domingo, 9 de junho de 2013

Evangelho do dia FILHO DE NAIM

Missa do 10 Domingo do Tempo Comum


Primeira Leitura (1Rs 17,17-24 )

Leitura do Primeiro Livro dos Reis:
Naqueles dias, 17sucedeu que o filho da dona da casa caiu doente, e o seu mal era tão grave que ele já não respirava. 18 Então a mulher disse a Elias: “O que há entre mim e ti, homem de Deus? Porventura vieste à minha casa para me lembrares os meus pecados e matares o meu filho?”.
19 Elias respondeu-lhe: “Dá-me o teu filho!” Tomando o menino do seu regaço, levou-o ao aposento de cima onde ele dormia, e o pôs em cima do seu leito. 20 Depois, clamou ao Senhor, dizendo: “Senhor, meu Deus, até a viúva, em cuja casa habito como hóspede, queres afligir, matando-lhe seu filho?”.
21 Depois, por três vezes, ele estendeu-se sobre o menino e suplicou ao Senhor: “Senhor, meu Deus, faze, te rogo, que a alma deste menino volte às suas entranhas”.
22 O Senhor ouviu a voz de Elias: a alma do menino voltou a ele e ele recuperou a vida. 23 Elias tomou o menino, desceu com ele do aposento superior para o interior da casa, e entregou-o à sua mãe, dizendo: “Eis aqui o teu filho vivo”. 24 A mulher exclamou: “Agora vejo que és um homem de Deus, e que a palavra do Senhor é verdadeira em tua boca”.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 29)

(Música igual à faixa 14 do CD)
— Eu vos exalto,/ ó Senhor,/ pois me livrastes,/ e preservastes minha vida da morte!
— Eu vos exalto,/ ó Senhor,/ pois me livrastes,/ e preservastes minha vida da morte!
— Eu vos exalto,/ ó Senhor,/ pois me livraste,/ e não deixastes rir de mim meus inimigos!/ Vós tirastes minha alma dos abismos e me salvastes,/ quando estava já morrendo!
— Cantai salmos ao Senhor, povo fiel,/ dai-lhe graças e invocai seu santo nome!/ Pois sua ira dura apenas um momento,/ mas sua bondade permanece a vida inteira;/ se à tarde vem o pranto visitar-nos,/ de manhã vem saudar-nos a alegria.
— Escutai-me,/ Senhor Deus,/ tende piedade!/ Sede, Senhor,/ o meu abrigo protetor!/ Transformastes o meu pranto em uma festa,/ Senhor meu Deus,/ eternamente hei de louvar-vos!


Segunda Leitura (Gl 1,11-19)

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.
11 Asseguro-vos, irmãos, que o evangelho pregado por mim não é conforme a critérios humanos. 12 Com efeito, não o recebi nem aprendi de homem algum, mas por revelação de Jesus Cristo. 13 Certamente ouvistes falar como foi outrora a minha conduta no judaísmo, com que excessos perseguia e devastava a Igreja de Deus 14 e como progredia no judaísmo, mais do que muitos judeus de minha idade, mostrando-me extremamente zeloso das tradições paternas.
15 Quando, porém, aquele que me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça 16 se dignou revelar-me o seu Filho, para que eu o pregasse entre os pagãos, não consultei carne nem sangue 17 nem subi, logo, a Jerusalém para estar com os que eram apóstolos antes de mim. Pelo contrário, parti para a Arábia e, depois, voltei ainda a Damasco. 18 Três anos mais tarde, fui a Jerusalém para conhecer Cefas e fiquei com ele quinze dias. 19 E não estive com nenhum outro apóstolo, a não ser Tiago, o irmão do Senhor.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho (Lc 7,11-17)


Pres.: O Senhor esteja convosco.
Ass.: Ele está no meio de nós.
Pres.: PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Ass.: Glória a vós, Senhor.
Pres.: Naquele tempo, 11 Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. 12 Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. 13 Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: “Não chores!” 14 Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” 15 O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. 16 Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: “Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo”.
17 E a notícia do fato espalhou-se pela Judeia inteira, e por toda a redondeza


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do evangelho

   Estamos no 10 Domingo do Tempo Comum no Evangelho mostra duas Ressureição uma mostra do profeta Elias pedindo a Deus que devolvesse a alma da criança que estava morta,e o outro mostra a figura de um jovem morto filho de uma viúva, todos levando para ser enterrado mas acontece um sinal de Deus ,Jesus se aproxima da aquela multidão e ver a Mãe chorando triste ao aproxima da mãe diz: ''Não chores'' ! essa expressão de Jesus ''não chore ''é uma expressão inadequada pois muitos sofrimentos estamos vendo as mães choram pelos seus filhos,isso é um motivo para chorar.

Jesus queria era consola-la ate se encher de compaixão e ressuscitar o menino morto'' Jovem, eu te ordeno,levante-te!'' O menino que estava morto tornou-se a viver novamente que disse que Jesus tem poder de ressuscitar quem esta morto a vida .
Pois Deus é Deus dos vivos ,e não dos mortos.
Como :
1 Primeira leitura : O Profeta Elias suplicou a Deus que devolvesse a alma as entranhas do Menino pois estava morto ele rezou a Deus  dizendo: Senhor, meu Deus, faze, te rogo, que a alma deste menino volte às suas entranhas”.De repente o menino acorda com vida e ele entrega a sua mãe.
No Evangelho: Também mostra a figura da mãe que chora na procissão da morte do filho ,Jesus vai e levanta o menino ,cristo realmente que nos ressuscitar para a vida nova ,nos dar uma nova esperança.
 
As veses estamos mortos espiritualmente que nem com orações ressuscitemos mas jesus hoje neste Evangelho ele quer ressuscitar nós para uma vida nova ,renovada e santificada no Espirito Santo.

As veses perdemos as esperança mas Jesus nos diz: Filho(a) levanta-te
Queremos morrer para o pecado e ressuscitar para a vida nova.
 
SENHOR JESUS QUEREMOS RESSUSCITAR TAMBÉM PARA SER UMA NOVA PESSOA ,UMA NOVA CRIATURA FAS-ME NASCER NOVAMENTE PARA QUE EU TE LOUVO TODOS OS DIAS DE MINHA VIDA,ASSIM COMO FEZ COM O FILHO DE NAIM A POBRE MÃE SEM ESPERANÇAS VENDO O FILHO MORTO JESUS TOCA E LEVANTA O MENINO SENHOR AJUDA-ME A RESSESCITAR PARA OBTER A SALVAÇÃO QUE TANTO DESEJO PARA MIM E MEUS AMIGOS.
SENHOR DEUS VEJA O MEU PECADO MINHAS AVAREZAS NÃO OLHES PARA ELAS MAS CUIDA DE MIM E ME SANTIFICA-ME POIS PRECISO VER A TUA PALAVRA EM MINHA VIDA.
 
 
FILHO ,EU TE ORDENO LEVANTA-TE
Um profeta apareceu entre nós e Deus veio vizitar o seu povo ,este foi o que citou este evangelho para nós ,que nos mostrar que a Ressureição da criança veio  para mostrar, que Jesus realmente cura e nos levanta,ele ver a nossa fraqueza e olha para nossos sofrimentos
e Diz:Eu os curarei tirarei desta situação de pecado sabemos que Deus pode nos curar ,só nós querermos que ele transforme a nossa mizéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário