domingo, 23 de junho de 2013

Evangelho do dia -12 Domingo do tempo comum'' Quem dizeis que eu sou?

12ª Domingo do Tempo Comum – Domingo 23/06/13

   

Primeira Leitura (Zc 12,10-11; 13,1)

Leitura da Profecia de Zacarias:
Assim diz o Senhor: 10 “Derramarei sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de graça e de oração; eles olharão para mim. Ao que eles feriram de morte, hão de chorá-lo, como se chora a perda de um filho único, e hão de sentir por ele a dor que se sente pela morte de um primogênito.
11 Naquele dia, haverá um grande pranto em Jerusalém, como foi o de Adadremon, no campo de Magedo.
13,1 Naquele dia, haverá uma fonte acessível à casa de Davi e aos habitantes de Jerusalém, para ablução e purificação.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


 Salmo Responsórial (Sl 62 )
— A minh’alma tem sede de vós,/ como a terra sedenta, ó meu Deus!
— A minh’alma tem sede de vós,/ como a terra sedenta, ó meu Deus!
— Sois vós, ó Senhor, o meu Deus!/ Desde a aurora ansioso vos busco!/ A minh’alma tem sede de vós,/ minha carne também vos deseja.
— Como terra sedenta e sem água,/ venho, assim, contemplar-vos no templo,/ para ver vossa glória e poder./ Vosso amor vale mais do que a vida:/ e por isso meus lábios vos louvam.
— Quero, pois, vos louvar pela vida,/ e elevar para vós minhas mãos!/ A minh’alma será saciada,/ como em grande banquete de festa;/ cantará a alegria em meus lábios,/ ao cantar para vós meu louvor!
— Para mim fostes sempre um socorro;/ de vossas asas à sombra eu exulto!/ Minha alma se agarra em vós;/ com poder vossa mão me sustenta.


Segunda Leitura (Gl 3,26-29)



Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:

Irmãos: 26 Vós todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo.

27 Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo.

28 O que vale não é mais ser judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um só, em Jesus Cristo.

29 Sendo de Cristo, sois então descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus


Evangelho (Lc 9,18-24)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Certo dia, 18Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?”
19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”.
20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”
Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”.
21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22 E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. 24 Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
 
Reflexão do Evangelho
 
Jesus pergunta a os discipulos ''Quem dizem quem eu sou?
Eles respondem uns dizem que é joão ,outros Elias, ou alguns dos profetas que ressucitou dos mortos.
Jesus ''E vós quem dizes?
Pedro Tu és o Cristo filho de Deus vivo ,claramente jesus nos afirma que ele é o cristo que veio para salvar os Homens dos seus pecados,mas o mundo o crucuficarão numa cruz e por nossos pecados ele morreu.
 
Jesus não queria que o mundo souvesse que ele era o cristo ,só saberia quando ele ressuscitasse ao terceiro dia,de fato foi o que aconteceu ,ele morreu e ao terceiro dia jesus apareceu a eles pedindo vão e façam o que eu lhes ensinei, vão e façam todos os meus discipulos .
 
A inda disse o filho do Homen deveria sofrer muito ser açoitado e morto e ressuscitar no terceiro dia até que seja  comprida todas as escrituras que dizem a respeito de Jesus cristo.
''Quem quiser me seguir tome sua cruz e me siga.Pois quem quizer salvar a sua vida vai perdê-la;mas quem quizer perder a sua vida por causa de mim vai salvar.
 
Para seguir jesus é preciso renunciar a tudo e a todo, Muitas vezes, essas cruzes vêm em forma de doenças, de incompreensões, perdas, situações difíceis, momentos delicados… E nós entendemos tudo ao contrário, pois achamos que esses sofrimentos que vivemos são castigos de Deus. Não! O Senhor não tem tempo para castigar ninguém, Ele nos dá força e suporte para carregarmos a nossa cruz de cada dia.
 
Primeiro: A pergunta de Jesus: “Quem dizem os homens que eu sou?” Notem que as respostas são muitas: umas erradas, outras imprecisas, nenhuma satisfatória.
 
Segundo: Ante as opiniões do mundo, o Senhor dirige a pergunta a nós, seus discípulos: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Em cada geração, todos nós e cada um de nós devemos responder quem é Jesus.
 
Terceiro: Pedro respondeu quem é Jesus: Tu és o Messias!”, isto é, “Tu és o Cristo, o Esperado de Israel, aquele que Deus prometera aos nossos Pais!” Recordai, meus caros, que na mesma passagem, em São Mateus, Jesus declara claramente: Não foi carne nem sangue que te revelaram isto, mas o meu Pai que está nos céus” (Mt 16,15). Insisto: somente o Pai, na potência do Santo Espírito que habita em nós e na Igreja como um todo, é que pode revelar-nos quem é Jesus.
 
Quarto: O Evangelho nos surpreende com uma afirmação: “Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito”. Por quê? Porque havia o perigo de pensar nele como um messias glorioso, um messias como os sonhos dos judeus haviam fabricado: o messias do sucesso, das curas, dos shows da fé, dos palanques políticos, etc. Jesus somente afirmará de modo público que é o Messias quando estiver preso, amarrado, diante do Sumo Sacerdote.
 
Quinto. Exatamente para deixar claro que tipo de Messias ele é, Jesus começa a dizer “que o filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado; devia ser morto e ressuscitar depois de três dias. Ele dizia isso abertamente”.
 
Sexto. Não será a nossa a mesma atitude de Pedro, que repreende Jesus, que desejaria um mestre mais racional, mais palatável, menos radical? Não é essa a maior tentação nossa: um Cristo sem cruz, um cristianismo sem renúncia, uma vida cristã que não nos custe nada?
 
Sétimo. A resposta de Jesus é clara, curta e dirigida perenemente a todos nós: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem quiser perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salva-la!” O caminho é este, sem máscara, sem acordos, sem jeitinhos! Nosso Senhor nunca nos enganou; sempre disse claramente quais as condições para segui-lo
 
 
ORAÇÃO
 
Senhor jesus vós que dissestes aos seus seguidores ''Quem dizeis que eu sou?
Hoje Jesus faz está pergunta pra você e pra mim e você quem diz que eu sou?
Nós respondemos tu és o Filho  de Deus pai santo que veio para terra para cumprir a vontade de Deus pai, senhor precisamos descubrir o que é que o senhor quer de nós fortalece-me com tua santa vontade,que eu possa cumprir a tua vontade. Senhor vós que veio a este mundo para se entregar a nós o seu amor e sua Bondade e misericórdia  ajuda-me senhor a ser portador de tuas obras . Jesus santo e filho de Deus vós que veio a este mundo para fazer a vontade do pai por isso vos digo seja feita segundo a tua vontade ,que tudo seja comprido o que o senhor pede,
 Pai vos rogo por eles entrego  eles a tua proteção e tua bondade.

Um comentário: