sexta-feira, 19 de abril de 2013

Missa e festa de santo expedito

Missa de santo Expedito
 Missa dia 19 de Abril

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 9,1-20)


Sexta-Feira, 19 de Abril de 2013
3ª Semana da Páscoa dia de santo Expedito

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 1Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Ele apresentou-se ao Sumo sacerdote 2e pediu-lhe cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém os homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho. 3Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo, de repente, viu-se cercado por uma luz que vinha do céu. 4Caindo por terra, ele ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”
5Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” A voz respondeu: “Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo. 6Agora, levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer”. 7Os homens que acompanhavam Saulo ficaram mudos de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém. 8Saulo levantou-se do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então pegaram nele pela mão e levaram-no para Damasco. 9Saulo ficou três dias sem poder ver. E não comeu nem bebeu.
10Em Damasco, havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ana­nias!” E Ananias respondeu: “Aqui estou, Senhor!” 11O Senhor lhe disse: “Levanta-te, vai à rua que se chama Direita e procura, na casa de Judas, por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está rezando”. 12E numa visão, Saulo contemplou um homem chamado Ananias, entrando e impondo-lhe as mãos para que recuperasse a vista. 13Ananias respondeu: “Senhor, já ouvi muitos falarem desse homem e do mal que fez aos teus fiéis que estão em Jerusalém. 14E aqui em Damasco ele tem plenos poderes, recebidos dos sumos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome”.
15Mas o Senhor disse a Ana­nias: “Vai, porque esse homem é um instrumento que escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel. 16Eu vou mostrar-lhe quanto ele deve sofrer por minha causa”. 17Então Ananias saiu, entrou na casa, e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: “Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu quando vinhas no caminho, ele me mandou aqui para que tu recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo”.
18Imediatamente caíram dos olhos de Saulo como que escamas e ele recuperou a vista. Em seguida, Saulo levantou-se e foi batizado. 19Tendo tomado alimento, sentiu-se reconfortado. Saulo passou alguns dias com os discípulos de Damasco, 20e logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmo Sl 116)


— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o!
— Pois comprovado é o seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!
 

Evangelho (João 6,52-59)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” 53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”. 59Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Hoje a igreja celebra o dia de Santo Expedito o santo das causas urgentes e impossiveis pessamos a ele por nossas causas impossiveis, no evangelho mostra o dialogo entre judeus e jesus .Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Jesus nos deu o seu corpo e seu sangue a nós, para sermos santos e santas na eucaristia está verdadeiramente jesus vivo na Hostia consagrada ,ele é o proprio Deus encarnado que veio até nós em forma humana para dar-mos vida eterna ele deu o seu corpo e seu sangue foi derramado por nossos pecados,por isso demos graças a Deus pela santa eucaristia.
REZEMOS :. Deus, nosso Pai, nós acreditamos que és o Criador de todas as coisas e que vieste junto de nós no rosto do teu Filho, concebido de Maria Virgem, por obra do Espírito Santo, feito um de nós e penhor de vida eterna.
2. Acreditamos, Pai providente, que, pela força do teu Espírito, o pão e o vinho se transformam no Corpo e Sangue do teu Filho, flor de farinha que alivia a fome do caminho.
3. Acreditamos, Senhor Jesus, que a tua Encarnação se prolonga na semente do teu Corpo Eucaristia, para dares de comer aos famintos de luz e de verdade, de amor e de perdão, de graça e de salvação.
4. Acreditamos que, na Eucaristia, Te prolongas na história, para alentar a fraqueza do peregrino e o sonho de quem anseia dar fruto em seu trabalho. Sabemos que em Belém, «casa do Pão», o Pai Eterno preparou, no ventre da Virgem Maria, o pão que Ele oferece aos que têm fome de infinito.
5. Acreditamos, Jesus Eucaristia, que estás real e verdadeiramente presente no pão e no vinho consagrados, prolongando a tua presença salvadora e oferecendo às tuas ovelhas pastagens abundantes e águas puras.
6. Acreditamos que os olhos se enganam ao ver o pão e a nossa língua ao provar o vinho, porque aí Tu estás na plenitude do teu ser, oferecido em sacrifício e dando vida ao mundo sempre saudoso do paraíso.
7. Naquela noite, no Cenáculo, ao tomares, Senhor, o pão e o vinho nas tuas mãos,
estavas a oferecê-los a todos, pelos séculos sem fim.
8. Contigo, Cordeiro da Aliança, se elevam em cada altar, em que Te ofereces ao Pai,
os frutos da terra e do trabalho do homem, a vida do crente, a dúvida de quem procura, o sorriso das crianças, os projetos dos jovens, a dor dos que sofrem e a oferenda de quem dá e se dá aos seus irmãos.
9. Acreditamos, Senhor Jesus, que a tua bondade preparou uma mesa para o grande e o pequeno, em que todos nos tornamos irmãos até darmos a vida uns pelos outros
como Tu a deste por nós.
10. Acreditamos, Jesus, que sobre o altar do teu sacrifício, se enche de força a nossa carne fraca que não responde sempre aos desejos do espírito,
mas que tu transformarás à imagem do teu corpo.
11. Acreditamos que, na mesa preparada para todos, sempre haverá lugar para quem procura, um espaço para o excluído da sociedade,
porque nela superas os sinais de morte, inaugurando novos céus e uma nova terra.
12. Acreditamos, Jesus, que não deixaste sós os teus irmãos: permaneces discreto no sacrário da consciência e no pão e no vinho da tua mesa, como luz e força do cansado peregrino.
13. Acreditamos, finalmente, que no começo do Terceiro Milênio, te convertes em companheiro de caminho. «Faz-te ao largo!», é este o lema, nesta hora da tua Igreja,
para construirmos, cheios de esperança, uma nova etapa da nossa história.
14. Nós Te damos graças, Jesus Eucaristia,
por nos impelires a uma nova evangelização alentada por Ti.
Que a tua Mãe acompanhe os que aceitam viver e anunciar a tua Palavra,
e que a sua intercessão torne fecunda a tua semente.
Amém.
Palavra de cristo ´´ ISTO É O MEU CORPO QUE É DADO POR VÓS
                              ISTO É O MEU SANGUE O SANGUE DA ETERNA ALIANÇA QUE É   DERRAMADO POR VÓS FAÇAM ISTO EM MINHA MEMÓRIA.
Jesus quis celebrar a ultima ceia com seus discipulos deixando a Eucaristia aos padres e pediu
Façam isto em minha memória ,quiz celebrar está ceia agora façam vós meus servos.

 

Reze para Santo Expedito

"Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes, socorrei-me nesta hora de aflição e desespero, intercedei por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo! Vós, que sois um Santo Guerreiro, vós, que sois Santo dos Aflitos, vós, que sois Santo dos Desesperados, vós, que sois Santo das Causas Urgentes, protegei-me, ajudai-me, dai-me força, coragem e serenidade. Atendei ao meu pedido (diga o que deseja). Ajudai-me a superar estas horas difíceis, protegei-me de todos que possam me prejudicar, protegei a minha familia, atendei ao meu pedido com urgência. Devolvei-me a paz e a tranquilidade. Serei grato(a) pelo resto da minha Vida e levarei o seu nome a todos que têm fé. Obrigado. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém."
 

19 de Abril Dia de Santo Expedito


SANTO EXPEDITO, O SANTO DO IMPOSSÍVEL.

Santo Expedito amo-te e preciso de ti, estás no meu coração, abençoa-me e abençoa a minha família, meu lar, meus amigos e inimigos (porque com eles também aprendi), guarda meus bens espirituais, meus sonhos e projectos, sê meu advogado e exerce a tua sabedoria para defenderes-me dos problemas que padeço. Protege-me dos males que me cercam e afasta de mim aqueles que só querem a minha perdição. Hoje te peço que me concedas a graça de (diga o que deseja) e comprometo-me a difundir o teu Nome e a tua capacidade de ouvires. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Dia 19 de abril
História: Santo Expedito foi martirizado na Armênia, no século II. Ele era militar, foi decapitado no dia 19 de abril de 303, sob o imperador Dioclesiano, que subira ao trono de Roma em 284.
Levava uma vida devassa; mas um dia, tocado pela graça de Deus, vendo uma grande luz, tudo mudou em sua vida. Foi então que lhe apareceu o Espírito do mal, em forma de corvo, e lhe segredou “cras….! cras….! cras….!” palavra latina que quer dizer: “Amanhã…! amanhã…! amanhã…!, isto é – Deixe para amanhã! Não tenha pressa! Adie sua conversão!”.
Mas Santo Expedito, pisoteando o corvo, esmagou-o, gritando: HODIE! Quer dizer: HOJE! Nada de protelações! É pra já!” É por isto que o Santo Expedito é invocado nos casos que exige solução imediata, nos negócios em que qualquer demora poderia causar prejuízo. No Brasil, sobretudo, Santo
Expedito é invocado nos negócios, o santo da “ultima hora”, num sim, sem adiamentos.Origem histórica: Mártir de Metilene, é pouco conhecido dos historiadores, mas sua existência é certa. Santo Expedito, segundo a tradição, era armênio, não se conhecendo o lugar de seu nascimento, mas parece provável que seja Metilene, localidade onde sofreu seu martírio. A Armênia é uma região da Ásia Ocidental, situada ao Sul do Cálcaso, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, nas margens dos Rios Tigre e Eufrates.
Essa região foi sempre considerada uma terra de predileção. Aliás, pelo testemunho da Sagrada Escritura, foi sobre as montanhas armênias do Ararat que a Arca de Noé pousou quando as águas do dilúvio baixaram (Gênesis, 8.5). A Armênia foi uma das primeiras regiões a receber a pregação dos apóstolos Judas Tadeu, Simão e Bartolomeu, mas também local de inúmeras perseguições aos cristãos. Essa região foi regada com o sangue de muitos mártires, entre eles Santo Expedito. Sua cidade natal (com toda probabilidade) não passa hoje de uma pequena localidade chamada Melatia, cidade construída no século II pelo imperador romano Trajano.
A partir de Marco Antonio, tornou-se residência da 12ª Legião, conhecida como “Fulminante”, cuja missão era defender o império romano dos bárbaros asiáticos. Hoje Metilene é uma cidade mística e simples, onde sua população vive em calma, longe das agitações políticas. Além de Santo Expedito, que foi levado à morte a 19 de Abril de 303, sob o poder de Deocleciano, lá veneram-se outros Santos mártires, entre eles: São Polieucto, outro oficial do exército romano que foi martirizado no século III.
Deocleciano subiu ao trono de Roma em 284. Por seu ambiente e por seu caráter, parecia oferecer aos cristãos garantias de benevolência, pois havia em seu palácio a liberdade de religião, sendo, inclusive, sua esposa Prisca e sua filha Valéria, cristãs, ou ao menos, catecúmenas. Sob influências de Galero, seu genro, pagão convicto, determinou a perseguição dos cristãos, ordenando a destruição de igrejas e livros sagrados, a cessação das assembléias cristãs e a abjuração de todos os cristãos.
Galero, sempre incitado por sua mãe, também pagã, queria abolir para sempre o Cristianismo e através de insinuações maldosas e hábeis calúnias, fez crer a Deocleciano, que o cristianismo conspirava de várias formas contra a augusta pessoa do imperador. Deocleciano, então, empreendeu a exterminação sistemática dos cristãos, envolvendo, inclusive, os membros de sua própria família e os servidores de seu palácio. Foi uma hecatombe sangrenta: oficiais, magistrados, o bispo da Nicomédia (Antino), padres, diáconos, simples fiéis foram assassinados ou afogados em massa. Somente em 324, com a retomada da autoridade do imperador cristão Constantino, foi que tiveram fim as terríveis perseguições que durante três séculos tinham ensangüentado a Igreja.
Para fazer a novena de Santo Expedito é necessário orar durante nove dias seguidos, sozinho ou em grupo. Deve-se rezar um credo, depois a oração a Santo Expedito, sem esquecer de pedir a benção desejada. Em seguida, um Pai Nosso e ascender uma vela. Para finalizar diga: “Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre pelos séculos Amém”. Durante os nove dias peça perdão a Deus por seus pecados e mantenha bons pensamentos. Depois resta apenas ter fé e esperar pela graça.
Oração do Santo Expedito: Meu Santo Expedito, das causas justas e urgentes, interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo. Socorra-me nesta hora de aflição e desespero, meu Santo Expedito, Vós que sois um Santo guerreiro, Vós que sois o Santo dos aflitos, Vós que sois o Santos dos desesperados, Vós que sois o Santo das causas Urgentes, proteja-me; ajudam-me; dai-me forças, coragem e serenidade. Atendei ao meu pedido (faça o seu pedido) Meu Santo Expedito! Ajuda-me a superar estas horas difíceis, proteja-me de todos que possam me prejudicar. Proteja minha família, atenda ao meu pedido com urgência, devolvendo-me a paz e a tranqüilidade, ó meu Santo Expedito, vos serei grato pelo resto de minha Vida e levarei seu nome a todos que têm fé.

Um comentário:

  1. meu santo guerreiro intercedas a deus por nós junto ao pai socorre os nossos pedidos e façanos chegar ao céu.

    ResponderExcluir