domingo, 16 de setembro de 2012

Evangelho do dia LITURGIA DO DIA.

MISSA DOMINICAL 24 DOMINGO COMUM .(19/09/2012)

PRIMEIRA LEITURA (ISAIAS 50,5-9)
Leitura do Livro do profeta Isaías :5O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás. 6Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba; não desviei o rosto de bofetões e cusparadas. 7Mas, o Senhor Deus é meu Auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado. 8A meu lado está quem me justifica; alguém me fará objeções? Vejamos. Quem é meu adversário? Aproxime-se. 9aSim, o Senhor Deus é meu Auxiliador; quem é que me vai condenar?


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

 
SEGUNDA LEITURA THIAGO (2,14-18)
Leitura da Carta de São Tiago:

14Meus irmãos: que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria então capaz de salvá-lo?
15Imaginai que um irmão ou uma irmã não têm o que vestir e que lhes falta a comida de cada dia; 16se então alguém de vós lhes disser: “Ide em paz, aquecei-vos”, e: “Comei à vontade”, sem lhes dar o necessário para o corpo, que adiantará isso?
17Assim também a fé: se não se traduz em obras, por si só está morta.
18Em compensação, alguém poderá dizer: “Tu tens a fé e eu tenho a prática!” Tu, mostra-me a tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras!


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

  EVANGELHO (MARCOS 8,27-35)
 O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
 Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo,
27
Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”28Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”. 30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito.31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. 32Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”. 34Então chamou a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la”.

palavra da salvação
gloria a vós senhor.

REFLEXÃO
Neste domingo estamos celebrando o 24 domingo do tempo comum que nas leituras falam a respeito do amor de deus por nós .Na primeira leitura o profeta anuncia a paixão de cristo a cruz de cristo que representa para nós a salvação da humanidade.No salmo andarei na presença de deus ,junto a ele na terra dos vivos sempre andar na presença de deus pois só ele devemos segui-lo. Na segunda leitura Thiago nos exorta para por em pratica a nossa fé pois nossa fé está "morta''.Meus irmãos: que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria então capaz de salvá-lo? E no evangelho jesus anuncia aos seus discipulos a seguinte afirmação o que o povo falam de mim ? ou quem dizem que eu sou? eles respondem uns dizes que és elias ,jeremias ,joão batista ou algus dos protetas .Jesus querendo abrir a inteigência dos discipulos põem a prova e vós quem dizeis que eu sou? Pedro cheio do espirito santo diz TU ÉS O CRISTO O MESSIAS.
Jesus proibi severamente que não fales a ninguém sobre ele agora até  que o filho do homem for levado aos céus. Aqui no evangelho jesus fala da sua morte e ressureição do último dia.Pedro repreende jesus dizendo Deus não te permita tal coisa senhor.Jesus responde a pedro AFASTA DE MIM SATANÁS porque não penças como deus ,mas como os homens.Ele falava abertamente para eles ,e jesus conclua quem quer me seguir tome sua cruz e siga-me .A cruz nossa são as nossas familias ,relacionamentos,nossas dores ,aflições, preocupações,dificudades do dia a dia etc são nossas cruzes.Senhor ajuda-me a carregar nossas cruzes.No evangelho jesus nos ensina a amar a cruz porque faz parte da nossa salvação.

Um comentário:

  1. JESUS NOS EXORTA QUE NOSSA FALTA FÉ É GRANDE PRECISAMOS SIM DA CRUZ PARA SERMOS SANTOS.

    ResponderExcluir