segunda-feira, 7 de outubro de 2013

liturgia do dia -Dia de nossa senhora do Rosário

Nossa Senhora do RosarioNossa Senhora do Rosário – Segunda-feira 07/10/13

 Nossa senhora mãe do santo Rosário faça-me teu filho amado e discípulo de Cristo teu filho .

  

 

Primeira Leitura (At 1,12-14)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Depois que Jesus subiu ao céu, 12os apóstolos voltaram para Jerusalém, vindo do monte das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, a mais ou menos um quilômetro. 13Entraram na cidade e subiram para a sala de cima, onde costumavam ficar.
Eram Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago.
14Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus.

- Palavra do Senhor
 - Graças a Deus.

Responsório (Luc 1,46s.)

— O poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.
— O poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.
— A minha alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador.
— Pois ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome!
— Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.
— Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos.
— Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre
Evangelho (Lc 1,26-38)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 26o anjo Ga­briel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Naza­ré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.
38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

 
Hoje dia 07 de outubro  celebramos a festa de nossa senhora como titulo ''NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO ,ela que no dia 13 se revelou aos pastorinhos  EU SOU A VIRGEM DO ROSÁRIO,que hoje ao celebrar a festa de Maria mãe de Deus possamos colher a gloria de Deus em nós,como mostra no Evangelho de hoje : O anuncio do anjo a Maria ,ela fica repleta cheia de graça pela força do Espírito santo que escolheu ela para ser a Mãe do filho de Deus que se fez carne homem santo e puro coberto do Espírito santo .
O ANJO DIZ: Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
MARIA :Eis aqui a serva do senhor  faça-se em mim segundo a tua palavra!” .
da mesma hora Jesus habita no seio dela.Desde então ela se tornou agraciada de Deus sem pecado Imaculada virgem santa mãe de Deus
A origem do Rosário é muito antiga, pois conta-se que os monges anacoretas usavam pedrinhas para contar o número das orações vocais. Desta forma, nos conventos medievais, os irmãos leigos dispensados da recitação do Saltério (pela pouca familiaridade com o latim), completavam suas práticas de piedade com a recitação de Pai-Nossos e, para a contagem, o Doutor da Igreja São Beda, o Venerável (séc. VIII), havia sugerido a adoção de vários grãos enfiados em um barbante.
Na história também encontramos Maria que apareceu a São Domingos e indicou-lhe o Rosário como potente arma para a conversão: “Quero que saiba que, a principal peça de combate, tem sido sempre o Saltério Angélico (Rosário) que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu Saltério”.

Essa devoção, propagada principalmente pelos filhos de São Domingos, recebe da Igreja a melhor aprovação e foi enriquecida por muitas indulgências. Essa grinalda de 200 rosas – por isso Rosário – é rezado praticamente em todas as línguas, e o saudoso Papa João Paulo II e tantos outros Papas que o precederam recomendaram esta singela e poderosa oração, com a qual, por intercessão da Virgem Maria, alcançamos muitas graças de Jesus, como nos ensina a própria Virgem Santíssima em todas as suas aparições.
Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós.
  
Nossa Senhora do Rosário (ou Nossa Senhora do Santo Rosário ou Nossa Senhora do Santíssimo Rosário) é o título recebido pela aparição Mariana  a São domingos Gusmão  em 1208 na igreja de prouille em que Maria  dá o rosário  a ele.
Em agradecimento pela vitória da Batalha de Muret, Simon de Monforte construiu o primeiro santuário dedicado a Nossa senhora da vitória . Em 1572 papa pio v instituiu "Nossa Senhora da Vitória" como uma festa litúrgica para comemorar a vitória da Batalha de Lepanto . A vitória foi atribuída a Nossa Senhora por ter sido feita uma procissão do rosário naquele dia na praça de são Pedro, em Roma , para o sucesso da missão da liga santa contra os  turcos otomanos no oeste da Europa 
Nossa Senhora do RosarioEm1573, papa Gregário XII mudou o título da comemoração para "Festa do Santo Rosário" e esta festa foi estendida pelo papa clemente XII à Igreja universal. Após as reformas do concilio Vaticano segundo  a festa foi renomeada para Nossa Senhora do Rosário. A festa tem a classificação litúrgica de memória universal e é comemorada dia 7 de setembro aniversário da batalha.

Oração a Nossa Senhora do Rosário

Nossa Senhora do Rosário,  dai a todos os cristãos a graça  de compreender a grandiosidade da devoção do santo rosário, na qual, à recitação da Ave Maria se junta a profunda meditação dos santos mistérios da vida, morte e ressurreição de Jesus,
vosso Filho e nosso Redentor.

São Domingos, apóstolo do rosário, acompanhai-nos com a vossa bênção, na recitação do terço, para que, por meio desta devoção a Maria, cheguemos mais depressa a Jesus,e como na batalha de Lepanto, Nossa Senhora do Rosário nos leve a vitóriaem todas as lutas da vida; por seu Filho, Jesus Cristo, na unidade do Pai e do Espírito Santo.
Amem.

SANTÍSSIMA VIRGEM SENHORA DO ROSÁRIO MÃE DE DEUS E NOSSA QUE REVELASTES A SÃO DOMINGOS A REZA DO SANTO TERÇO MOSTRAI-ME A GRAÇA QUE TENDES POR ESTA SANTA DEVOÇÃO QUE CONSEGUIMOS POR MÃO DE MARIA ,CADA CONTA RECITADA É UMA GRAÇA DERRAMADA SOBRE NÓS,CONCEDE-ME A MIM E MINHA FAMÍLIA PERSEVERANÇA E A GRAÇA DE SER TEU FILHO CADA VEZ A TI POR ESTÁ DEVOÇÃO QUE TU MOSTRASTES A NÓS ,PELOS MISTÉRIOS DO TERÇO PERCEBEMOS A GRAÇA DE VIVER A SANTIDADE .
NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO JUNTO DE TEU AMADO FILHO ACOLHE MEUS PEDIDOS E SÚPLICAS (faça o pedido) PELOS MERECIMENTOS DE VOSSA PURÍSSIMA VIRGINDADE SEJAMOS COBERTOS DE GRAÇA PELA INTERCESSÃO DE MARIA MÃE DOS ANJOS .AMÉM..

Nenhum comentário:

Postar um comentário