segunda-feira, 29 de abril de 2013

liturgia do dia dia de santa catarina

Missa de santa catarina de sena

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 14,5-18)



Segunda-Feira, 29 de Abril de 2013
Santa Catarina de Sena


   

Iremos refletir sobre a vida de santa catarina de sena que viveu por amor a jesus cristo que chegou a eternidade por graça de Deus.
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, em Icônio, 5pagãos e judeus, tendo à frente seus chefes, estavam dispostos a ultrajar e apedrejar Paulo e Barnabé. 6Ao saberem disso, Paulo e Barnabé fugiram e foram para Listra e Derbe, cidades de Licaônia, e seus arredores.
7Aí começaram a anunciar o Evangelho. 8Em Listra, havia um homem paralítico das pernas, que era coxo de nascença e nunca fora capaz de andar. 9Ele escutava o discurso de Paulo. E este, fixando nele o olhar e notando que tinha fé para ser curado, 10disse em alta voz: “Levanta-te direito sobre os teus pés”. O homem deu um salto e começou a caminhar.
11Vendo o que Paulo acabara de fazer, a multidão exclamou em dialeto licaônico: “Os deuses desceram entre nós em forma de gente!” 12Chamavam a Barnabé Júpiter e a Paulo Mercúrio, porque era Paulo quem falava. 13Os sacerdotes de Júpiter, cujo templo ficava defronte à cidade, levaram à porta touros ornados de grinaldas e queriam, com a multidão, oferecer sacrifícios.
14Ao saberem disso, os apóstolos Barnabé e Paulo rasgaram as vestes e foram para o meio da multidão, gritando: 15“Homens, que estais fazendo? Nós também somos homens mortais como vós, e vos estamos anunciando que precisais deixar esses ídolos inúteis para vos converterdes ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe. 16Nas gerações passadas, Deus permitiu que todas as nações seguissem o próprio caminho. 17No entanto, ele não deixou de dar testemunho de si mesmo através de seus benefícios, mandando do céu chuvas e colheitas, dando alimento e alegrando vossos corações”. 18E assim falando, com muito custo, conseguiram que a multidão desistisse de lhes oferecer um sacrifício.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
 
                          

Salmo (Salmos 113b)


— Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória.
— Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória.

— Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória, porque sois todo amor e verdade! Por que hão de dizer os pagãos: “Onde está o seu Deus, onde está?”
— É nos céus que está o nosso Deus, ele faz tudo aquilo que quer. São os deuses pagãos ouro e prata, todos eles são obras humanas.
— Abençoados sejais do Senhor, do Senhor que criou céu e terra! Os céus são os céus do Senhor, mas a terra ele deu para os homens
 

Evangelho (João 14,21-26)


 — O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 

Santa Catarina de Sena

29 de Abril


Santa Catarina de Sena

Neste dia, celebramos a vida de uma das mulheres que marcaram profundamente a história da Igreja: Santa Catarina de Sena. Reconhecida como Doutora da Igreja, era de uma enorme e pobre família de Sena, na Itália, onde nasceu em 1347.

Voltada à oração, ao silêncio e à penitência, não se consagrou em uma congregação, mas continuou, no seu cotidiano dos serviços domésticos, a servir a Cristo e Sua Igreja, já que tudo o que fazia, oferecia pela salvação das almas. Através de cartas às autoridades, embora analfabeta e de frágil constituição física, conseguia mover homens para a reconciliação e paz como um gigante.

Dotada de dons místicos, recebeu espiritual e realmente as chagas do Cristo; além de manter uma profunda comunhão com Deus Pai, por meio da qual teve origem sua obra: “O Diálogo”. Comungando também com a situação dos seus, ajudou-o em muito, socorrendo o povo italiano, que sofria com uma peste mortífera e com igual amor socorreu a Igreja que, com dois Papas, sofria cisão, até que Catarina, santamente, movimentou os céus e a terra, conseguindo banir toda confusão. Morreu no ano de 1380, repetindo: "Se morrer, sabeis que morro de paixão pela Igreja".

Santa Catarina de Sena, rogai por nós!


                           Hoje  a igreja celebra santa catarina de sena virgem e santa de Deus que se entregou a cristo por meio da santa igreja e cristo por meios dos sofrimentos chegou a santidade onde somos chamados por jesus cristo. Santa catarina por meio de tantos doentes ela se compadeceu por eles e contenua a se compadecer por nós hoje.  
Santa Catarina nasceu em Sena, no dia 25 de março de 1347. Na Europa, a peste negra e as guerras semeavam o pânico e a morte. A Igreja sofria por suas divisões internas e antipapas (chegaram a existir três papas simultaneamente). Desejando seguir o caminho da perfeição, aos 15 anos Catarina ingressou na Ordem Terceira de São Domingos. Viveu um amor apaixonado e apaixonante por Deus e pelo próximo. Lutou ardorosamente pela restauração da paz política e da harmonia entre seus concidadãos. Contribuiu para a solução da crise religiosa provocada pelos antipapas, fazendo Gregório XI voltar a Roma. Embora analfabeta, ditava suas cartas endereçadas aos papas, aos reis e líderes, como também ao povo humilde. Foi, enfim, uma mulher empenhada social e politicamente e exerceu grande influência religiosa na Igreja de seu tempo. Suas atitudes não deixaram de causar perplexidade em seus contemporâneos. Adiantou-se séculos aos padrões de sua época, quando a participação da mulher na Igreja era quase nula ou inexistente. Deixou-nos o Diálogo sobre a Divina Providência, uma exposição clara de suas idéias teológicas e de sua mística, o que coloca Santa Catarina de Sena entre os Doutores da Igreja. Morreu aos 33 anos de idade, no dia 29 de abril de 1380. Oração Prece da luz de Deus "Trindade eterna, vós sois um mar profundo, no qual, quanto mais procuro, mais encontro. E quanto mais encontro, mais vos procuro. Vós nos saciais de maneira completa, pois, no vosso abismo, saciais a alma de tal sorte que ela fica para sempre com fome de vós. Que podereis dar-me mais do que vós mesmo? Sois o Fogo que queima sempre e nunca se consome. Sois o Fogo que consome no vosso ardor todo amor-próprio da alma; sois o Fogo que tira todo frio, que ilumina todas as inteligências e, pela vossa luz, me fizestes conhecer a verdade. Dais ao olho humano luz sobrenatural em grande abundância e perfeição, e iluminais a própria luz da fé. É nessa fé que minha alma tem vida. Na luz da fé adquiro a sabedoria, na sabedoria do vosso Filho único; na luz da fé, torno-me forte e constante persevero. Na luz da fé, espero que não me deixareis sucumbir no caminho ..."
 
Oração a Santa Catarina - Contra Acidentes Pai de amor, que protegestes Santa Catarina da crueldade da tortura, concedendo-lhe, pela invocação do Vosso Santíssimo Nome, pôr em destroços a roda de lâminas de ferro que a supliciaria; pela intercessão da mesma Santa Catarina vos pedimos a protecção contra todo tipo de acidentes: Contra acidentes de trânsito, Acidentes com instrumentos de trabalho, Acidentes com balas perdidas, Acidentes naturais como desabamentos de terra ou construções, Acidentes na água e com o fogo, Acidentes com electricidade e raios, Acidentes com aviões e outros meios de transportes, Acidentes em casa, na rua, no campo e no mato. Pai providentíssimo, ouvi as preces que vos dirigimos por Santa Catarina e dignai-vos proteger-nos de todos os perigos que a cada instante estamos sujeitos a enfrentar. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, em comunhão com o Espírito Santo. Ámem. Oração Final:
Santa Catarina, digna esposa de Nosso Senhor Jesus Cristo, vós fostes aquela Senhora que entrastes na cidade, achastes mil homens todos bravos como os leões, abrandáveis os corações com a palavra da razão. Assim rogo que abrandeis os corações dos nossos inimigos. Olhos tenham e não me enxerguem, boca tenham e não me falem, braços tenham e não me atem, pernas tenham e não me alcancem, fiquem imóveis como pedra em seu lugar, ouvi minha prece, virgem mártir, para que eu alcance tudo o que vos rogo. Santa Catarina, rogai por nós. Amém.
     

Novena a Santa Catarina

Nós pedimos, Oh! Senhor para nos dar o perdão de nossos pecados pela intercessão da Santa Virgem Catarina, mártir que foi sempre um agrado a Vossa vista pela castidade e pela profissão de cada virtude. AmemIlustre virgem e mártir Santa Catarina, venho a Vós e gemendo debaixo do peso dos meus pecados me prostro a vossos pés. Repleta de confiança na vossa proteção eu peço a vós que interceda em meu benefício com o Senhor Deus, no mais alto dos céus e Ele se digne a lançar um olhar sobre este seu humilde servo e devoto. Esposa de Cristo, sustenta-me no sofrimento, fortifica-me nas tentações e proteja-me nos perigos que me cercam e consiga-me as graças necessárias para alcançar o reino dos céus, e em particular a graça (mencione aqui a graça desejada).Pai eterno, em nome do vosso Filho e pela intercessão de Santa Catarina eu vos imploro que me atendais para Vossa maior Glória e o maior bem de minha alma. Assim seja. Acima de tudo assista-me na hora da minha morte, me proteja contra as tentações e acolha-me sob o seu manto, apresentado-me ao Juiz. Oh! que consolo será vê-la na hora suprema, minha querida Santa Catarina. Oh! Nosso Senhor Jesus Cristo, nós agradecemos a Vós pelas graças que Vós destes a Abençoada Virgem Maria, e através de Santa Catarina, feita por vós de forma especial, e através da qual a Vossa intercessão nós imploramos. Imploramos a Vossa misericórdia e o Vosso perdão, apesar de todas as nossas maldades e iniquidade. Assim seja.

Oração a Santa Catarina

Oh! Santa Catarina, que sois a protetora contra acidentes de trabalho, olhai por mim que estou sujeito diariamente a inúmeros perigos. Defendei os membros do meu corpo para que eu possa sempre ganhar o pão com o suor do meu rosto e com a minha saúde perfeita eu seja sempre o arrimo de minha família.Eu vos peço esta graça pela intercessão da Virgem Maria e pela proteção de seu Filho, Jesus Cristo.Santa Catarina, rogais por nós. Amem.

Oração

Minha Santa Catarina, clara e digna.Vós fostes aquela Senhora que passou pela porta de Abraão, achaste quatrocentos homens tão bravos como leões, e vós com as vossas santas palavras, abrandastes seus corações: assim, minha Santa Catarina, abrandai os corações de meus inimigos; se tiverem pés que não me alcancem se tiverem mãos, que não me agarrem, se tiverem olhos que não me vejam e se vejam tão acorrentados de pés e mãos como meu Senhor Jesus Cristo se viu na Cruz para todo o sempre. Amém.
Santa catarina ensina-nos a chegar até jesus.
Santa catarina rogai por nós.

Um comentário:

  1. santa catarina juntop de deus intercedas por nós junto a teu e nosso jesus vós que defendestes a igreja dos ataques espirituais ,defenda o meu trabalho a minha casa de toda peste do mal.

    ResponderExcluir