segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Evangelho do dia

28º Semana Comum – 

Segunda-feira 14/10/13



Início da Carta de São Paulo aos Romanos.
1Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o Evangelho de Deus, 2que pelos profetas havia prometido, nas Escrituras, 3e que diz respeito a seu Filho, descendente de Davi segundo a carne, 4autenticado como Filho de Deus com poder, pelo Espírito de Santidade que o ressuscitou dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor.
5É por Ele que recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de podermos trazer à obediência da fé todos os povos pagãos, para a glória de seu nome.
6Entre esses povos estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo. 7A vós todos que morais em Roma, amados de Deus e santos por vocação, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e de nosso Senhor, Jesus Cristo.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 97)

— O Senhor fez conhecer a salvação.
— O Senhor fez conhecer a salvação.
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!


Evangelho (Lc 11,29-32)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.
30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão.
32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Que todos nós sejamos verdadeiramente discípulos da escola de Jesus. Que Ele nos ensine como aprender a viver de Seu modo, de Sua maneira e do Seu jeito.
Entre esses povos estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo” (Rm 1,6).
Nesta segunda-feira, enriquecidos pela graça da Palavra de Deus, temos também a graça de começar a meditação de uma das cartas mais ricas em ensinamentos espirituais e morais para a nossa vida. A carta que Paulo escreveu aos romanos – povo romano, que vivia em Roma, povo pagão. A capital do Império. O apóstolo fez questão de exercer, com eficácia maior, o apostolado entre os gentios.
A carta que Paulo escreveu aos romanos é para todos nós, porque de origem todos nós somos judeus, todos somos também pagãos, por isso fomos chamados, graças à misericórdia de Deus, a fazer parte do povo eleito.
Por essa razão, o apóstolo Paulo nos diz que a sua vocação, o seu apostolado, é levar a obediência da fé a todos os povos pagãos para a glória do nome do Senhor. Entre esses povos, estamos nós: chamados a ser discípulos de Jesus Cristo.
A vocação ao discipulado – que nos ensina a estar aos pés do Mestre Jesus para que com Ele aprendamos a viver – é destinada a todos. “Ide e fazeis discípulos meus, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. É a recomendação de Jesus a nós.
Portanto, nós não somos somente filhos de Deus, a graça que o batismo nos concede é de sermos filhos e também discípulos, seguidores do Mestre Jesus. Então, hoje é dia de revermos a nossa conversão ao discipulado. É bom lembrar que discípulo é aquele que aprende, é aluno, aquele que vai aprender como fazer e como viver com o mestre.
No mundo em que vivemos, existem tantos mestres – mestre da culinária, mestre do esporte… Mas Mestre da vida, nós temos apenas um por excelência: Nosso Senhor Jesus Cristo. É com Ele que queremos aprender a ser homens de verdade.
É esse Mestre quem nos ensina e nos dá a graça de vivermos na profundidade desse apostolado. Que todos nós sejamos verdadeiramente discípulos da escola de Jesus! Que Ele nos ensine como aprender a viver de Seu modo, de Sua maneira e do Seu jeito.
Um bom discipulado de Jesus para todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário