segunda-feira, 24 de junho de 2013

Natividade de joão Batista

Natividade de São João Batista – Segunda-feira 24/06/13

 
    

Primeira Leitura (Is 49,1-6)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.
1 Nações marinhas, ouvi-me, povos distantes, prestai atenção: o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome; 2 fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim flecha aguçada, escondida em sua aljava, 3 e disse-me: “Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado”.
4 E eu disse: “Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem fruto, inutilmente; entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus me dará recompensa”. 5 E agora diz-me o Senhor – ele que me preparou desde o nascimento para ser seu Servo – que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória. 6 Disse ele: “Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 138)

— Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!
— Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!
— Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe pe­netrais meus pensamentos; per­cebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.
— Fostes vós que me formastes as entranhas, e no seio de minha mãe vós me tecestes. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me for­mastes!
— Até o mais íntimo, Senhor, me conheceis; nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis, quando eu era modelado ocultamente, era formado nas entranhas subterrâneas.
 
Segunda Leitura (At 13,22-26)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, Paulo disse: 22 “Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade’. 23 Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus.
24 Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. 25 Estando para terminar sua missão, João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele, do qual nem mereço desamarrar as sandálias’. 26 Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
 
 
Evangelho (Lc 1,57-66.80)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

57 Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58 Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59 No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60 A mãe, porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”.
61 Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62 Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63 Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. 64 No mesmo instante, a boca de Za­carias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65 Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Ju­deia. 66 E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. 80 E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.

                                                     — Palavra da Salvação.
                                                      — Glória a vós, Senhor.
 
 
 
Reflexão do evangelho
 
Hoje temos a alegria de celebrar a festa da Natividade de João Batista essa festa se deu por volta do primeiro século antes de Cristo, como promessa de Deus a seu povo , o nome João Batista significa : Deus misericórdioso. Deus prometeu a Zacarias que não falaria em quanto o menino não nascesse , quando ele nasceu , perguntarão a Mãe Isabel qual seria o nome do menino a mãe disse :
JOÃO É O SEU NOME deposis disse ao pai Qual seria o nome do menino
Ele pegou uma tabuinha e escreveu o nome JOÃO todos ficarão adimirados pençando o que viria ser esse menino da messma hora a boca de zacarias se abriu e ele começou a louvar a Deus.
Deus foi misericórdioso com Isabel e zacarias que deu um filho na velhice ,pois Deus tinha escolhido zacarias para entrar no santuário de Deus .
Deus sempre tem maravilhas a  nós seus filhos pois ele escolhe e nos capacita.
 

São João
São João Batista, o santo festeiro

João Batista, nascido no ano 2 a.C. é filho de Zacarias e Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus Cristo. Foi separado desde a infância para ser o profeta que anunciaria a vinda do Filho de Deus. Viveu no deserto da Judeia durante a fase adulta e se alimentou de mel e gafanhotos. Instituiu o batismo da remissão de pecados como meio de salvação para os gentios - os não-judeus. Foi preso e decaptado no reinado de Herodes, no ano 26 d.C.
Ele foi o precursou e primo de Jesus cristo,que seria o escolhido para ser a porta do céu .
Normalmente a festa de um Santo é fixada no dia de sua morte, que é o dia de seu nascimento para a vida eterna. São João Batista é uma exceção, pois tem duas festas: seu nascimento, em 24 de junho, e sua morte, em 29 de agosto.Por quê? Quando Maria visitou Isabel, que estava grávida dele, o bebê João pulou de alegria em seu seio. Neste momento foi santificado pelo bebê Jesus que estava no seio da Virgem Maria. Assim, ele já nasceu santo. E foi João quem recebeu o maior elogio de Cristo, que afirmou ser ele o maior entre todos os nascidos de mulher.Zacarias e Isabel eram um casal idoso e padeciam de uma grande tristeza: não tinham filhos. Isabel era estéril, idosa, sem condições de ser mãe. No mundo judeu, o fato de não ter descendência era visto como um grande castigo, uma desgraça. Mas, para quem tem fé, a esterilidade se transforma em vida. E assim foi.Zacarias, que era sacerdote, certo dia estava no templo de Jerusalém oferecendo incenso ao Senhor quando um anjo lhe apareceu e disse que Deus tinha ouvido suas preces. Isabel conceberia um filho na velhice. Zacarias achou graça disso tudo pois, pelas leis da natureza, isso seria impossível. Então o anjo deu-lhe um sinal: ficaria surdo e mudo até que isso acontecesse (Lc 1,5-25). E Isabel ficou grávida...Isabel, no sexto mês da gravidez, teve a alegria de receber a visita de sua prima Maria, que, por sua vez, esperava Jesus. Que encontro fantástico: a mãe do último profeta do Antigo Testamento ser visitada pela mãe do profeta dos profetas, o Filho de Deus.Maria não resiste de emoção ao ver tantas maravilhas e proclama seu Magnificat: "A minha alma engrandece o Senhor, porque ele pôs os olhos em sua humilde serva" (Lc 1,46-55). Maria ajudou Isabel três meses, voltando depois para casa, pois tinha um segredo para relatar a José: sua gravidez miraculosa.
Isabel deu à luz e, naquele dia, houve festa nas montanhas da Judéia: mais um filho dado por Deus ao mundo. Os vizinhos acenderam fogueiras em sinal de júbilo e para terem luz para a festa e as conversas. Um filho não é patrimônio somente da família: pertence a toda a comunidade e a festa é de todos (Lc 1,57-67).E veio a pergunta normal nestas ocasiões: Que nome colocar nesse menino tão esperado e anunciado? Pela tradição, seria Zacarias, o nome do pai. Nos tempos da Bíblia, o nome era muito importante, pois indicava a vocação de uma pessoa. Mudar o nome era o mesmo que mudar a qualificação da pessoa, como Abrão que fica Abraão, Jacó que fica Israel, Simão que fica Pedro.
Isabel disse que não seria Zacarias, pois o anjo tinha dito outro nome. Então, com sinais, consultam o velho Zacarias. Ele pede uma tábua e escreve: João é o seu nome. O nome João significa "Deus teve compaixão".Zacarias começou novamente a falar e a ouvir, explodindo de alegria num hino que começa assim: "Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e libertou o seu povo!" (Lc 1,68-79). Tudo isso foi muito comentado em toda a região pois, de fato, Deus estava visitando seu povo.

Os sinais da presença de Deus eram claros:

Maria, uma mulher do povo, tinha concebido pelo poder do Espírito Santo;Isabel, uma senhora idosa, estéril, dera à luz ao menino João;Zacarias, que tinha ficado surdo e mudo, passou a ouvir e a falar. Deus estava irrompendo na história: a esterilidade dava lugar à vida, a vergonha e a tristeza era substituída pela alegria, os mudos falam, os surdos ouvem. Era a presença do Deus da vida! Uma primavera sem fim. Começavam os tempos do Messias.
Quando João cresceu, tornou-se um grande profeta, peregrinava ao longo do rio Jordão: anunciava a penitência, o perdão dos pecados, a conversão e batizava as pessoas que aceitavam mudar de vida, recebendo assim o apelido de "Batista". E anunciava uma notícia esperada há milhares de anos: o Messias, o Cordeiro de Deus estava para chegar, aliás, já tinha nascido.
João afirmava que o Messias seria enérgico, um juiz rigoroso. Neste ponto se enganou: o Messias, Jesus, era a mais doce e bondosa das criaturas, veio para salvar e não para condenar, veio anunciar a graça divina, e não os castigos divinos.
João foi muito humilde: apesar de todo o seu sucesso, das multidões que o procuravam, ao ver Jesus considerou encerrada a sua missão de precursor, de abridor de caminhos: daqui para a frente é Jesus quem tem a palavra final.Jesus também foi muito humilde, pedindo para ser batizado por João. No mundo das grandezas divinas, tudo é simplicidade, ninguém se considera maior, todos querem ser servidores. Assim foi com João, São João Batista.

Oração - São João Batista



São João Batista


Glorioso São João Batista príncipe dos profetas


precursor de Jesus primogênito da graça


do Redentor fostes grande diante do Senhor.


Por vossas admiráveis virtudes alcance-nos de Jesus


a graça de amá-lo e servi-lo até a morte com extremo


afeto e dedicação alcance-nos profunda devoção


à Virgem Maria ela saiu apressadamente para visitar


a vossa Mãe Isabel foi quando a presença de Jesus


ainda no ventre de Maria vos libertou do pecado original


e vos encheu com os dons do Espírito Santo.


A vossa grande bondade e poderoso auxílio nos ajudem

a amar sempre mais a Jesus Amém!


São João pregador da penitência rogue por nós.
São João precursor do Messias rogue por nós.
São João alegria do povo rogue por nós
Amém!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário