5ª Semana da Páscoa – Sexta-feira 23/05/2014
Irmãos amem uns aos outros assim como vos amei amai de todo o seu coração aqueles que não vos amam sejam capazes de se doar por eles amem a todos sem exceção,
Primeira Leitura (At 15,22-31)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 22pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, de acordo com toda a Comunidade de Jerusalém, escolher alguns da Comunidade para mandá-los a Antioquia, com Paulo e Barnabé.
Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos. 23Através deles enviaram a seguinte carta: “Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, saudamos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. 24Ficamos sabendo que alguns dos nossos causaram perturbações com palavras que transtornaram vosso espírito. Eles não foram enviados por nós. 25Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e mandá-los até vós, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, 26homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Por isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente vos transmitirão a mesma mensagem. 28Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: 29abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes de animais sufocados e das uniões ilegítimas. Vós fareis bem se evitardes essas coisas. Saudações!”
30Depois da despedida, Judas e Silas foram para Antioquia, reuniram a assembleia e entregaram a carta. 31A sua leitura causou alegria, por causa do estímulo que trazia.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 56)
— Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos.
— Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos.
— Meu coração está pronto, meu Deus, está pronto o meu coração! Vou cantar e tocar para vós: desperta, minha alma, desperta! Despertem a harpa e a lira, eu irei acordar a aurora!
— Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, dar-vos graças por entre as nações! Vosso amor é mais alto que os céus, mais que as nuvens a vossa verdade! Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, vossa glória refulja na terra!
Evangelho (Jo 15,12-17)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.
14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Jesus diz : amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.
O mandamento de Jesus diz Amar a Deus e ao próximo como vamos amar a Deus se não amamos o próximo? Quantas veses Jesus pediu para amar os seus amigos .não rejeitar mas se doar de coração a eles ,pois Jesus foi capaz de se doar a nós na CRUZ DO CALVÁRIO.
Jesus nos revela ao pai ele se entrega e se abaixa até nós para nos amar e nos salvar.
O mandamento do Amor resume toda a missão de Jesus e aquilo que Ele espera de nós: “Nisto, todos saberão que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns pelos outros” (Jo 13, 35). Às vezes confundimos “amar” com “passar a mão na cabeça” e concordar com tudo. Amar é mais do que isso: é não se conformar com o erro e corrigi-lo – um pai que castiga um filho não significa que não o ama, mas que pretende ensiná-lo o caminho correto. O filho pode até se revoltar, mas o pai que se omite em corrigi-lo, também prova que não o ama. Porque, como dizem por aí, o contrário do amor não é o ódio, mas a indiferença.
Amar também não é fingir gostar de quem a gente não gosta. Isso é hipocrisia. “Amar os inimigos” é não praticar o mal contra eles, é rezar para que sejam felizes, é respeitá-los também como filhos de Deus e, se necessário, até ajudá-los em alguma necessidade.
Amar como Jesus amou." Esta é a nossa
vocação! Os antigos mandamentos: "Amar o próximo como a si mesmo" e
"amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma",
estão plenamente realizados no mandamento: "Amai-vos uns aos outros,
assim como eu vos amei". Jesus é a fonte divina deste amor e o infunde
em nossos corações. Ele possui este amor em plenitude, em sua relação
com o Pai, no Espírito Santo. No Evangelho de João, Jesus não manda amar
a Deus. Seu mandamento é que permaneçamos no amor. É amar o próximo,
como Jesus nos amou. O maior amor está em dar a vida por seus amigos,
estar totalmente a seu serviço, a exemplo de Jesus.
Somos escolhidos para dar fruto que permaneça para sempre. O fruto é a prática do amor mútuo originando as comunidades. E sendo o amor comunicativo por natureza, as comunidades transbordam esse amor na missão. As comunidades que vivem o amor de Jesus são as sementes da nova sociedade, atuantes e transformadoras do mundo submisso à injustiça e à manipulação dos adoradores do dinheiro e do poder.
Somos escolhidos para dar fruto que permaneça para sempre. O fruto é a prática do amor mútuo originando as comunidades. E sendo o amor comunicativo por natureza, as comunidades transbordam esse amor na missão. As comunidades que vivem o amor de Jesus são as sementes da nova sociedade, atuantes e transformadoras do mundo submisso à injustiça e à manipulação dos adoradores do dinheiro e do poder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário