos, por isso nós também celebramos todos aqueles que sucederam o apóstolo Pedro na responsabilidade de conduzir e guiar a Igreja do Senhor. Foram duzentos e sessenta e seis homens [Papas] que, até o momento, tiveram esta árdua, nobre e difícil missão: conduzir a Igreja do Senhor, presidir a única Igreja de Cristo na unidade e na caridade.
Nós olhamos para o “Pedro” nos dias de hoje, que se chama Papa Francisco: bendito o que vem em nome do Senhor, o nosso amado Papa Francisco, representante para nós da pessoa de Jesus Cristo e sucessor do apóstolo Pedro, aquele a quem cabe governar a Igreja na unidade e na caridade. Amemos o nosso Papa, rezemos pelo nosso Papa! Não existe instituição nenhuma na face da Terra que tem a unidade e a universalidade da nossa Igreja, porque não se trata de uma instituição humana, mas divina!
Que Pedro entre nós, hoje, receba nossas orações, o nosso amor e todo o nosso carinho! Salve o Papa Francisco, salve São Pedro a quem o Senhor constituiu o primeiro dos apóstolos!
 

Festa da Cátedra de São Pedro

Festa de Cátedra de São Pedro
É com alegria que hoje nós queremos conhecer um pouco mais a riqueza do significado da cátedra, do assento, da cadeira de São Pedro que se encontra na Itália, no Vaticano, na Basílica de São Pedro. Embora a Sé Episcopal seja na Basílica de São João de Latrão, a catedral de todas as catedrais, a cátedra com toda a sua riqueza, todo seu simbolismo se encontra na Basílica de São Pedro.
Fundamenta-se na Sagrada Escritura a autoridade do nosso Papa: encontramos no Evangelho de São Mateus no capítulo 6, essa pergunta que Jesus fez aos apóstolos e continua a fazer a cada um de nós: “E vós, quem dizei que eu sou?” São Pedro,0 em nome dos apóstolos, pode assim afirmar: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus então lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi nem a carne, nem o sangue que te revelou isso, mas meu Pai que está no céus, e eu te declaro: Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; eu te darei a chave dos céus tudo que será ligado na terra serás ligado no céu e tudo que desligares na terra, serás desligado nos céus”.
Logo, o fundador e o fundamento, Nosso Senhor Jesus Cristo, o Crucificado que ressuscitou, a Verdade encarnada, foi Ele quem escolheu São Pedro para ser o primeiro Papa da Igreja e o capacitou pelo Espírito Santo com o carisma chamado da infalibilidade. Esse carisma bebe da realidade da própria Igreja porque a Igreja é infalível, uma vez que a alma da Igreja é o Espírito Santo, Espírito da verdade.
Enfim, em matéria de fé e de moral a Igreja é infalível e o Papa portando esse carisma da infalibilidade ensina a verdade fundamentada na Sagrada Escritura, na Sagrada Tradição e a serviço como Pastor e Mestre.
De fato, o Papa está a serviço da Verdade, por isso, ao venerarmos e reconhecermos o valor da Cátedra de São Pedro, nós temos que olhar para esses fundamentos todos. Não é autoritarismo, é autoridade que vem do Alto, é referência no mundo onde o relativismo está crescendo, onde muitos não sabem mais onde está a Verdade.
Nós olhamos para Cristo, para a Sagrada Escritura, para São Pedro, para este Pastor e Mestre universal da Igreja, então temos a segurança que Deus quer nos dar para alcançarmos a Salvação e espalharmos a Salvação.
Essa vocação é do Papa, dos Bispos, dos Presbíteros, mas também de todo cristão.
São Pedro, rogai por nós!


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

liturgia do dia JESUS CURA O CEGO DE BETSAIDA

 MISSA 6ª Semana Comum – Quarta-feira 19/02/2014
São Tiago apostolo 
Primeira Leitura(Tg 1,19-27)

Leitura da Carta de São Tiago.
19Meus queridos irmãos, sabei que todo homem deve ser pronto para ouvir, mas moroso para falar e moroso para se irritar. 20Pois a cólera do homem não é capaz de realizar a justiça de Deus. 21Por esta razão, rejeitai toda impureza e todos os excessos do mal, mas recebei com humildade a Palavra que em vós foi implantada, e que é capaz de salvar as vossas almas.
22Todavia, sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23Com efeito, aquele que ouve a Palavra e não a põe em prática é semelhante a uma pessoa que observa o seu rosto no espelho: 24apenas se observou, vai-se embora e logo esquece como era a sua aparência.
25Aquele, porém, que se debruça sobre a Lei da liberdade, agora levada à perfeição, e nela persevera, não como um ouvinte distraído, mas praticando o que ela ordena, esse será feliz naquilo que faz. 26Se alguém julga ser religioso e não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo: a sua religião é vã. 27Com efeito, a religião pura e sem mancha diante de Deus Pai é esta: assistir os órfãos e as viúvas em suas tribulações e não se deixar contaminar pelo mundo.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 14)

— Senhor, quem morará em vosso Monte Santo?
— Senhor, quem morará em vosso Monte Santo?

— É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua.
— Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor.
— Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!

Evangelho (Mc 8,22-26)
 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22Jesus e seus discípulos chegaram a Betsaida. Algumas pessoas trouxeram-lhe um cego e pediram a Jesus que tocasse nele.
23 Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele, pôs as mãos sobre ele, e perguntou: “Estás vendo alguma coisa?”
24 O homem levantou os olhos e disse: “Estou vendo os homens. Eles parecem árvores que andam”. 25Então Jesus voltou a por as mãos sobre os olhos dele e ele passou a enxergar claramente. Ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez. 26Jesus mandou o homem ir para casa, e lhe disse: “Não entres no povoado!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do Evangelho

 
Jesus ele vê o cego e cura com sua saliva ele quer mostrar que nós estamos todos cegos por dentro queremos que Jesus com a sua saliva cure nossa cegueira.
Mestre unge os olhos do cego de Betsaida com sua saliva e pergunta o que ele vê. O texto afirma que ele recobrou a visão, entrou luz em seus olhos, a vida deixou de ser uma total escuridão, a luz trouxe revelações das coisas e pessoas que estavam próximas a ele. Isso acontece com aqueles
que encontram a Jesus. Suas vidas deixam de estar envolvidas em densas trevas. A claridade da luz da salvação em Jesus, traz um colorido à vida. Agora há um sentido, um rumo a seguir um norte para se guiar.
E isso já havia acontecido com os discípulos. Eles já tinham recebido esta unção que "saía da boca de Jesus". Estavam em constante contato com suas palavras. A luz já havia entrado em seus olhos, em suas vidas. Já não andavam mais na escuridão. 
Jesus pergunta estas vendo? 
o cego responde: Estou vendo os homens. Eles parecem árvores que andam”. Então Jesus voltou a por as mãos sobre os olhos dele e ele passou a enxergar claramente. Ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez. O Milagre de Jesus para este homem é porque ele desejava ver novamente as vezes estamos cego e não vimos nada mas com Jesus possamos ver tudo ..

A Renovação do Entendimento
 
Igualmente pode acontecer conosco também. Muitas vezes dizemos possuir a luz da vida, conhecemos a Jesus, nos julgamos salvos, achamos que conhecemos o evangelho. Porém nossas mentes podem estar com valores não muito corretos. Quantas vezes não nos enganamos a respeito de vários assuntos?
Será que o evangelho não está um tanto materialista (isto por causa de homens) nos dias atuais? Será que não há uma mensagem de excessiva necessidade em possuir coisas materiais?
Sem falar de nossos conceitos e preconceitos que as vezes nem nos damos conta que possuímos.
Há pessoas que demonstram ter muito comprometimento com o Reino de Deus, trabalham muito na obra de Deus, porém tem discursos e atitudes preconceituosas em relação ao outro. Machismo, discriminação contra a mulher, se acham mais santos, dificuldade em tolerar o erro alheio, difíceis de perdoar ao próximo, pensam em si mesmos em primeiro lugar.
Como é que enxergamos os nossos inimigos? Os nossos filhos, Esposa, dinheiro, sucesso, derrota, vitória?

 
"Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu cada homem claramente." Marcos 8:25
 
 Por isso Jesus torna a por as mãos sobre os olhos do cego de Betsaida e curando a sua mente, o faz enxergar corretamente. Jesus poderia o ter curado totalmente em apenas uma etapa. Mas o Mestre queria nos deixar este ensinamento.
É necessário que a luz entre em nossos olhos, mas quem enxerga verdadeiramente é a mente.Por isso é preciso uma renovação em nosso pensamento. Não podemos achar que já sabemos, que "estamos no evangelho há trinta anos".
Precisamos refletir nossas atitudes, nossos conceitos e pedir a Jesus que nos faça ver e enxergar a sua vontade real. Peça a Deus em nome de Jesus para tirar primeiramente sua cegueira espiritual. E clame, clame, clame por Jesus filho de Davi e peça misericórdia e humilhe indo para os pés dele e dizendo o quanto é miserável e necessitado Dele
 

 O cego não morava na aldeia, mas passava a maior parte do seu  tempo lá. 
Ele foi levado até Jesus por alguns homens 
Jesus o retirou da aldeia para realizar o milagre
Primeiramente cuspiu em seus olhos
O milagre pareceu incompleto porque o homem passa a ver homens como árvores   
Jesus passa as mãos nos olhos do cego e o faz olhar para cima    
O cego tinha o costume de andar de cabeça baixa   
Após ser tocado por Jesus e olhar para cima: “viu cada homem   claramente”
Ao realizar o milagre Jesus ordena que o homem não retorne para aldeia
 Sobre a aldeia de Betsaida:
Jesus costumava orar nesta cidade (MC 6,45)
Aconteceu o milagre da multiplicação dos pães e peixes (Lucas 9,10)
Os habitantes desse lugar eram incrédulos (Mt 11,21)
Utilização da saliva de Jesus nos doentes
Este é o segundo milagre relatado no Evangelho em que Jesus utiliza sua saliva. Em Marcos 7,31-37, Ele retira um surdo mudo da multidão, molha a língua do mudo com cuspe e em oração a Deus diz: “Efatá, isto é, Abre-te, o homem fica totalmente curado”.
O Cego em Betsaida
Era um homem totalmente dependente de favores para viver. Era conduzido por vontade alheia em: corpo, pensamento e espírito. Tinha auto-estima baixa e estagnação de situação.
Homens Como árvores
Árvores dão frutos e sombra e o cego dependia desses elementos para sobreviver. Encostava-se nas árvores (homens) e alimentava-se deles, vivia à sombra deles. Essa relação era desumana porque o cego se anulava em prol dos favores (frutos e sombra) dos homens (árvores). Essa visão da vida e de relacionamento precisava ser mudada, aquela aldeia – verdadeira floresta para o cego – deveria ser deixada para trás. Nova vida, nova visão.
Jesus o Fez olhar Para Cima
Ao olhar para cima o cego foi totalmente restaurado. Ele precisava entender que havia um Deus que o amava e que era poderoso para fazer muito por ele. Restaurado em auto-estima, corpo, pensamento e espírito. Do alto viria à direção para a vida, o socorro e toda provisão.
 
Viu Cada Homem Claramente

A partir de então, os homens já não seriam árvores, ele não dependeria mais deles para sobreviver. Homens seriam homens. Iguais a ele, nem melhores nem piores. O ex-cego ganhara uma nova visão do mundo.
Jesus mandou-o de volta para casa
Os relacionamentos familiares também foram restaurados. O ministério dele começaria em casa, a partir de então o lar deveria ser sua prioridade, não a aldeia nem a velha e miserável vida.
Milagre em etapas
 







Jesus poderia curar o cego de uma só vez, com um só toque, mas teve Seus motivos para não o fazer. Preferiu despertar a fé do homem, conduzindo-o a entender o porquê da cura e a mensagem do Reino. Jesus passou tempo com ele, conversou, tocou não apenas seus olhos, mas seu coração. As mãos, não a saliva completaram o milagre. É claro que tudo em Jesus é divino – saliva e mãos – mas aqui há uma simbologia: Não bastava ao homem ver somente, era necessário que o velho homem fosse impactado até dar lugar ao novo.
Que essa maravilhosa mensagem nos faça refletir sobre a forma como estamos enxergando o mundo: Somos conduzidos por Deus ou pelos homens?  Onde estão as aldeias em nossas vidas? Precisamos abandoná-las para ver, ouvir, obedecer e alcançar o milagre. De que forma estamos administrando nosso tempo: Passamos a maior parte na aldeia, negligenciando os relacionamentos familiares? Que nossos corações estejam dispostos e entregues nas mãos de Jesus, somente Ele pode nos conduzir aos lugares seguros. A Ele toda a glória!

orações

Vem, Senhor Jesus

O mundo à nossa volta, mundo de contraste, de pobreza, de carências de muita ordem, de guerras e violência, começa a fervilhar com a preparação do Natal, com as iluminações, as prendas, etc. Mas parece esquecer o essencial, o Menino que nos vem do Céu, que nos quer trazer o amor, a paz, a graça, a santidade, o consolo de Deus Precisamos de pensar n'Ele e de Lhe rezar muito. Só Ele e a sua vinda na fé viva e eficaz nos poderão ser remédio e protecção, salvação e conforto. Aqui ficam algumas preces para rezarmos perante o mundo que está à nossa volta. Vem, Senhor Jesus, o Libertador, Aquele que nos cura das alienações e escravidões, dos medos e dos grilhões do mal e do pecado. Vem libertar-nos de todo o mal, vem sem demora, para podermos ser novas criaturas. Vem, ó Libertador de pessoas, de famílias, de tribos e povos, vem para venceres o mal que nos prende e nos escraviza. Vem curar nossas feridas, nossas doenças, nossos traumas. Não demores, ó Libertador, ó vencedor de todas as cadeias e grilhões! Faz-nos homens e mulheres libertos para amar, libertos para servir, libertos para nos esquecermos de nós mesmos e nos lançarmos a fazer o bem. Não demores, vem, ó Libertador! O mundo do consumismo, da mentira, da fraude precisa de Ti, o mundo do roubo, da alienação política, da droga que destrói vidas precisa de Ti, ó Divino Libertador! O mundo onde há tanta violência doméstica, tanta promiscuidade, tanto abuso de menores, tantos milhões de pessoas a morrer à fome ou a morrer de sida precisa de Ti. Vem sem demora fazer este mundo, fazer cada homem e cada mulher mais liberto, para viver a alegria dos filhos de Deus. Vem libertar de tudo o que escraviza, aliena, intimida, prende e destrói a alegria de ser e de viver. Vem, ó Divino Libertador e não demores! Oh, vem depressa!
Vem, Senhor Jesus, Deus amor, o Amor feito carne no seio da Virgem. Vem do Alto, da Trindade, a mansão do amor, a Família trinitária, para nos ensinar a amar sempre e a todos, para ensinar a esquecer dores e feridas do nosso orgulho e egoísmo, do ciúme e da inveja. Vem ensinar-nos a amar ao teu jeito divino. Vem sem demora, pois precisamos de Ti, Mestre do Amor, Deus-Amor, para que este pobre mundo viva mais em unidade, em comunhão, em paz, em alegria, em vida fraterna e amiga. Vem, ó Amor, vem sem demora, tocar e transformar nossos corações e nossos seres, para amarmos sempre, amarmos mais, não desistirmos de amar. Vem, Verbo do Pai, Deus Amor, fazer da tua Igreja comunhão trinitária, fazer de cada família verdadeira igreja doméstica, fazer de cada presbitério comunhão com seu bispo, fazer de cada paróquia comunhão de amor. Vem, não demores, pois sem o fogo do amor, sem Ti, Fogo Divino, morreremos de frio, gelados pelo egoísmo, o orgulho, o rancor, o ódio, o ciúme, a inveja, a calúnia, a mentira. Vem, ó Deus Amor, fazer desta terra um pedacinho do Céu, fazer de todos nós um só coração e uma só alma. Vem, Deus Amor, para sermos um, para vivermos a comunhão, para que não haja entre nós dissensões e contendas. Oh, vem sem demora, Divino Amor, para seres tudo em todos e vivermos a alegria da comunhão!
Vem, Senhor Jesus, ó Menino Deus, ensinar-nos a simplicidade, a inocência, a candura. Vem para nos sentirmos, à tua volta, mais irmãos e mais amigos, fazendo verdadeira família. Vem, ó Deus Menino, não tardes, pois precisamos de Ti, que nos trazes a vida divina, para divinizar a nossa humanidade, para nos cristificares com a tua vida, a tua graça, a tua santidade divina. Vem, ó Menino Deus, ó Deus feito criança, para sermos mais simples, mais pobres, mais humildes, mais fraternos. Vem, sem demora, precisamos de Ti, da tua vida, do teu amor, da tua alegria, da tua divina presença. Vem, ó Menino Deus, encher nossas vidas do teu divino amor, da festa divina da tua presença, da sinfonia divina do amor trinitário. Vem, porque há milhões de meninos a viverem na guerra, sem pão e sem casa, sem amor e sem família. Vem, Deus Menino, pois há milhões de meninos e meninas com sida, sem cultura e sem carinho. Vem para seres sua esperança, sua força, sua contínua graça. Vem, ó Deus Menino, não tardes, pois o mundo precisa de olhar para Ti, aprender contigo os caminhos da paz e do amor, do serviço e da entrega generosa aos outros. Vem, ó Deus Menino, salvar a vida de tantos meninos e meninas, dar a todos a felicidade que merecem. Vem, não tardes!


Oração de Libertação 

Senhor, tu és grande.
Tu és Deus e nosso Pai, e te pedimos, pela intercessão e ajuda dos arcanjos São Miguel, São Rafael e São Gabriel, que esta oração traga libertação do maligno.
Da angústia, da tristeza e da obsessão
LIBERTA-NOS, SENHOR!
Do ódio, da malícia e da inveja
LIBERTA-NOS, SENHOR!
Dos pensamentos de ciúme, raiva e das doenças físicas
LIBERTA-NOS, SENHOR!
Dos pensamentos de suicídio e aborto LIBERTA-NOS, SENHOR!
Da divisão na família e de toda amizade ruim
LIBERTA-NOS, SENHOR!
De todo desejo de fazer o mal, de toda falsa doutrina
(espiritismo, umbanda, candomblé, horóscopos, amuletos para trazer sorte ...
LIBERTA-NOS, SENHOR!
Oremos
Ó Senhor que disseste: "Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz", pela intercessão da Virgem Maria, concede-nos a libertação de toda maldição e a alegria de gozar sempre a tua paz. Amém.
Oração de renuncia as falsas doutrinas 

Senhor Jesus Cristo, eu creio que Tu morreste na cruz por meus pecados e ressuscitaste da morte. Tu me redimiste por Teu sangue e pertenço a Ti.
Confesso todos os pecados ( ... ) conhecidos e desconhecidos. Lamento-me por eles.
Arrependo-me deles. Renuncio a todos eles. Eu perdoo a todas as pessoas que me ofenderam ( ... ) corno quero que tu me perdoes. Perdoa-me agora e purifica-me com Teu sangue, Jesus, de todo pecado. E chego a Ti neste momento como meu Libertador.

Tu sabes minhas necessidades especiais, aquilo que me perverte, aquele espírito maldito [dizer o nome se sabe qual e], que me atormenta.
Clamo a promessa de Tua palavra:
"
Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo"
(At 2,21).
Clamo a Ti agora: em nome de Jesus Cristo, liberta-me, ó Senhor!
+ Satanás, eu renuncio a você e a toda a sua obra, inclusive toda e qualquer feitiçaria, macumba, espiritismo, cartomantes, tudo que direta ou disfarçadamente tenha ligação com você.[
+ Renuncio agora, também, a qualquer ligação que eu ou membros da minha família, amigos e conhecidos tenham tido com as obras ligadas a você.[
Eu renuncio a você, Satanás, em nome de Jesus Cristo, e ordeno você a deixar-me agora em nome de Jesus Cristo, o Filho de Deus vivo, meu Salvador. Amém. 


ORAÇÕES
ORAÇÕES DE LIBERTAÇÃO
Oração a Nossa Senhora libertadora dos flagelos
Ó Nossa Senhora libertadora dos flagelos, nós nos lançamos aos vossos pés com o coração cheio de amargura e de confiança no vosso auxílio. Somos pecadores sim, mas filhos vossos. Após termos deixado a casa do Pai, fomos conduzidos pela soberba ilusão de construir um mundo feliz sem Deus e contra Deus. O maligno inspirou ao homem este ímpio propósito e o homem o levou adiante com blasfêmias constante. Mas agora, este mundo, distante de Deus e cheio pecados cai sobre nós e nos esmaga.
Não temos a coragem de nos apresentarmos diante de Deus, que com nossas ingratidões o abandonamos e o seu amor desprezamos, rejeitando assim a sua misericórdia. Por isso, recorremos a vós, nossa Mãe terníssima, Advogada nossa, com a consciência de termos pecado contra o céu e contra a terra, e com firme propósito de nos afastarmos do mal, para encontrarmos na oração e na penitência o caminho da conversão que conduz a Deus.
Liberta-nos, por isso, ó segura esperança dos Cristãos, liberta-nos de todo flagelo, afasta a cólera divina das nossas casas, da nossa Pátria, do mundo inteiro. Nós por todas as nossas necessidades nos entregamos ao vosso Coração Imaculado, no qual procuramos refúgio nas duras horas de expiação, força nas horas de tremenda purificação, certeza no triunfo do vosso Filho Divino, que na cruz temos a arma da nossa luta e da nossa vitória e a coroa da nossa felicidade. Amém!


Oração de Libertação
Jesus! Jesus! Jesus! Jesus!
Em Teu Nome, manifesta o Teu poder, aqui Jesus!
Cura Jesus! Cura Jesus! Liberta Jesus! Liberta Jesus!
Em Teu Nome, manifesta o Teu poder, aqui Jesus!

Renuncio ao demónio e às suas obras, e a todas as seduções de Satanás!
Lembrar-me-ei sempre do que Jesus disse quando foi tentado: "Retira-te Satanás porque está escrito: só a Deus adorarás e só a Ele servirás!"

Liberta-me, ó Pai, do espírito de ciências ocultas, em Nome do Senhor Jesus!
Liberta-me, ó Pai, do espírito de espiritismo, em Nome do Senhor Jesus!
Liberta-me, ó Pai, de todas as sugestões do maligno, em Nome do Senhor Jesus!
Liberta-me, ó Pai, das influências das comunicações do mal,em Nome do Senhor Jesus!
Liberta-me, ó Pai, do espírito de avareza e egoísmo, em Nome do Senhor Jesus!
Liberta-me, ó Pai, do espírito de preguiça das coisas de Deus, em Nome...
Liberta-me, ó Pai, do espírito de irritação e de ira, em Nome do Senhor Jesus!
Liberta-me, ó Pai, do espírito de ressentimento e de vingança, em Nome...
Liberta-me, ó Pai, do espírito de divisão e discórdia, em Nome do Senhor Jesus!
Jesus ! Jesus! Jesus ! Jesus! ...
Liberta-me, ó Pai, do espírito de covardia e de medo, em Nome do Senhor Jesus!
Liberta-me, ó Pai, do espírito que nos insinua à dúvida e incerteza, em Nome...
Liberta-me, ó Pai, do espírito que quer nos conduzir ao fracasso e à derrota, em Nome
Liberta-me, ó Pai, do espírito de gula, em Nome do Senhor Jesus!
Liberta-me, ó Pai, do espírito de ciúme e inveja, em Nome do Senhor Jesus!
Liberta-me, ó Pai, do espírito de orgulho, em Nome do Senhor Jesus!
Liberta-me, ó Pai, do espírito de doença e de enfermidade, em Nome do Senhor Jesus!
Liberta-me, ó Pai, do espírito de divisão e discórdia, em Nome do Senhor Jesus!

Levanta-te Senhor Deus com Teu Poder, e afugenta os inimigos de Tua Igreja!

Apavora, Senhor, os inimigos que te odeiam, que os espíritos do mal se humilhem na tua presença!
Como fumaça que no ar se desvanece, assim se dispersem todas as forças do mal!
Como a cera que ao calor do fogo derrete, diante do fogo do amor do Senhor todo mal se derreta!

Jesus ! Jesus! Jesus ! Jesus! ...

(Autoria: Frei Jorge da Paz, ofm)
INTERCESSÃO PARA A LIBERTAÇÃO DA CASA
No início (na porta da frente, antes de entrar na casa):
"Senhor, acreditamos na Palavra da Escritura, quando diz:
'Se caminharmos na luz, como Deus está na luz, estamos em comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus, seu Filho nos purifica de todo o pecado' (I Jo 1,7-9)
Por isso nós te pedimos, ó Pai eterno, em nome do Teu Filho Jesus, que toda espécie de pecado cometido dentro desta casam para violar a paz e santidade de um verdadeiro lar cristão, seja lavado e limpo, por meio do precioso Sangue de Jesus Nosso Senhor, que tira todo pecado do mundo, desonestidade, ódio e mal.
(Rezar esta oração em todos os cómodos da casa, jogando também água benta antes de entrar na casa e em cada cómodo)
No fim (agradecer ao Pai celeste, em Nome de Jesus, visto que toda treva e todo mal já saíram para sempre desta residência):
"Ó Pai do Céu, acreditamos que a noite avança e o dia se aproxima. Por isso, queremos deixar as obras das trevas e vestir a armadura da luz (cf. Rm 13,12). Pai celestial, queremos ficar de pé, cingindo nossos rins com a verdade e nos revestindo da couraça da justiça, calçando os pés com a propagação do Evangelho da paz, empunhando sempre o escudo da fé, com o qual podemos extinguir as flechas ardentes do maligno. E queremos tomar o capacete da salvação de Jesus Cristo e a espada do Espírito Santo que é a Palavra de Deus (cf. Ef 6,14-17).
Pai Santo, em nome de Jesus Nosso Senhor, nós te agradecemos, do fundo do nosso coração porque fizeste sair para sempre desta casa toda treva e todo mal!
Senhor Jesus, nosso amado Salvador, abençoa esta casa toda e cada um de seus habitantes, para que a luz da Tua presença protectora, cheia de amor e de paz, entre e aqui permaneça sempre como sinal da Tua Misericórdia infinita!
Espírito Santo do Pai e do Filho, aumenta cada vez mais em nós a fé e a confiança no poder do Senhor ressuscitado! Amém, aleluia!
Pai Nosso, Ave Maria, Glória...
(Fonte: Orações de poder, editora Raboni)
ORAÇÃO PARA NÃO SE DEIXAR VENCER PELO MALIGNO

Omnipotente Verbo de Deus Pai, Cristo Jesus, Senhor de toda Criação, a Ti que deste o poder aos apóstolos para caminharem sobre serpentes e escorpiões, e a ordem admirável para expulsar os demónios; a ti que precipitaste a Satanás do Céu como um relâmpago, com a força de Teu braço, dirijo-te humildemente a minha prece:
Dai-me, servo indigno teu, o perdão dos pecados, uma fé robusta e o poder para enfrentar em Teu Nome e poder todas as investidas do diabo e seus anjos maus. Peço-te a Ti mesmo, Senhor Jesus Cristo, que virás para julgar os vivos e os mortos e este século pelo fogo. Amém.
(Fonte: Oração de cura e libertação - Pe. Alberto Gambarini)
ORAÇÃO DE PURIFICAÇÃO
Eu, em Nome de Jesus, ordeno-vos que saiam de mim, de minha casa, de minha família (cônjuge, filhos...) e dos meus amigos de comunidade, todas as forças espirituais do mail que possam ter nos contaminado, e ordeno que vão se prostrar aos pés da Cruz do Senhor Jesus e os proíbo de voltar.
Que saiam também agora, toda a fúria do inimigo e todo o dardo inflamado lançado contra nossos bens materiais, contra nosso organismo físico, contra nossa mente ou nosso espírito.
Neste momento, Senhor Jesus, eu me lavo com Teu Sangue preciosíssimo, e também lavo Nele todas as pessoas que comigo convivem. Teu Sangue seha para nós cobertura e protecção, e que o Divino Espírito Santo renove em cada um de nós Sua unção, Sua força e Seu poder. Pela poderosa intercessão da Virgem Maria, de seus Anjos e Santos. Amém!
A Cruz Sagrada seja minha luz!
Não seja o dragão o meu guia!
Retira-te Satanás, nunca me aconselhes coisas vãs
é mau o que tu ofereces.
bebe tu mesmo o teu veneno!
(Fonte: Orações seleccionadas de Cura, Libertação e intercessão - RCC)
ORAÇÃO DE RESISTÊNCIA
Satanás, levantamos nosso escudo da fé contra ti e te resistimos com a espada do Espírito Santo, a Palavra de Deus que proclama o teu julgamento como falso deus, acusados e afligidor dos filhos do Altíssimo. Anunciamos que estão destruídas as tuas obras em nossas vidas e na vida de nossos familiares, companheiros de equipe, e servos dos ministérios...
Pelo poder do Sangue de Jesus Cristo † rejeitamos e quebramos todas as malignas pragas, maldições, encantamentos, rituais, poderes psíquicos e obras de feitiçaria para derrotar ou destruir nossas vidas e ministérios.
Resistimos a todos os poderes demoníacos enviados contra nós por quem quer que seja. Ordenamos a todos os poderes do mal que voltem imediatamente para o lugar de onde vieram. No Nome de Jesus, abençoamos os que nos amaldiçoaram. Enviamos o Espírito Santo a eles para que os convença de seus pecados e os leve para a Sua luz, e os envolva na Misericórdia do Deus vivo.
Assim seja, em Nome do Senhor Nosso Deus. Amém!
(Fonte: Orações seleccionadas de Cura, Libertação e intercessão - RCC)
Oração À Santíssima Trindade
Oh, Deus vivo e verdadeiro, eu me ajoelho diante da Tua Divina Majestade.
Eu Te adoro com a minha mente, meu coração e com todo o meu espírito.
Eu Te ofereço a minha vida e o meu trabalho.
Eu me entrego em Tuas mãos, com uma fé cega, e mergulho em Tua misericórdia. Eu Te peço perdão por todos os meus pecados.
Eu Te peço para proteger-me em cada momento da minha vida.
E me abrigo sob Tuas asas.

PAI eterno e divino,
Em Tua omnipotência e majestade, livra-me de todas as astúcias perversas do demónio e de todo o mal.
Dá-me a força e um desejo firme de sempre observar os Teus mandamentos e ensinamentos que se encontram nas Escrituras, para a Tua glória e para a minha salvação.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...

FILHO único do Pai e meu Senhor,
Jesus meu libertador e mestre, por meio da Tua paixão e morte, livra-me dos laços perversos do demónio e de todo o mal. Não me deixes abrir caminho para as trapaças e tentações do inimigo infernal.
E fortalecido pelo poder do Teu Corpo e Sangue faça-me viver, como teu discípulo, e com grande fé, o meu caminho que leva a Ti.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...

ESPÍRITO SANTO e Poderoso,
Pela Tua presença em mim e na Santa Igreja, livra-me dos laços perversos do inimigo e de todo o mal.
Ilumina-me e fortalece-me com os teus dons e carismas, a fim de que eu seja capaz de identificar e de ser forte o suficiente para afastar de mim as propostas enganosas do inimigo contra a Fé e a moral católica.
Enriquece-me com o teu conforto, conforto tão precioso, que supera qualquer outro conforto que o mundo possa me oferecer, e ajuda-me a viver sempre na verdade e no amor.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...



Oração a São Miguel
São Miguel Arcanjo, defende-nos na batalha; contra a malvadez e as incidias do diabo, sê nossa ajuda.
Suplicantes te pedimos: que o Senhor os domine!
E tu, príncipe das milícias celestes, com o poder que te vem de Deus, mete no inferno Satanás e os outros espíritos malignos que andam pelo mundo para perdição das almas.
Amém

 PE. Gabriele Amorth)
Oração ao Senhor Jesus
Ó Jesus Salvador, meu Senhor e meu Deus, meu Deus e meu Tudo,
que nos remiste com o sacrifício da cruz e derrotaste o poder de Satanás,
peço-te que me livres de toda a presença maléfica
e de toda a influência do maligno.
Peço-te em teu nome, peço-te pelas tuas chagas
peço-te pelo teu sangue, peço-te pela tua cruz,
peço-te pela intercessão de Maria, Virgem Imaculada e Mãe das Dores.
O sangue e a água que brotaram do teu lado desçam sobre mim para me purificar, me libertar e me curar.
Amém.

 Pe. Gabriele Amorth)
ORAÇÃO DE LIBERTAÇÃO COM MARIA
Ó Augusta Rainha do Céu, soberana dos anjos, a ti que recebeste de Deus o poder e a missão para esmagar a cabeça de Satanás, nós te pedimos humildemente, envia as legiões celestes, para que sob o seu comando derrote os demônios repreendendo a sua audácia e precipitando-os no abismo. Amém.
(: Oração de cura e libertação - PE. Alberto Gambarini)

Oração de Libertação e Cura
Vinde, Espírito Santo, penetrai as profundezas da minha alma com o Vosso amor e o Vosso poder. Arrancai as raízes mais profundas e ocultas da dor e do pecado que estão enterradas em mim.
Lavai no precioso Sangue de Jesus e aniquilai definitivamente toda ansiedade que trago em mim, toda amargura, angústia, sofrimento interior, desgaste emocional, infelicidade, tristeza, ira, desespero, inveja, ódio e vingança, sentimento de culpa e de auto-acusação, desejo de morte e de fuga de mim mesmo, toda opressão do maligno na minha alma, no meu corpo toda insídia que ele coloca em minha mente.
Ó bendito Espírito Santo, queimai com o Vosso fogo abrasador toda treva instalada dentro de mim, que me consome e impede de ser feliz.
Destruí em mim todas as consequências dos meus pecados e dos pecados dos meus ancestrais, que se manifestam em minhas atitudes, decisões, temperamento, palavras, vícios.
Libertai, Senhor, toda a minha descendência da herança de pecado e rebelião as coisas de Deus que eu próprio lhe transmiti.
Vinde, Santo Espírito! Vinde, em nome de Jesus! Lavai-me no Sangue precioso de Jesus, purificai todo o meu ser, quebrai toda a dureza do meu coração, destruí todas as barreiras de ressentimento, mágoa, rancor, egoísmo, maldade, orgulho, soberba, intolerância, preconceitos e incredulidade que existem em mim. E, no poder de Jesus Cristo ressuscitado, libertai-me, Senhor! Curai-me, Senhor! Tende piedade de mim, Senhor!
Vinde, Santo Espírito! Fazei-me ressuscitar agora para uma vida nova, plena do Vosso amor, alegria, paz e plenitude.
Creio que estais fazendo isto em mim agora e assumo pela fé a minha libertação, cura e salvação em Jesus Cristo, meu Salvador. Glórias a Vós, meu Deus! Bendito sejais para sempre! Louvado sejais, ó meu Deus! Em nome de Jesus e por Maria nossa Mãe. Amém e amém.

ORAÇÃO de Libertação Vocacional

"Afasta-te daqui maldita serpente, O Sangue de Jesus te derrota.
Pisa à tua cabeça os pés da Santíssima Virgem.
Seja teu veneno teu engasgo e sejam tuas sugestões a tua intoxicação.

Afasta-te diante do terrível Nome de Jesus.
Cerca teu caminho São Miguel Arcanjo.
Encerra tuas insídias contra minha vocação o sangue dos mártires.
Humilha-te diante do Trono da Graça.
Ponha-te prisioneiro diante do testemunho dos santos.
Deus é Soberano!

Meu pecado enfraquece diante da bondade de meu Deus.
Rogo por libertação, meu Jesus.

Não leves em conta o meu dia de hoje nem meu pecado oculto.
Curai meu coração a todo instante das investidas do mal.
Deus é Soberano!”.

Santíssima Virgem, Mãe desta Comunidade, rogai por nós.
Santíssima Virgem, que esmaga a cabeça da serpente, intercedei por nós.

São Miguel Arcanjo defendei-me no combate."


ORAÇÕES DE LIBERTAÇÃO

PEDIDO DE LIBERTAÇÃO AO SENHOR JESUS
Ó Jesus salvador, Senhor meu e Deus meu. Meu Deus e meu tudo, que com o teu sacrifício da Cruz nos destes a Redenção e derrotastes o poder de Satanás. Peço-te a libertação de toda influência do maligno. Peço-te no Teu Nome, peço-te pelas tuas Chagas, peço-te pelo teu Sangue, peço-te pela tua Cruz, peço-te pela intercessão de Maria Imaculada e Santíssima.
Que o Sangue e a água que fluíram do teu lado aberto desçam para purificar-me, libertar-me e curar-me. Amém.



ORAÇÃO PELA CURA E LIBERTAÇÃO DE ALGUÉM
"Senhor, Pai eterno, em Nome do Teu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo+, derrubamos, com o poder do Espírito Santo, todas as fortalezas da mentira, engano, escravidão espiritual, presunção e orgulho na vida de .......
Senhor Pai amoroso, usando a autoridade que nos foi concedida pelo Senhor Ressuscitado, vencedor de todo mal e da morte eterna, derrubamos as barreiras que se levantam em...... contra Teu conhecimento e adoração.
Senhor Pai Justo e Santo, em nome de Cristo Ressuscitado, único Senhor do universo, nós agora expulsamos de .... todas as trevas e influências malignas em todas as áreas de seu ser, assim como todo e qualquer domínio que teu inimigo. Senhor, possa ter sobre.......
Neste instante, pelo Sangue do Senhor Jesus, que está na Sua glória intercedendo por nós, libertamos....... para que ele viva reconciliado Contigo, se converta, confesse seus pecados e seja, doravante Teu (Tua) filho(a) obediente. E agradecemos-te por isto, Senhor.
Pela autoridade do Nome onipotente do Senhor Jesus+, eu quebro todo poder de Satanás sobre a vida de ......., e reclamo sua salvação, cura e libertação de todo malefício, macumba, controle mental, insegurança, medo, para que "a sua alegria seja perfeita" e o Sangue precioso do Senhor Jesus produza em ....... os frutos do Espírito Santo.
Santa Maria, mãe de Deus, roga por este teu (tua) filho(a) ....... por sua conversão, salvação e libertação.