quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Evangelho de Hoje

28º Semana Comum – Quarta-feira 16/10/13


Primeira leitura (Rm 2,1-11)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
1Ó homem, qualquer que sejas, tu que julgas, não tens desculpa; pois, julgando os outros, te condenas a ti mesmo, já que fazes as mesmas coisas, tu que julgas.
2Ora, sabemos que o julgamento de Deus se exerce segundo a verdade contra os que praticam tais coisas. 3Ó homem, tu que julgas os que praticam tais coisas e, no entanto, as fazes também tu, pensas que escaparás ao julgamento de Deus? 4Ou será que desprezas as riquezas de sua bondade, de sua tolerância, de sua longanimidade, não entendendo que a benignidade de Deus é um insistente convite para te converteres?
5Por causa de teu endurecimento no mal e por teu coração impenitente, estás acumulando ira para ti mesmo, no dia da ira, quando se revelará o justo juízo de Deus.
6Deus retribuirá a cada um segundo as suas obras. 7Para aqueles que, perseverando na prática do bem, buscam a glória, a honra e a incorruptibilidade, Deus dará a vida eterna; 8porém, para os que, por espírito de rebeldia, desobedecem à verdade e se submetem à iniquidade, estão reservadas ira e indignação.
9Tribulação e angústia para toda pessoa que faz o mal, primeiro para o judeu, mas também para o grego; 10glória, honra e paz para todo aquele que pratica o bem, primeiro para o judeu, mas também para o grego; 11pois Deus não faz distinção de pessoas.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 61)

— Senhor, pagais a cada um, conforme suas obras.
— Senhor, pagais a cada um, conforme suas obras.
— Só em Deus a minha alma tem repouso, porque dele é que me vem a salvação! Só ele é meu rochedo e salvação, a fortaleza, onde encontro segurança!
— Só em Deus a minha alma tem repouso, porque dele é que me vem a salvação! Só ele é meu rochedo e salvação, a fortaleza, onde encontro segurança!
— Povo todo, esperai sempre no Senhor, e abri diante dele o coração: nosso Deus é um refúgio para nós!


Evangelho (Luc 11,42-46)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse o Senhor: 42“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da Arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. 43Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas. 44 Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber”.
45Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!” 46 Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão:  Na Primeira Leitura ( Rm 2,1-11), a ordem de Deus é de que não julguemos. E ai daquele que tem a missão de julgar, porque quem julga os outros já está condenando a si mesmo. Pois julgar o outro significa dizer que eu não pratico tais coisas, que sou diferente dele, que sou o melhor; que estou acima da Lei, que estou acima de qualquer erro e pecado.

Não é que não devamos corrigir ninguém; pelo contrário! Devemos corrigir uns aos outros e nos ajudar uns aos outros a viver a verdade e a praticá-la. O que não podemos é exercer o papel de juiz: julgar, condenar e nos sentir melhores do que os outros.Quem julga é o pai não compete a nós julga somente Deus pode julgar .
pois  a grandeza do indigente é fazer aquilo que agrada a Deus não aos Homens por isso o modo de julgar os outros.“Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós! realmente Jesus queria de uma coisa dos fariseus que eles deixem essa religião hipócrita e seguisse a única religião cristã. Jesus afirma cuidado não sejam iguais aos fariseus  que pagam que pagais o dízimo da hortelã, da Arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus.

Não sejais assim sejam verdadeiros servos de Deus praticam as coisas de Deus não do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário