segunda-feira, 22 de julho de 2013

Evangelho do dia .Dia de santa maria madalena

Santo do Dia: Santa Maria Madalena a primeira que viu Jesus Ressuscitado


Santa Maria Madalena – Segunda-feira 22/07/13

Primeira Leitura (Ct 3,1-4a)
Leitura do Livro do Cântico dos Cânticos.
Eis o que diz a noiva: 1 Em meu leito, durante a noite, busquei o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei. 2 Vou levantar-me e percorrer a cidade, procurando pelas ruas e praças, o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei. 3 Encontraram-me os guardas que faziam a ronda pela cidade. “Vistes porventura o amor de minha vida?” 4a E logo que passei por eles, encontrei o amor de minha vida.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

Ou (escolhe-se uma das leituras)

Primeira Leitura (2Cor 5,14-17)
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos, 14 o amor de Cristo nos pressiona, pois julgamos que um só morreu por todos, e que, logo, todos morreram. 15 De fato, Cristo morreu por todos, para que os vivos não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 16 Assim doravante, não conhecemos ninguém conforme a natureza humana. E, se uma vez conhecemos Cristo segundo a carne, agora já não o conhecemos assim. 17 Portanto, se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 62)

— A minh’alma tem sede de vós, Senhor!

— A minh’alma tem sede de vós, Senhor!

— Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! A minh’alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja, como terra sedenta e sem água!

— Venho, assim, contemplar-vos no templo, para ver vossa glória e poder. Vosso amor vale mais do que a vida: e por isso meus lábios vos louvam.

— Quero, pois vos louvar pela vida, e elevar para vós minhas mãos! A minh’alma será saciada, como em grande banquete de festa; cantará a alegria em meus lábios, ao cantar para vós meu louvor!

— Para mim fostes sempre um socorro; de vossas asas à sombra eu exulto! Minha alma se agarra em vós; com poder vossa mão me sustenta.



Evangelho (Jo 20,1-2.11-18)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2 Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 11 Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12 Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13 Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14 Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15 Jesus perguntou-lhe: Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”. 16 Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabunni” (que quer dizer: Mestre). 17 Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18 Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do Evangelho

Hoje nas leituras  mostra a figura de Maria Madalena que foi perduada por Jesus cristo recebendo o perdão e a Misericórdia de Deus,na primeira leitura mostra a esposa apaixonada pelo esposo encontrando  o amor da vida dela assim ela o fez ,procurou pedir perdão por seus crimes ,pecados que tinham feitos nesta vida.

No Evangelho mostra a Ressureição de Jesus cristo Maria do lado de fora  do túmulo aos prantos Jesus se aproxima dela e pergutas: Porque charas mulher aquem procuras?
Maria disse: ''Levarão o corpo do meu senhor e não sei onde o colocarão.Desta maneira de nossas vidas somos iguais a Maria as vezes sabemos que Jesus está vivo mas não o reconhecamos que ele ressucitou em nossas vidas.
Maria olhou-se para trás e viu  o mestre de pé  e esclamou“Rabunni” (que quer dizer: Mestre).  depois que ela reconheceu Jesus ao dizer o nome dela de '' Maria''! ela virou -se e queria o abraçar ,pegar em jesus mas ele disse '' Não me segures ainda não fui para o meu pai .Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”.

Dali ela partiu e correu a dar a noticia aos discipulos muitos duvidarão dela e outros acreditarãrão nela  foram João e Pedro que acreditaram em Maria e depois ele apareceu a eles ,e logo apareceu a eles várias  vezes ao mar da galiléia e outros mar falando sobre a sua rssureição.

Maria de fato foi a primeira que viu o rosto de Jesus ''  Eu vi o senhor''  pois ela estava ali junto aos pés da cruz de jesus aquela que eles queriam apedreja-lo ele a perduou com o amor de pai.

Ela que fostes chamada de pecadora chaorando aos pés de Jesus na casa de simão lavando os pés dele com lagrimas e banhando com perfume os seus pés pedindo o perdão dele de ''Jesus''.
 Homilia : THIAGO PEREIRA

Maria lavando os pés de Jesus com lágrimas e com perfume jesus chama atencão a simão .
 Simão: «Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não Me deste água para os pés; mas ela banhou-Me os pés com as lágrimas e enxugou-os com os cabelos.

 Levaram Maria a ser pedrejada por que tinha apanhada em adultério  tendo relações com  homens casados , levaram até Jesus Jesus ecreve no chão e diz: Quem não tiver pecado atire a primeira pedra .Todos estavam saindo um porum e virou-se para ela e disse ''Mulher cader aqueles que ti condenavam ela disse'' Ningeum senhor .
Jesus disse :'' Então vai e não peques mais.
 
 
 
 outro evangelho famoso está ela no poço uma samaritana  e jesus se aproxima dela e disse : Quem beber desta água terá sede novamente e quem beber da água que eu der nunca mais terá sede ,ela disse senhor mostra-me desta água viva para eu nunca mais vim aqui buscar agua? Jesus disse :''Chame seu marido ela disse ''Não tenho marido Jesus afirma de fato dissestes bem não tem marido eu sou a fonte de agua viva.


 No meomento da cruz ela esteve presente no sofrimento da morte de jesus até o ultimo suspiro de Jesus maria madalena esteve presente viu Jesus morrer ,viu Jesus ser morto e sepultado ,e  a primeira ver Jesus Ressuscitar dos mortos, ela da qual vistes jesus na casa de simão até chegar a cruz de cristo.


 Jesus apareceu a ela como glorioso e Ressucitado dizendo a ela ''Maria '' ela olha para jesus e vê ele de pé e diz: ''RABUNNI ''que quer dizer mestre ele aparece a ela pois foi ela que esteve na hora santa da paixão de Jesus cristo e no seputamento de jesus ela esteve presente.



BIOGRAFIA DE SANTA MARIA MADALENA
Natural de Mágdala, na Galileia, Maria Madalena foi contemporânea de Jesus Cristo, tendo vivido no Século I. O testemunho de Maria Madalena é encontrado nos quatro Evangelhos: “Os doze estavam com ele, e também mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus e de doenças. Maria, dita de Mágdala, da qual haviam saído sete demônios…” (Lc 8,1-2).
Após ter sido curada por Jesus, Maria Madalena coloca-se a serviço do Reino de Deus, fazendo um caminho de discipulado, de seguimento a Nosso Senhor no amor e no serviço. E este amor maduro de Maria Madalena levou-a até ao momento mais difícil da vida e da missão de Nosso Senhor, permanecendo ao lado d’Ele:
“Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena” (Jo 19,25).
Maria Madalena foi a primeira testemunha da Ressurreição de Jesus:
“Então, Jesus falou: ‘Maria!’ Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: ‘Rabûni!’ (que quer dizer: Mestre)” (Jo 20,16).
A partir deste encontro com o Ressuscitado, Maria Madalena, discípula fiel, viveu uma vida de testemunho e de luta pela santidade.
Existe também uma tradição de que Maria Madalena, juntamente com a Virgem Maria e o Apóstolo João, foi evangelizar em Éfeso, onde depois veio a falecer nesta cidade.
O culto à Santa Maria Madalena no Ocidente propagou-se a partir do Século XII.

Santa Maria Madalena, rogai por nós!




 

Um comentário:

  1. santa maria madalena rogai por nós junto a jesus cristo vós que estás perto de Deus.

    ResponderExcluir