quarta-feira, 21 de maio de 2014

Evangelho do dia : Eu sou a videira

5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira 21/05/2014

Jesus é a videira e o pai é o agricultor..
Primeira Leitura (At 15,1-6)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.
1Naqueles dias, chegaram alguns da Judeia e ensinavam aos irmãos de Antioquia, dizendo: “Vós não podereis salvar-vos, se não fordes circuncidados, como ordena a Lei de Moisés”. 2Isto provocou muita confusão, e houve uma grande discussão de Paulo e Barnabé com eles. Finalmente, decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém, para tratar dessa questão com os apóstolos e os anciãos.
3Depois de terem sido acompanhados pela Comunidade, Paulo e Barnabé atravessaram a Fenícia e a Samaria. Contaram sobre a conversão dos pagãos, causando grande alegria entre todos os irmãos.
4Chegando a Jerusalém, foram recebidos pelos apóstolos e os anciãos, e narraram as maravilhas que Deus tinha realizado por meio deles. 5Alguns dos que tinham pertencido ao partido dos fariseus e que haviam abraçado a fé levantaram-se e disseram que era preciso circuncidar os pagãos e obrigá-los a observar a Lei de Moisés. 6Então, os apóstolos e os anciãos reuniram-se para tratar desse assunto.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 121)

— Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!
— Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!

— Que alegria, quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.
— Jerusalém, cidade bem edificada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.
— Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.

Evangelho (Jo 15,1-8)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiXS7P9kLuFqMCnKUk3gaWKY03kGcxs06dBS_hJXcGb5QGCAMfCbVGbV3suH-8EctVecbmJYBklI-WeUYGEW1IHljsHBO9NZq9JBNRb8GA6NT_bENj2Wup2UGeVomfGIFgqpjZ6FsvzYTkB/s1600/Videira_verdadeira.jpgNaquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.
5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
 
Há momentos em nossa vida que nos sentimos como ramos prestes a secar. O desânimo toma conta de nós, não temos força para meditar na Palavra ou para orar, e assim por não alimentarmos a nossa comunhão com Deus corremos o risco de secarmos e até mesmo nos desprendermos da videira. 
Por isso, os gestos e as palavras de Jesus, neste contexto, representam as suas últimas indicações e recomendações, o seu “testamento”.
 Os discípulos recebem essas orientações para poderem continuar no mundo a missão de Jesus.
 
Faço parte da vida de Deus

Eu sou a videira e vós, os ramos”, diz Jesus. É uma comparação simples, mas profunda que nos oferece muitas sugestões para a vida cristã. Nesta metáfora encontramos uma maravilhosa certeza de nossa vida: que estamos enraizados em Alguém que nos dá estabilidade e força: Jesus Cristo.Eu sou a videira e vós, os ramos”, diz-nos o Senhor. Isto significa que o cristão não é um ser isolado e não pode ficar isolado dos outros. Cada cristão é membro de um corpo – o corpo de Cristo. A sua vocação é seguir Cristo, integrado numa família de irmãos que partilha a mesma fé, percorrendo em conjunto o caminho do amor. A vivência da fé é sempre uma experiência comunitária. É no diálogo e na partilha com os irmãos que a nossa fé nasce, cresce e amadurece, e é na comunidade, unida por laços de amor e de fraternidade, que a nossa vocação se realiza plenamente. 
jesus diz: Permanece em meu amor acredite em meu amor pois o discípulo será mais fiel a Jesus se for seguidor de Jesus.
Jesus afirma que ele é a videira verdadeira e o pai é o agricultor se ele pegar um ramo seco ele joga no fogo e é queimado ,mas aquele quer for ramo bem verdinha sendo bem cuidada e preservada será salva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário