sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Santo do dia e liturgia do dia

  Missa dos márties São Cosme e São Damião - Sexta-feira 26/09/2014

São Cosme e São Damião 
MÁRTIRES DA FÉ SER SANTO DE HOJE É GRAÇA DE DEUS..

Primeira Leitura(Ecl 3,1-11)
 
Leitura do Livro do Eclesiastes.
1Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para tudo o que acontece debaixo do céu. 2Tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de colher a planta. 3Tempo de matar e tempo de salvar; tempo de destruir e tempo de construir. 4Tempo de chorar e tempo de rir; tempo de lamentar e tempo de dançar. 5Tempo de atirar pedras e tempo de as amontoar; tempo de abraçar e tempo de separar. 6Tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de esbanjar. 7Tempo de rasgar e tempo de costurar; tempo de calar e tempo de falar. 8Tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz.
9Que proveito tira o trabalhador de seu esforço? 10Observei a tarefa que Deus impôs aos homens, para que nela se ocupassem. 11As coisas que ele fez são todas boas no tempo oportuno. Além disso, ele dispôs que fossem permanentes; no entanto o homem jamais chega a conhecer o princípio e o fim da ação que Deus realiza.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório(Sl 143)
 
Bendito seja o Senhor, meu rochedo!
Bendito seja o Senhor, meu rochedo!
 
Bendito seja o Senhor, meu rochedo. Ele é meu amor, meu refúgio, libertador, fortaleza e abrigo. É meu escudo: é nele que espero.
Que é o homem, Senhor, para vós? Por que dele cuidais tanto assim, e no filho do homem pensais? Como o sopro de vento é o homem, os seus dias são sombra que passa.

Evangelho(Lc 9,18-22)
 
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Aconteceu que Jesus 18estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”.
20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém.
22E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
 
 Reflexão do evangelho :
 
Jesus faz a pergunta, e essa direcionada diretamente aos seus mais íntimos: “E vocês, quem dizem que eu sou?” (Mc 8,29a).  Pedro não se faz de rogado e se faz porta-voz da comunidade dos discípulos e, como tantas outras vezes fizera, fala em nome de todos e resume o sentimento da comunidade do Reino dizendo: “Tu és o Messias”. (Mc 8,29b).
Dizer que Jesus é o Messias, o Cristo, o Ungido, significa dizer que Ele é esse libertador que Israel esperava, enviado por Deus para libertar o seu povo e para lhe oferecer a salvação definitiva.
A resposta de Pedro ia de encontro com a verdade. No entanto, podia dar entendimento a graves equívocos, numa situação em que o título de Messias, principalmente para o povo da época, estava conotado com esperanças político-nacionalistas. Se se espalhasse que Jesus era o Messias como o povo entendia que fosse um libertador, que arregimentaria exércitos para tirar o povo da opressão dos povos que o dominava, na situação presente os romanos. Isso iria causar um grande alvoroço em todo o território. Por isso, os discípulos recebem ordens taxativas e expressas de Jesus para não falarem disso a ninguém: “E então Jesus proibiu severamente que eles falassem a alguém a respeito dele.” (Mc 8,30).  Era preciso antes deixar claro, depurar e completar a catequese ensinada por Marcos em seu Evangelho sobre o Messias e a sua missão, para evitar perigosos equívocos. É isso que Jesus vai fazer, logo em seguida, na segunda parte do texto.Jesus declara que vai ser preso entregue nas mãos dos pecadores eles irão matar ,crucificar Jesus ,mas ao terceiro dia ressuscitar ..
 
 Santo do dia  
 
*Mártires da fé
 
Os santos Cosme e Damião são muito conhecidos em todo o mundo como os irmãos gêmeos e médicos. http://www.blogcruzterrasanta.com.br/wp-content/uploads/2013/09/S%C3%83O_COSME_E_S%C3%83O_DAMI%C3%83O_1__90031_zoom.jpgOs irmãos nasceram na Arábia por volta do ano 260. Filhos de família rica e nobre, os dois receberam educação esmerada e uma profunda formação cristã por parte da mãe, Teodata. Na juventude, os dois foram estudar na Síria que, à época, era um dos maiores centros de estudos de então.
Os dois se tornaram grande médicos, famosos pela competência, seriedade e sucesso que alcançavam em seus tratamentos e intervenções. Um dos dois se especializou no estudo e preparação de poções e remédios. O outro, especializou-se na prática médica, diagnósticos e cirurgias dentro das possibilidades conhecida na época.
Assim, os dois trabalhavam juntos, um completando o outro nos tratamentos, nos avanços, nas descobertas e nas vitórias. Eram homens dedicados à medicina, ao ser humano e a Jesus Cristo.
Em 284, Diocleciano tornou-se imperador de Roma. Sua mentalidade tradicionalista o fazia ver as religiões estrangeiras como verdadeiras ameaças à estabilidade e segurança do império. Por isso, deflagrou violenta perseguição contra tais crenças, especialmente o cristianismo, que espalhava com muito vigor.
A perseguição foi pior no Oriente, onde viviam Cosme e Damião. Cristãos menos importantes que não renunciassem à sua fé eram presos e levados para trabalhos forçados. Mas os cristãos influentes, formadores de opinião eram condenados à morte depois de muitas torturas. Oi isso que aconteceu aos irmãos médicos.
Forçados a renegarem a fé em Cristo, eles se recusaram. Preferiram morrer a negar o médico dos médicos. Por isso, foram decapitados. Porém, o exemplo dos dois ficou enraizado no coração do povo, especialmente aqueles que foram tratados por eles.
Inspirados pelo Espírito Santo, os irmãos percebiam aquilo que agora a ciência vem comprovando mais e mais: que muitas doenças tem origem nas mágoas, na falta de perdão, no rancor guardado e alimentado.
Os irmãos médicos sabiam que se não cuidassem da alma de seus pacientes, suas chances de cura física eram menores. Eles aprenderam com a prática médica que o ser humano não é somente carne, mas é também alma e espírito. Por isso, falavam de Jesus Cristo aos seus pacientes.
Eles anunciavam que Jesus era o único que poderia dar verdadeira paz e harmonia ao coração. E, quando o coração humano encontra a paz que vem de Deus, seu corpo entra em harmonia e saúde, favorecendo grandemente a cura física. Cosme e Damião conheciam a Escritura que diz: “Um coração feliz prolonga os dias.”
Apesar de trabalharem seriamente no exercício da medicina, há relatos de curas extraordinárias operadas pelos irmãos médicos, através da união da oração e da medicina. Por isso, eles eram cada vez mais procurados e aceitos pelo povo da Síria e região. Além disso, não cobravam por seus atendimentos. A fama dos dois cresceu de tal forma que incomodou o imperador e suas vidas foram sacrificadas.
Porém, o legados desses dois grandes santos ficou: medicina e oração, ciência e fé. Pacifica tua alma e teu corpo se curará mais depressa. Perdoe e você terá mais saúde. Busque a Deus e o obedeça, e a cura virá para a tua vida.
Que esses dois grandes santos Cosme e Damião nos ajudem intercedendo por nossa caminhada neste mundo. Que eles nos ensinem que um coração feliz e cheio de Deus e de paz contribui imensamente para um corpo sadio e livre de doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário