terça-feira, 16 de setembro de 2014

LITRUGIA DAS DORES DE MARIA

Missa de Nossa Senhora das Dores - Segunda 15/09/2014

 
O VIRGEM DAS DORES MÃE DOLOROSA CHORASTES PELO SEU FILHO MORTO EM SEUS BRAÇOS ,EU VOS CONTEMPLO AS SUAS DORES ...
Primeira Leitura(Hb 5,7-9)
 
Leitura da Carta aos Hebreus.
7Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. E foi atendido por causa de sua entrega a Deus. 8Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que sofreu. 9Mas, na consumação de sua vida, tornou-se a causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório(Sl 30)
 
Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
 
Senhor, eu ponho em vós minha esperança; que eu não fique envergonhado eternamente. Porque sois justo, defendei-me e libertai-me; apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me!
Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; por vossa honra orientai-me e conduzi-me!
Retirai-me desta rede traiçoeira, porque sois o meu refúgio protetor! Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel!
A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio, e afirmo que só vós sois o meu Deus! Eu entrego em vossas mãos o meu destino; libertai-me do inimigo e do opressor!
Como é grande, ó Senhor, vossa bondade, que reservastes para aqueles que vos temem! Para aqueles que em vós se refugiam, mostrando, assim, o vosso amor perante os homens.

Evangelho(Lc 2,33-35)
 
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 33o pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda quanto de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.
 
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
 
Ou (escolhe-se um dos evangelhos)
 
Evangelho(Jo 19,25-27)
 
Naquele tempo,25perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. 26Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. 27Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.










Temos dois evangelho  que revela as dores de Maria um de Simeão que disse : uma espada te traspassará a alma”espada de dor e sofrimento que ela irá passar ,vendo o seu filho em seus braços morto ,e a outra parte é da cruz a dor de Maria é grande mas ela permaneceu de pé junto da cruz de cristo ,revelando que é possível passar pelo sofrimento .

uma espada traspassará tua alma”. (Lc 2, 35).  Palavras do velho Simeão à Maria, Mãe de Jesus Cristo, quando da apresentação do Menino Jesus no templo oito dias após o seu nascimento.                
Naquele momento Maria deve não ter entendido bem  toda a extensão e profundidade dessas, palavras, mas, durante toda a sua vida ela as guardou e meditou em seu coração. Trinta anos depois, quando seu Filho Jesus começou a sua vida pública e Maria começou a observar a ingratidão do povo para com o seu Deus, e, principalmente, quando se aproximava a hora final, quando seu Filho deveria se entregar para ser a vítima santa e imaculada, Maria começou a entender melhor o significado daquelas palavras.
E essa espada de dor que se cravou na alma de Maria se fez sentir mais dolorosamente a partir da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando ela pressentiu que aquilo era o começo do fim.  
Maria permaneceu junto a cruz de seu filho mesmo em prantos ela esteve sempre com ele ,en seus braços ,Maria nos leva em seus braços imaculados.
Maria sentiu as dores da flagelação, porque a carne que estava sendo massacrada pela flagelação era a sua carne, e o sangue que estava sendo derramado do corpo de seu Filho era o seu sangue. Maria sentiu os espinhos entrarem dolorosamente na fronte e na cabeça de seu Filho, porque, aquela testa que estava sendo rasgada tão tristemente dolorosa pelos espinhos, era a mesma testa que ela afagava e beijava quando o seu inocente Jesus dormia, quando ainda criança.  A espada de dor, mais do que nunca, se fazia sentir na alma de Maria. E ela já sabia que tudo isso ia acontecer, porque os Profetas do Antigo Testamento já haviam antecipado  a paixão e morte do seu adorado Filho, e Maria conhecia muito bem  as Escrituras Sagradas. E agora, o seu Filho, que viera salvar, é condenado.
JESUS DEU MARIA COMO NOSSA MÃE ,A MÃE DA  IGREJA,MÃE NOSSA VIRGEM PURA E IMACULADA ROGUE POR NÓS..O VIRGEM DAS DORES..

Nenhum comentário:

Postar um comentário