sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

liturgia de Nossa senhora de Guadalupe -padroeira das Américas

Missa de Nossa Senhora de Guadalupe - Sexta-feira 12/12/2014

  

Maria apareceu ao índio São Juan Diego na montanha revelando o seu grande amor pelos seus filhos...


            (Cor Branca
         liturgia de Nossa senhora de Guadalupe)

Primeira Leitura (Gl 4,4-7)
Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.
Irmãos, 4quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, 5a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. 6E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá – ó Pai! 7Assim, já não és mais escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro: tudo isso, por graça de Deus.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 95)
Manifestai a sua glória entre as nações.
Manifestai a sua glória entre as nações.
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu Santo nome.
Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!
Publicai entre as nações: “Reina o Senhor! Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça”.
Evangelho (Lc 1,39-47)
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
39Naqueles dias Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Hoje temos alegria de celebrar a festa de Nossa Senhora de Guadalupe padroeira da América Latina peçamos a sua intercessão contra os males deste mundo os males que aflige as nossas famílias e amigos ,hoje no evangelho mostra a visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel cheia ela de graça escolhida de Deus sabendo que era obra de Deus , pela ação do espírito santo ter escolhido ela para ser a Mãe de Jesus ,ela imediatamente vai as pressas para visitar a sua prima Isabel ,chegando lá ,ela estava gravida assim como o anjo tinha dito a Maria. Isabel tua parenta  está no sexto mês daquela que era considerado estéril ,porque para Deus nada é impossível,Deus realizou e continua realizando por intermédio de sua Mãe Maria santíssima. 
vozes que clama a virgem Maria VOZ DO ANJO: AVE MARIA CHEIA DE GRAÇA O SENHOR É CONTIGO.
Voz de Isabel :Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 
São as partes do rosário  que todos os dias rezamos em honra a nossa Senhora pois a saudação de Maria chega até os nossos ouvidos. A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”Deus está nela realizando as obras nela através de do Espírito santo.
Maria Santíssima é, para nós e para toda as gerações, o sinal da manifestação amorosa do Reino de Deus no meio de nós. 

Nós hoje contemplamos uma das manifestações mais graciosas de Deus para a humanidade por intermédio de Sua Mãe. Assim como Maria foi aquela que nos trouxe Jesus para ser o Salvador de toda a humanidade, a começar pelo povo eleito, o povo escolhido, que é o povo de Israel, Deus usou e usa Sua Mãe para manifestar a todos os povos a grandeza do Seu amor e da Sua misericórdia.
Foi assim no início da América, onde nossos irmãos indígenas aqui já viviam. Por intermédio de Juan Diego, o Dieguito, Deus se manifesta por meio de Maria. Ali estava aquele índio tão aflito quando a Mãe de Deus lhe aparece e lhe diz apenas: “Eu sou tua Mãe!”.

O rosto de Maria ficou impresso no manto, ficou gravado para sempre, aquele rosto humilde e sereno. Quando foram levadas ao bispo as rosas como prova da aparição de Nossa Senhora no manto, que Juan levou consigo ficou, no qual ficou gravada a figura da Virgem. É a figura que está para sempre na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, onde a própria NASA diz: “Aqui está um fato extraordinário que não pode ser explicado!”.
O rosto de Maria se parece com o rosto de Juan Diego, o índio; o rosto dela se parece com o de todos os indígenas, se parece com o rosto de cada um de nós. Ela assume a feição de cada um de nós e a torna divina pela sua humildade e serenidade. Desde então, Juan Diego não precisou se preocupar mais, porque a sua Mãe cuidava dele e do seu povo.


 Nossa Senhora de Guadalupe - Padroeira de toda a América

Nossa Senhora de Guadalupe Num sábado, no ano de 1531, a Virgem Santíssima apareceu a um indígena que, de seu lugarejo, caminhava para a cidade do México a fim de participar da catequese e da Santa Missa enquanto estava na colina de Tepeyac, perto da capital. Este índio convertido chamava-se Juan Diego (canonizado pelo Papa João Paulo II em 2002).
Nossa Senhora disse então a Juan Diego que fosse até o bispo e lhe pedisse que naquele lugar fosse construído um santuário para a honra e glória de Deus.
O bispo local, usando de prudência, pediu um sinal da Virgem ao indígena que, somente na terceira aparição, foi concedido. Isso ocorreu quando Juan Diego buscava um sacerdote para o tio doente: “Escute, meu filho, não há nada que temer, não fique preocupado nem assustado; não tema esta doença, nem outro qualquer dissabor ou aflição. Não estou eu aqui, a seu lado? Eu sou a sua Mãe dadivosa. Acaso não o escolhi para mim e o tomei aos meus cuidados? Que deseja mais do que isto? Não permita que nada o aflija e o perturbe. Quanto à doença do seu tio, ela não é mortal. Eu lhe peço, acredite agora mesmo, porque ele já está curado. Filho querido, essas rosas são o sinal que você vai levar ao Bispo. Diga-lhe em meu nome que, nessas rosas, ele verá minha vontade e a cumprirá. Você é meu embaixador e merece a minha confiança. Quando chegar diante dele, desdobre a sua “tilma” (manto) e mostre-lhe o que carrega, porém, só em sua presença. Diga-lhe tudo o que viu e ouviu, nada omita…”
O prelado viu não somente as rosas, mas o milagre da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, pintada prodigiosamente no manto do humilde indígena. Ele levou o manto com a imagem da Santíssima Virgem para a capela, e ali, em meio às lágrimas, pediu perdão a Nossa Senhora. Era o dia 12 de dezembro de 1531.
Uma linda confirmação deu-se quando Juan Diego fora visitar o seu tio, que sadio narrou: “Eu também a vi. Ela veio a esta casa e falou a mim. Disse-me também que desejava a construção de um templo na colina de Tepeyac e que sua imagem seria chamada de ‘Santa Maria de Guadalupe’, embora não tenha explicado o porquê”. Diante de tudo isso muitos se converteram e o santuário foi construído.
O grande milagre de Nossa Senhora de Guadalupe é a sua própria imagem. O tecido, feito de cacto, não dura mais de 20 anos e este já existe há mais de quatro séculos e meio. Durante 16 anos, a tela esteve totalmente desprotegida, sendo que a imagem nunca foi retocada e até hoje os peritos em pintura e química não encontraram na tela nenhum sinal de corrupção.
No ano de 1971, alguns peritos inadvertidamente deixaram cair ácido nítrico sobre toda a pintura. E nem a força de um ácido tão corrosivo estragou ou manchou a imagem. Com a invenção e ampliação da fotografia descobriu-se que, assim como a figura das pessoas com as quais falamos se reflete em nossos olhos, da mesma forma a figura de Juan Diego, do referido bispo e do intérprete se refletiu e ficou gravada nos olhos do quadro de Nossa Senhora. Cientistas americanos chegaram à conclusão de que estas três figuras estampadas nos olhos de Nossa Senhora não são pintura, mas imagens gravadas nos olhos de uma pessoa viva.
Declarou o Papa Bento XIV, em 1754: “Nela tudo é milagroso: uma Imagem que provém de flores colhidas num terreno totalmente estéril, no qual só podem crescer espinheiros… uma Imagem estampada numa tela tão rala que através dela pode se enxergar o povo e a nave da Igreja… Deus não agiu assim com nenhuma outra nação”.
Coroada em 1875 durante o Pontificado de Leão XIII, Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada “Padroeira de toda a América” pelo Papa Pio XII no dia 12 de outubro de 1945.
No dia 27 de janeiro de 1979, durante sua viagem apostólica ao México, o Papa João Paulo II visitou o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e consagrou a Mãe Santíssima toda a América Latina, da qual a Virgem de Guadalupe é Padroeira.
Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!
 

Oração de nossa senhora de Guadalupe 

Ó gloriosa Mãe de Deus, Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira das Américas,Tu és nossa mãe compassiva,Curai nossas penas,Nossas misérias e dores, Acolhei-nos no aconchego do Teu manto,
Escutai mãe as nossas preces.
(Faça o seu pedido)
Amparai os doentes e desempregados,Abençoai nossas casas e as nossas famílias,Protegei nossos filhos, Livrando-os das maldades e dos perigos desse mundo,Guardai nossos lares, Escondendo-os dos olhos dos maus,Que neles o nome de Deus seja sempre invocado com respeito e amor,
Que os seus mandamentos sejam observados com fidelidade,Que Vosso bendito nome, ó Mãe querida, Seja sempre lembrado com muita devoção,Que a palavra de Deus seja sempre meditada,
E seguida todos os dias da nossa vida. Que a nossa obediência a Teu Filho Jesus,
Exale tal qual rosa um perfume de santidade.
Amém.


Oração a Nossa Senhora de Guadalupe

Perfeita, sempre Virgem Santa Maria,
Mãe do Verdadeiro Deus, por quem se vive.
Tu que na verdade és nossa Mãe Compassiva,
te buscamos e te clamamos.
Escuta com piedade nosso pranto, nossas tristezas.
Cura nossas penas, nossas misérias e dores.
Tu que és nossa doce e amorosa Mãe,
acolhe-nos no aconchego do teu manto,
no carinho de teus braços.
Que nada nos aflija nem perturbe nosso coração.
Mostra-nos e manifesta-nos a teu amado Filho,
para que Nele e com Ele encontremos
nossa salvação e a salvação do mundo.
Santíssima Virgem Maria de Guadalupe,
Faz-nos mensageiros teus,
mensageiros da Palavra e da vontade de Deus.


Um comentário: