segunda-feira, 12 de maio de 2014

Liturgia do Bom pastor

4º Domingo da Páscoa – Domingo 11/05/2014[

Domingo do bom pastor  

Primeira Leitura (At 2,14a.36-41)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.
No dia de Pentecostes, 14aPedro, de pé, no meio dos Onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão: 36“Que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes”.
37Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, o que devemos fazer?”
38Pedro respondeu: “Convertei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. 39Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si”.
40Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: “Salvai-vos dessa gente corrompida!”
41Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 22)



— O Senhor é o pastor que me conduz;/ para as águas repousantes me encaminha.
— O Senhor é o pastor que me conduz,/ para as águas repousantes me encaminha.

— O Senhor é o pastor que me conduz,/ não me falta coisa alguma./ Pelos prados e campinas verdejantes/ ele me leva a descansar./ Para as águas repousantes me encaminha,/ e restaura as minhas forças.
— Ele me guia no caminho mais seguro,/ pela honra do seu nome./ Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,/ nenhum mal eu temerei;/ estais comigo com bastão e com cajado;/ eles me dão a segurança!
— Preparais à minha frente uma mesa,/ bem à vista do inimigo,/ e com óleo vós ungis minha cabeça;/ o meu cálice transborda.
— Felicidade e todo bem hão de seguir-me/ por toda a minha vida;/ e, na casa do Senhor, habitarei/ pelos tempos infinitos.

Segunda Leitura (1Pd 2,20b-25)

Leitura da Primeira Carta de São Pedro.
Caríssimos: 20bSe suportais com paciência aquilo que sofreis por terdes feito o bem, isto vos torna agradáveis diante de Deus. 21De fato, para isto fostes chamados. Também Cristo sofreu por vós deixando-vos um exemplo, a fim de que sigais os seus passos. 22Ele não cometeu pecado algum, mentira nenhuma foi encontrada em sua boca. 23Quando injuriado, não retribuía as injúrias; atormentado, não ameaçava; antes, colocava a sua causa nas mãos daquele que julga com justiça.
24Sobre a cruz, carregou nossos pecados em seu próprio corpo, a fim de que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Por suas feridas fostes curados. 25Andáveis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes ao pastor e guarda de vossas vidas.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Anúncio do Evangelho (Jo 10,1-10)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.
6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Neste domingo no quarto domingo da pascoa celebramos a festa de Jesus bom Pastor,vivemos a experiência de Cristo que quer salvar todas as  suas ovelhas ,ele chama e eles obedecem ,essas ovelhas conhecem a voz do seu pastor não segue um estranho mas segue o seu mestre e conduz ao redil para estar seguros protegidos ,guardados do lobo malvado que quer devorar matar as ovelhas assim somos nós ,mesmos longe de Deus ele nos acha e nos leva ao redil da santidade ,ele nos projete ,nos guarde,nos livra de todo o mal que vem nos atacar ,  peçamos a Deus que nos livre de todo o perigo .. 
pastorNós estamos diante do maravilhoso evangelho de São João, hoje o Senhor; "O bom pastor" nós convida a estar atento a sua voz. Ele mesmo disse: Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim. ( Jo 10:14 ) Nosso Senhor Jesus Cristo é o Bom pastor; só diante Dele,  nossos joelhos  devem-se dobrar, e o nosso coração espiritual escuta-lo. Escutar o bom Jesus, é identificar-se como ovelha do seu aprisco, querendo ser conduzida por Ele, ao caminho do Reino dos céus.
Jesus Bom Pastor,venha sobre mim e me projete dos lobos famintos,hoje no evangelho  jesus diz:
Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo;não só você mas todos que estão ao seu redor será salvo porque Jesus quer nos salvar e nos santificar .
Na 1ª e 2ª Leitura, Pedro explica como entrar pela Porta, ou escutar a voz do Pastor: mediante a conversão e o Batismo (At 2,14a.36-41), e através do seguimento das pegadas de Cristo, fazendo o bem sob o peso do sofrimento. (1Pd 2,20-25). O Salmista testemunha as ações do Pastor e o desejo de habitar sempre com ele: “O Senhor é meu Pastor, nada me faltará”. (Sl 22). No Evangelho Jesus se apresenta como o Bom Pastor. É uma catequese sobre a Missão de Jesus: conduzir os homens às pastagens verdejantes e às fontes cristalinas de onde brota a vida em plenitude. (Jo 10,1-10). O texto está dividido em duas partes, ou duas parábolas: 1. Na primeira parte, aparece a figura do Bom Pastor, numa atitude de ternura com as ovelhas… Ele as conhece, as chama pelo nome, caminha com elas e estas o seguem. Elas escutam a sua voz, porque sabem que as conduz com segurança. Em contraste com o pastor, aparecem as figuras dos ladrões e dos bandidos. São todos os que se apresentam como Pastor, ou até falam em nome de Cristo, mas procuram somente vantagens pessoais. 2. Na segunda parte, Jesus se apresenta como a “Porta das ovelhas”: “Quem entrar por mim será salvo”. A Porta permite a passagem dos donos da casa e impede o ingresso dos estranhos: Quando a porta é fechada é para proteger as ovelhas dos assaltantes; quando é aberta o pastor vai à frente, para conduzir as ovelhas às pastagens. Para os líderes significa que ninguém pode ir ao encontro das ovelhas se não tiver um mandato de Jesus, se não tiver sido convidado por Jesus, se não se orientar pela prática de Jesus. Para as ovelhas significa que Jesus é o único lugar de acesso para que as ovelhas possam encontrar as pastagens que dão vida.


 
EIS QUE ESTOU Á PORTA E BATO: SE ALGUÉM OUVIR A MINHA VOZ E ME ABRIR A PORTA, ENTRAREI EM SUA CASA E CEAREMOS, EU COM ELE E ELE COMIGO. Quem entrar por mim, será salvo;
 
 Dom Duarte Leopoldo escreve:
  "Entrar pela porta é ser enviado por Deus, é procurar sinceramente os interesses de Deus e a salvação das almas, por ordem e autoridade do próprio Deus. Os ministros heréticos, por exemplo, não entram pela porta, que é o Cristo, não recebem nenhuma missão. O aprisco é a Igreja, as ovelhas são os fiéis"
Em Jo 10, 3-5 diz:  "A este o porteiro abre: as ovelhas ouvem a sua voz e ele chama as suas ovelhas uma por uma e as conduz para fora. Tendo feito sair todas as que são suas, caminha à frente delas e as ovelhas o seguem, pois conhecem a sua voz. Elas não seguirão um estranho, mas fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário