quarta-feira, 31 de julho de 2013

Evangelho do dia Dia de santo inacio de loyola

Santo Inácio de Loyola – Quarta-feira 31/07/13


 

Primeira Leitura (Êx 34,29-35)

Leitura do Livro do Êxodo.
29 Quando Moisés desceu da montanha do Sinai, trazendo nas mãos as duas tábuas da aliança, não sabia que a pele de seu rosto resplandecia por ter falado com o Senhor. 30 Aarão e os filhos de Israel, vendo o rosto de Moisés resplandescente, tiveram medo de se aproximar.
31 Então Moisés os chamou, e tanto Aarão como os chefes da Comunidade foram para junto dele. E, depois que lhes falou, 32 todos os filhos de Israel também se aproximaram dele, e Moisés transmitiu-lhes todas as ordens que tinha recebido do Senhor no monte Sinai.
33 Quando Moisés acabou de lhes falar, cobriu o rosto com um véu. 34 Todas as vezes que Moisés se apresentava ao Senhor, para falar com ele, retirava o véu, até a hora de sair; depois saía e dizia aos filhos de Israel tudo o que lhe tinha sido ordenado.
35 E eles viam a pele do rosto de Moisés resplandecer; mas ele voltava a cobrir o rosto com o véu, até o momento que entrava para falar com o Senhor.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
 
Responsório (Sl 98)

— Santo é o Senhor nosso Deus.
— Santo é o Senhor nosso Deus.
— Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos perante seus pés, pois é santo o Senhor nosso Deus!
— Eis Moisés e Aarão entre os seus sacerdotes. E também Samuel invocava seu nome, e ele mesmo, o Senhor, os ouvia.
— Da coluna de nuvem falava com eles. E guardavam a lei e os preceitos divinos, que o Senhor nosso Deus tinha dado.
— Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos perante seu monte, pois é santo o Senhor nosso Deus!


Evangelho (Mt 13,44-46)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44 “O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.
45 O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46 Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
 
O Reino dos Céus é um verdadeiro tesouro escondido. Tesouro para a nossa alma. Um tesouro para o nosso coração.
Hoje, a liturgia nos dá a graça de celebrarmos Santo Inácio de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus (os jesuítas), tão importante na evangelização do Brasil.
Lembrando os seguidores de Santo Inácio entre nós, tivemos o padre Manoel da Nóbrega, o beato José de Anchieta e tantos outros. E, é claro, lembramos nesse dia do Papa Francisco, que também pertence à Companhia de Jesus.
Santo Inácio de Loyola foi muito importante pelos seus “exercícios espirituais”, que nos ajudam a meditar com muita profundidade e fazermos o discernimento do que é de Deus e do que não é de Deus, daquilo que edifica a alma e daquilo que não a edifica.
Por isso, a riqueza de Santo Inácio de Loyola nos ajuda a compreender a importância do Reino dos Céus em nossa vida, porque esse Reino é um verdadeiro tesouro escondido para nossa alma. Um tesouro para o nosso coração.
Esse Reino é comparado a pérolas preciosas. Quando alguém encontra um tesouro, ele o esconde num lugar muito especial. Primeiramente, para proteger, guardar, ter segurança. E também para não perder esse tesouro.
Ninguém quer perder tesouro, ouro ou uma pérola de valor inestimável. Aí, eu quero dizer a você: não existe nada mais precioso, mais valoroso – para aquele que encontrou o sentido da vida no Evangelho de Cristo – do que o próprio Jesus.
Mas se você não cuida, não valoriza, não dá valor a bem, corre o risco de perdê-lo!
Que preciosa é a Palavra de Deus! Que respeito eu preciso ter para com ela! Que lugar especial deve ocupar a Palavra de Deus na minha vida, de modo a não considerá-la como uma coisa entre tantas outras coisas!
Se eu sei dar valor ao tesouro, esse tesouro faz da minha vida também uma coisa muito preciosa.Seja uma boa semente não um joio que é arrancado e jogado no fogo .
 

Santo Inácio de Loyola

Santo Inácio de Loyola
Neste dia celebramos a memória deste santo que, em sua bula de canonização, foi reconhecido como tendo “uma alma maior que o mundo”.
Inácio nasceu em Loyola na Espanha, no ano de 1491, e pertenceu a uma nobre e numerosa família religiosa (era o mais novo de doze irmãos), ao ponto de receber com 14 anos a tonsura, mas preferiu a carreira militar e assim como jovem valente entregou-se às ambições e às aventuras das armas e dos amores. Aconteceu que, durante a defesa do castelo de Pamplona, Inácio quebrou uma perna, precisando assim ficar paralisado por um tempo; desse mal Deus tirou o bem da sua conversão, já que depois de ler a vida de Jesus e alguns livros da vida dos santos concluiu: “São Francisco fez isso, pois eu tenho de fazer o mesmo. São Domingos isso, pois eu tenho também de o fazer”.
Realmente ele fez, como os santos o fizeram, e levou muitos a fazerem “tudo para a maior glória de Deus”, pois pendurou sua espada aos pés da imagem de Nossa Senhora de Montserrat, entregou-se à vida eremítica, na qual viveu seus “famosos” Exercícios Espirituais, e logo depois de estudar Filosofia e Teologia lançou os fundamentos da Companhia de Jesus. A instituição de Inácio iniciada em 1534 era algo novo e original, além de providencial para os tempos da Contra-Reforma. Ele mesmo esclarece: “O fim desta Companhia não é somente ocupar-se com a graça divina, da salvação e perfeição da alma própria, mas, com a mesma graça, esforçar-se intensamente por ajudar a salvação e perfeição da alma do próximo”.
Com Deus, Santo Inácio de Loyola conseguiu testemunhar sua paixão convertida, pois sua ambição única tornou-se a aventura do salvar almas e o seu amor a Jesus. Foi para o céu com 65 anos e lá intercede para que nós façamos o mesmo agora “com todo o coração, com toda a alma, com toda a vontade”, repetia.
Santo Inácio de Loyola, rogai por nós!
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário