terça-feira, 11 de junho de 2013

Evangelho do dia - santo do dia -são Barnabé

Missa de Terça feira dia de São Barnabé

São Barnabé – Terça-feira 11/06/13

  
Primeira Leitura (At 11,21b-26; 13,1-3)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 11,21 bmuitas pessoas acreditaram no Evangelho e se converteram ao Senhor. 22 A notícia chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém. Então enviaram Barnabé até Antioquia.
23 Quando Barnabé chegou e viu a graça que Deus havia concedido, ficou muito alegre e exortou a todos para que permanecessem fiéis ao Senhor, com firmeza de coração. 24 É que ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão aderiu ao Senhor.
25 Então Barnabé partiu para Tarso, à procura de Saulo. 26. Tendo encontrado Saulo, levou-o a An­tioquia. Passaram um ano inteiro trabalhando juntos naquela Igreja, e instruíram uma numerosa multidão. Em Antioquia os discípulos foram, pela primeira vez, chamados com o nome de cristãos.
13,1 Na Igreja de Antioquia, havia profetas e doutores. Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio de Cirene, Ma­naém, que fora criado junto com Herodes, e Saulo. 2 Um dia, enquanto celebravam a liturgia, em honra do Senhor, e jejuavam, o Espírito Santo disse: “Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei”. 3 Então eles jejuaram e rezaram, impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo, e deixaram-nos partir.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 97)



— O Senhor fez conhecer seu poder salvador, e às nações sua justiça.

— O Senhor fez conhecer seu poder salvador, e às nações sua justiça.


— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

— Cantai Salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei!


Evangelho (Mt 10,7-13)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 “Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! 9 Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10 nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento.
11 Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12 Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13 Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Dia 11 de junho

Reflexão do Evangelho

Hoje com alegria estamos celebrando o dia de São Barnabé marte bispo e marte que pela obra de Deus evanglizava anunciando a palavra de Jesus cristo.
como mostra no Evangelho que jesus ao escolher os seus disscipulos envia um a um a evangelizar todos os povos de raça e lingua. Jesus da ordens aos seus discipulos:
  Curai os doentes, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios,,purificai os leprosos dai graças também e recebem a graça . Jesus também dizem não levem sacolas , nem ouro nem pratas  nem bstão ,quando entrardes numa cidade deseje a paz ,quantas vezes fomos chamados a servir em casas de irmãos e muitos não foram dignos da graça .

Jesus da ordens aos seus discipulos e da ordem a cada um de nós ,dar autoridades para expulsar os demônios ,curar os que precisam e purficar-lo sejamos assiim como fostes dignos da graça de Deus ,vamos levar jesus aos nossos irmãos pela palavra de Deus e ser portador do Evangelho de Jesus cristo.


 
Oração de São Barnabé:





 
Santo Apóstolo, Barnabé, que fostes eleito a levar o Evangelho a Antioquia e orientar os neófitos, tendo a cooperação de são Paulo e posteriormente de Marcos em Salamina e em tantos outros lugares, vós que fostes o primeiro bispo de Milão, que morrestes apedrejado por pagãos impiedosos, volvei o vosso olhar a nós e a todos os apóstolos da Igreja, para que servindo ao Evangelho, possam encontrar a fortaleza necessária para nunca se desanimar. Olhai para as pedras que se encontram em nosso caminho, pois elas vos apressaram vosso encontro com Deus: que as nossas nos levem à santidade também, aceitando-as nos sofrimentos, com brandura e paciência. Por Cristo Nosso Senhor. Amém







História: Apesar de que São Barnabé não tenha sido um dos doze eleitos por Jesus Cristo, é considerado Apóstolo por aqueles primeiros padres da Igreja, mesmo por São Lucas, por causa de a missão especial que lhe confiou o Espírito Santo e sua ativa tarefa apostólica.
Barnabé era um judeu da tribo de Levi, nascera em Chipre; seu nome original era a José, porém os Apóstolos o trocaram ao de Barnabé que significa ‘homem esforçado’.
É mencionado nas Sagradas Escrituras, no quarto capítulo dos Atos dos Apóstolos; menciona-se a venda de suas propriedades. O Santo foi eleito para levar o Evangelho a Antioquia,instruir e orientar aos neófitos.
Para esta missão obteve a cooperação de São Paulo. Os dois pregadores obtiveram grande êxito; a Antioquia converteu-se em um grande centro de evangelização e foi ali onde, pela primeira vez, deu-se o nome de Cristãos aos fiéis seguidores de Cristo.
Tempo mais tarde, foi lhe dada uma nova missão e partiram para cumpri-la, acompanhados por João Marcos. Primeiro se trasladaram a Seleucia e depois a Salamina, em Chipre.
Logo após chegarem a Pafos, onde converteram o procônsul romano Sergio Paulo, navegaram até Perga em Pamfilia, onde João Marcos os abandonou. Em Iconium, em Licaônia, estiveram a ponto de morrer apedrejados. Em Listra, São Paulo curou milagrosamente a um paralítico e os habitantes pagãos os confundiram com a “deuses”.
De regresso a Antioquia passaram por todas as cidades que haviam visitado para confirmar e ordenar presbíteros. Surgiram certas diferenças entre São Paulo e São Barnabé, pelo que se decidiram separar. São Barnabé partiu então para Chipre, acompanhado de João Marcos, para visitar as igrejas que ali haviam fundado.
Ao redor do ano 60 ou 61, São Barnabé já havia falecido. Diz-se que foi apedrejado até morrer em Salamina.Outra tradição no-lo apresenta como pregador em Alexandria e em Roma e além disso como primeiro bispo de Milão.


São Barnabé, que tem seu dia comemorado em 11 de junho, foi patrono de São Paulo, e nasceu com o nome de Josés Justus em Chipre.
Os apóstolos o chamaram de Barnabé ( filho da consolação) quando ele se tornou um cristão em Jerusalém. Ali ele patrocinou São Paulo apresentando-o como seu discípulo. Ele levou Paulo para Tarsus e também levou Paulo quando foi com São Marcos, seu primo para a Antióquia.
São Barnabé conduziu missões em Chipre, Perga, Iconium e Listra em Lycaônia (hoje Turquia). Ele sofreu perseguições e voltou para Antióquia e depois ele deixou São Paulo e foi para Chipre com São Marcos. A tradição diz que Barnabé pregou na Alexandria, Egito, Roma e Grécia.
Quando estava pregando em Listra na Licaônia, São Barnabé percebeu a presença de um paralítico e disse “Levanta-te e anda ” e o milagre aconteceu.
São Barnabé foi apedrejado até a morte em Salamis na Grécia no ano de 61DC. Ele não é um dos 12 apóstolos originais, mas é descrito nos Atos dos Apóstolos. Seu nome está na Primeira Prece Eucarística.
São Barnabé é o padroeiro de Milão, de Florença, dos missionários e dos tecelões.
Quando sua tumba foi descoberta em 485, suas relíquias foram levadas para Constantinopla pelo Imperador Zeno. Mais tarde suas relíquias foram para Milão, Edenna, Pávia , Gênova , Cremona , Nápoles, Praga, Florença, Namur, Tournas, Bélgica e Toulouse.
São Barnabé é o fundador da Igreja Cipriota.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário