quarta-feira, 3 de julho de 2013

Evangelho do dia -Dia de são Tomé

Missa de são Tomé

São Tomé, apóstolo – Quarta-feira 03/07/13


      
    

Primeira Leitura (Ef 2,19-22)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.
Irmãos, 19 já não sois mais estrangeiros nem mi­grantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20 Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21 É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo Santo no Senhor. 22 E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
 
Responsório (Sl 116)

— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos festejai-o!
— Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!


Evangelho (Jo 20,24-29)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

24 Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25 Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.
26 Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27 Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28 Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29 Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
 
Reflexão do evangelho
 
O  evangelho de hoje nos mostra a figura de Tomé ,Jesus entra em casa onde estavam todos reunidos no mesmo lugar,ele entra e diz :A Paz esteja convosco depois desta saldação jesus mostra os seus ferimentos e vai some na frente deles ,na mesma hora  eles contam a tomé .“Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. Depois de oito dias Jesus aparece e diz: A paz esteja convosco depois pede a Tomé “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”.  Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 
Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto, muitas  pessoas so acreditam se tocar, onde está a nossa fé ,está em bens ou em Jesus caminho ,verdade e vida ,ele ressuscitou para nos salvar .
Mesmo sem acreditar ele disse : Meu senhor e meu Deus.

São Tomé

São Tomé


ORAÇÃO A SÃO TOMÉ
 
Ó Apóstolo São Tomé,
experimentaste o desejo de querer morrer com Jesus,
sentiste a dificuldade de não conhecer o Caminho,
e viveste na incerteza e na obscuridade da dúvida, no dia de Páscoa.


Na alegria do encontro com Jesus Ressuscitado,
na comoção da fé reencontrada, num ímpeto de terno amor, exclamaste:
"Meu Senhor e meu Deus!"


Ó Espírito Santo, no dia de Pentecostes,
transformou-te num corajoso missionário de Cristo,
incansável peregrino do mundo, até aos extremos confins da terra.


Protege a tua Igreja, a mim e à minha família
e faz com que todos encontrem o Caminho, a Paz e a Alegria
para anunciar, com paixão e abertamente, que Cristo
é o único Salvador do Mundo,
ontem, hoje e sempre.
Amém.

Faça o seu pedido a São Tomé
 São tomé apostolo e seguidor de Jesus que não estavas com Jesus quando ele apareceu escuta os nosso pedidos .Amém
 reze 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai...
 
Pertenceu ao grupo dos doze apóstolos. O Senhor o chamou dentro de sua realidade, com suas fraquezas e até com suas crises de fé.
Nosso Senhor Jesus revelou a nós coisas maravilhosas através de São Tomé:
“Tomé lhe disse: ‘Senhor, nós nem sabemos para onde vais, como poderíamos saber o caminho?’ Jesus lhe disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai a não ser por mim” (Jo 14,6).
Tomé nunca teve medo de expor a realidade de sua fé e de sua razão, que queria saber cada vez mais e melhor. Quando Jesus apareceu aos apóstolos ao ressuscitar, Tomé não estava ali, e aí encontramos seu testemunho: “Oito dias depois, os discípulos encontravam-se reunidos na casa, e Tomé estava com eles. Estando as portas fechadas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!” Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,26-28).
O Papa São Gregório Magno meditando essa realidade de São Tomé diz: “A incredulidade de Tomé não foi um acaso, mas prevista nos planos de Deus. O discípulo, que, duvidando da Ressurreição do Mestre, pôs as mãos nas chagas do mesmo, curou com isso a ferida da nossa incredulidade”.
Segundo a Tradição, Tomé teria ido, depois de Pentecostes, evangelizar pelo Oriente e Índia onde morreu martirizado, ou seja, morreu por amor, testemunhando a sua fé.
São Tomé, rogai por nós !

Nenhum comentário:

Postar um comentário