sábado, 27 de dezembro de 2014

litrugia do dia

São João, apóstolo e evangelista - Sábado 27/12/2014 

 http://img.cancaonova.com/cnimages/canais/uploads/sites/2/2013/12/sao-joao-evangelista.jpg


Primeira Leitura (1Jo 1,1-4)
Leitura da Primeira Carta de São João.
1Caríssimos, o que era desde o princípio, o que nós ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram da Palavra da Vida – 2de fato, a Vida manifestou-se e nós a vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós –; 3isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 4Nós vos escrevemos estas coisas para que a nossa alegria fique completa.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 96)
— Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
— Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apoia na justiça e no direito.
As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; e assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória.
Uma luz já se levanta para os justos, e a alegria, para os retos corações. Homens justos, alegrai-vos no Senhor, celebrai e bendizei seu Santo nome!

Evangelho (Jo 20,2-8)
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
No primeiro dia da semana, 2 Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.



pela ideia da morte, em «trevas», e não dá conta que o dia já começou. É o primeiro dia: começou uma nova criação!
Maria Madalena fica consternada perante a pedra removida. Conclui, imediatamente, que o Senhor não se encontra no túmulo! Alguém o deve ter levado
. É isto que ela vai comunicar a Pedro e ao «outro
discípulo que Jesus amava». Sente-se perdida sem Jesus. Há uma atitude de procura, mas busca um Senhor morto.
O evangelista refere a pressa com que os dois discípulos se dirigem ao sepulcro: vão a correr, mas o outro discípulo chega em primeiro lugar. Apesar disso, deixa que Pedro entre em primeiro lugar,man-
tendo a precedência habitual em relação aos outros discípulos.
Pedro analisa o estado das coisas: «vê os panos de
linho por terra e o sudário que cobrira a cabeça
de Jesus. O sudário não estava com os panos de linho no chão, mas enrolado num lugar à parte». Isto é sinal evidente que o cadáver não foi roubado, pois
quem o roubasse não se daria ao trabalho de deixar
tudo em ordem. Mas Pedro não manifesta qualquer reação. Será o discípulo que chegou em primeiro lugar ao túmulo que, entrando e vendo, acredita. O discípulo que
está em sintonia com Jesus, a Vida, compreende os
sinais da morte e do amor de Jesus. Parte dos Sinais para chegar à fé no encontro pessoal com o Ressuscitado. Reconhece o mistério da presença por meio da ausência.
A experiência do ressuscitado tem dois aspectos: negativo e positivo. 
Maria Madalena fica assustada porque levarão o corpo de Jesus não sabendo onde o puseram perguntou aos homens de branco onde o colocarão o corpo de Jesus ,eles disseram: Ele não está aqui ressuscitou como avia dito.
De fato ressuscitou ela correu para avisar os outros discípulos que foram ao túmulo... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário