segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Litrugia do domingo

Missa do 3º Domingo do Advento - Domingo 14/12/2014.


(Cor roxa ou róseo)

Primeira Leitura (Is 61,1-2a.10-11)
Leitura do Livro do Profeta Isaías:
1O espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa-nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos; 2apara proclamar o tempo da graça do Senhor.
10Exulto de alegria no Senhor e minh’alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa ou uma noiva com suas joias.
11Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Lc 1,46ss.)
A minh’alma se alegra no meu Deus.
A minh’alma se alegra no meu Deus.
A minha alma engrandece ao Senhor,/ e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,/ pois ele viu a pequenez de sua serva,/ desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
O Poderoso fez por mim maravilhas./ E Santo é o seu nome!/ Seu amor, de geração em geração,/ chega a todos que o respeitam.
De bens saciou os famintos,/ e despediu os ricos sem nada./ Acolheu Israel, seu servidor,/ fiel ao seu amor.
Segunda Leitura (1Ts 5,16-24)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:
Irmãos: 16Estai sempre alegres! 17Rezai sem cessar. 18Dai graças em todas as circunstâncias, porque essa é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo.
19Não apagueis o espírito! 20Não desprezeis as profecias, 21mas examinai tudo e guardai o que for bom. 22Afastai-vos de toda espécie de maldade! 23Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois espírito, alma e corpo seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! 24Aquele que vos chamou é fiel; ele mesmo realizará isso.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Anúncio do Evangelho (Jo 1,6-8.19-28)
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio dar testemunho da luz. 19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?”
20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”.
21Eles perguntaram: “Quem és então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És profeta?” Ele respondeu: “Não”.
22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” conforme disse o profeta Isaías.
24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?”
26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”.
28Isto aconteceu em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
 
"Pois, então, quem és?, perguntaram-lhe eles. És tu Elias? Disse ele: Não o sou. És tu o Profeta? Ele respondeu: Não. Perguntaram-lhe de novo: Dize-nos, afinal, quem és, para que possamos dar uma resposta aos que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo? Ele respondeu: Eu sou a voz que clama no deserto... Continuaram a perguntar-lhe: Como, pois, batizas, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta? João respondeu: Eu batizo com água, mas no meio de vós está Quem vós não conheceis." Jo 1,21-23.25-26
    "Da Galileia foi Jesus ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele." Mt 3,13
    Ao vê-lo, "João dá testemunho dele, e exclama: 'Eis Aquele de Quem eu disse: O que vem depois de mim é maior do que eu, porque existia antes de mim.'" Jo 1,15
    Como Jesus entrou na fila para ser batizado, "João se recusava: 'Eu devo ser batizado por Ti e Tu vens a mim!' Mas Jesus lhe respondeu: 'Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa.' Então João cedeu." Mt 3,14-15
    "No momento em que Jesus saía da água, João viu os CÉUS abertos..." Mc 1,10
    "E estando Jesus a orar... o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corpórea, como uma pomba; e veio do Céu uma voz: 'Tu és o Meu Filho bem-amado; em Ti ponho Minha afeição.'" Lc 3,21-22
 
Surgiu um homem enviado por  Deus o seu nome é JOÃO BATISTA 
Eu batizo com Agua mas virá aquele que é mais importante do que eu ..   nem mereço desamarrar a correia de suas sandálias”.

"No dia seguinte, João viu Jesus que vinha a Ele e disse: 'Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. É Este de Quem eu disse: Depois de mim virá um Homem, que me é superior, porque existe antes de mim. Eu não O conhecia, mas, se vim batizar em água, é para que Ele Se torne conhecido em Israel... dou testemunho de que Ele é o Filho de Deus.'" Jo 1,29-31.34
    Daí em diante, dois dos discípulos de João, acompanhados de muitos outros mais tarde, começaram a seguir Jesus: "André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido João e que O tinham seguido. Foi ele então logo à procura de seu irmão... " Jo 1,40-41
   "Ora, surgiu uma discussão entre os discípulos de João e um judeu, a respeito da purificação. Foram e disseram-lhe: 'Mestre, Aquele que estava contigo além do Jordão, de Quem tu deste testemunho, ei-Lo que está batizando e todos vão ter com Ele...' João replicou: 'Ninguém pode atribuir-se a si mesmo senão o que lhe foi dado do Céu. Importa que Ele cresça e que eu diminua. Aquele que vem da terra é terreno e fala de coisas terrenas. Aquele que vem do Céu é superior a todos. Com efeito, Aquele que Deus enviou fala a linguagem de Deus, porque Ele concede o Espírito sem medidas. O Pai ama o Filho e confiou-lhe todas as coisas.'" Jo 3,25-27.30-31.34-35
    "Depois que João foi preso, Jesus dirigiu-Se para a Galileia. Pregava a Boa Notícia de Deus, e dizia: 'Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitencia e crede no Evangelho.'" Mc 1,14-15

   "Tendo João, em sua prisão, ouvido falar das obras de Cristo, mandou-lhe dizer pelos seus discípulos: 'Sois vós Aquele que deve vir, ou devemos esperar por outro?' Respondeu-lhes Jesus: 'Ide e contai a João o que ouvistes e o que vistes: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, o Evangelho é anunciado aos pobres...'" Mt 11,2-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário