terça-feira, 14 de maio de 2013

súplicas do espirito santo

  
Oração ao Espírito Santo pela Igreja


Ó Espírito Santo Criador, assisti benignamente a toda a Igreja Católica. Fortalecei-A e confirmai-A pela Vossa divina virtude contra todos os ataques dos inimigos. Renovai também, pela Vossa graça e caridade, o espírito dos Vossos servos que ungistes, para que em Vós glorifiquem o Pai e Seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.
(Indulgência parcial)




Oração para alcançar os sete dons e os doze frutos do Espírito Santo


clique para ampliar

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis, e acendei neles o fogo do Vosso amor!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom do temor de Deus, para que eu sempre me lembre com suma reverência e profundo respeito da Vossa divina presença, trema, como os mesmos Anjos, diante de Vossa divina Majestade, e nada receie tanto como desagradar aos Vossos santos olhos.
Ave-Maria...

Espírito Santo, concedei-me o dom da piedade, que me tornará delicioso o trato conVosco na oração, e me fará amar a Deus com íntimo amor, como a meu Pai, a Maria Santíssima como a minha Mãe e a todos os homens como meus irmãos em Jesus Cristo.
Ave-Maria...

Espírito Santo, concedei-me o dom da ciência, para que eu conheça cada vez mais a minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude e o valor inestimável da alma, e para que sempre veja claramente as ciladas do demônio, da carne e do mundo, para poder evitá-las.
Ave-Maria...

Espírito Santo, concedei-me o dom da fortaleza, para que eu, sem respeito humano, fuja do pecado, pratique a virtude com fervor, e sofra com paciência e com alegria de espírito os desprezos, prejuízos, perseguições e a própria morte, antes que renegar por palavras ou por obra ao meu amabilíssimo Senhor e Salvador, Jesus Cristo.
Ave-Maria...

Espírito Santo, concedei-me o dom do conselho, tão necessário em tantos passos melindrosos da vida, para que sempre escolha o que mais Vos agrada, siga em tudo a Vossa divina graça, e com bons e caridosos conselhos socorra ao próximo.
Ave-Maria...

Espírito Santo, concedei-me o dom do entendimento, para que eu, iluminado pela luz celeste de Vossa graça, bem entenda as sublimes verdades da doutrina cristã e saiba defendê-las.
Ave-Maria...

Espírito Santo, concedei-me o dom da sabedoria, a fim de que eu cada vez mais goste das coisas divinas e, abrasado no fogo do Vosso amor, prefira com alegria o caminho do Céu a tudo que é mundano, e me una para sempre a Jesus, sofrendo tudo neste mundo por Seu amor.
Ave-Maria...

Vinde, Espírito Criador, visitai-me e, com a Vossa divina graça, enchei o meu coração, que Vós criastes. Vinde e repousai sobre mim, Espírito de sabedoria e inteligência, Espírito de conselho e fortaleza, Espírito de ciência, piedade e temor de Deus.

Espírito Santo, Amor eterno do Pai e do Filho, dignai-Vos também conceder-me os Vossos doze frutos: o fruto da caridade, que me una intimamente conVosco pelo amor; o fruto da alegria, que me encha de santa consolação; o fruto da paz, que produza em mim a tranqüilidade da alma; o fruto da paciência, que me faça sofrer tudo por amor de Jesus e Maria; o fruto da benignidade, que me leve a socorrer de boa vontade aos que sofrem; o fruto da bondade, que me torne benfazejo e clemente a todos; o fruto da longanimidade, que me faça esperar com paciência em qualquer demora; o fruto da brandura, que me faça suportar com toda a mansidão as fraquezas do próximo; o fruto da , que me faça crer firmemente na doutrina da Santa Igreja; o fruto da modéstia, que regule todo o meu exterior; enfim, os frutos da continência e castidade, que me tornem o coração limpo e imaculado.

Espírito Divino, fazei com que a minha alma seja para sempre Vossa morada e o meu corpo, Vosso sagrado templo. Habitai em mim e ficai comigo na terra, para que eu mereça ver-Vos eternamente no reino da glória. Amém.

 
TRIDO DO ESPIRITO SANTO
Ó Jesus, que antes de subirdes aos céus, prometestes aos Vossos Apóstolos e discípulos enviar-lhes o Espírito Santo para os consolar e fortalecer, dignai-Vos fazer descer também sobre nós este Espírito consolador.

Vinde Espírito de sabedoria, e fazei-nos conhecer a verdadeira felicidade dando-nos os meios para consegui-la.

Vinde, Espírito de inteligência, que, por Vossa divina luz, nos fazeis penetrar as verdades e os mistérios de nossa santa Religião.

Vinde, Espírito de conselho, e ajudai-nos a discernir em todas as ocasiões o que devemos fazer para cumprir com a Vossa divina vontade.

Vinde, Espírito de fortaleza, e prendei-nos a Deus e aos nossos deveres de maneira que nada jamais nos possa abalar.

Vinde, Espírito de ciência que, único, nos podeis dar o perfeito conhecimento de Deus e de nós mesmos. Pedimo-Vos esta ciência divina e única necessária com todo o ardor de nossa alma.

Vinde, Espírito de piedade, para que saibamos executar com alegria e prontidão o que Deus nos manda e para que, pela unção de Vosso divino amor, achemos verdadeiramente leve e suave o jugo do Senhor.

Vinde, Espírito de temor de Deus, e fazei-nos evitar com o maior cuidado tudo o que possa desagradar ao nosso Pai celestial.

Glória a Vós, Pai Eterno, que com o Vosso Filho único e o Espírito consolador, viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém
 

Sete Dons do Espírito Santo

No Espírito Santo, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, reside o Amor Supremo entre o Pai e o Filho.
Foi pelo Divino Espírito Santo que Deus se encarnou no seio de Maria Santíssima, trazendo Jesus ao mundo para nossa salvação.
Peçamos humildemente à Maria, esposa do Espírito Santo, que interceda por nós junto a Deus concedendo-nos a graça de recebermos os divinos dons, apesar de nossa indignidade, de nossa miséria.
Nas Escrituras, o próprio Jesus quem nos recomenda: "Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto" (Mt VII, 7s).
1. Fortaleza
Por essa virtude, Deus nos propicia a coragem necessária para enfrentarmos as tentações, vulnerabilidade diante das circunstâncias da vida e também firmeza de caráter nas perseguições e tribulações causadas por nosso testemunho cristão diante do mundo.
Lembremo-nos que foi com muita coragem, com muito heroísmo, que os santos mártires desprezaram as promessas, as blandícias e ameaças do mundo.
Com que serenidade foram ao encontro da morte! Que luta gloriosa não sustentaram! Luta não há mais para eles.
Agora gozam de perfeita paz, em união íntima com Jesus, de cuja glória participam. Também nós, havemos de combater para alcançar a coroa eterna.
Vivemos num mundo cheio de perigos e tentações.
A alma acha-se constantemente envolta nas tempestades de paixões revoltadas.
Maus exemplos pululam e as inclinações do coração são sempre dirigidas para o mal. Resistir a tudo isto requer força de vontade, combate resoluto, sem tréguas.
Roguemos a Deus para que essa virtude seja nossa companheira inseparável; testemunhemos nosso amor a Deus por palavras e obras.
Assim, viveremos na fé e pela fé, certos de que seremos felizes aqui e na eternidade.
2. Sabedoria
O sentido da sabedoria humana reside no reconhecimento da sabedoria eterna de Deus, Criador de todas as coisas que distribui seus dons conforme seus desígnios.
Para alcançarmos a vida eterna devemos nos aliar a uma vida santa, de perfeito acordo com os mandamentos da lei de Deus e da Igreja.
Nisto reside a verdadeira sabedoria que, aliás, não é um dom que brota de baixo para cima, jamais será alcançada por esforço próprio.
É um dom que vem do alto e flui através do Espírito Santo que rege a Igreja de Deus sobre a terra.
3. Ciência
Todo o saber vem de Deus. Se temos talentos, deles não nos devemos orgulhar, porque de Deus é que os recebemos.
Se o mundo nos admira, bate aplausos aos nossos trabalhos, a Deus é que pertence esta glória, a Deus, que é o doador de todos os bens.
4. Conselho
Hoje, mais do que nunca está em foco a educação da mocidade e todos reconhecem também a importância do ensino para a perfeita formação da criança.
As dificuldades internas e externas, materiais e morais, muitas vezes passam pelo dom do Conselho, sem disto nos apercebermos.
É uma responsabilidade, portanto, cumprir a vontade de Deus que destinou o homem para fins superiores, para a santidade.
Para que possamos auxiliar o próximo com pureza e sinceridade de coração, devemos pedir a Deus este precioso dom, com o qual O glorificaremos aos mostrarmos ao irmão as lições temporais que levam ao caminho da salvação.
É sob a influência deste ideal que a mãe ensina o filhinho a rezar, a praticar os primeiros atos das virtudes cristãs, da caridade, da obediência, da penitência, do amor ao próximo.
5. Entendimento
Há pessoas que, mesmo sem entender os preceitos da Igreja, permanecem fiéis aos seus ensinamentos; possuem o sabor pelas coisas de Deus e mesmo ignorando o vasto significado da liturgia, dos dogmas, das orações, dão testemunho de intensa devoção e piedade.
Estão repletos de sabedoria, mas falta-lhes o entendimento, que resume-se na busca pela compreensão das coisas de Deus no seu sentido mais profundo.
Portanto, Sabedoria não é consequência do Entendimento, ou vice-versa. Roguemos ao Senhor que nos conceda o Entendimento, perfeito complemento da Sabedoria.
Por serem distintamente preciosos, nos fazem aproximar de Deus com todas as nossas forças, com toda a nossa devoção e inteligência.
6. Piedade
Nos dias de hoje, considerando a população mundial, há poucas, muito poucas pessoas que acham prazer em serem devotas e piedosas; as poucas que o são, tornam-se geralmente alvo de desprezo ou escárnio de pessoas que tem outra compreensão da vida.
Realmente, é grande a diferença que há entre um e outro modo de viver.
Resta saber qual dos dois satisfaz mais à alma, qual dos dois mais consolo lhe dá na hora da morte, qual dos dois mais agrada a Deus.
Não é difícil acertar a solução do problema. Num mundo materialista e distante de Deus, peçamos a graça da piedade, para que sejamos fervorosos no cumprimento das escrituras.
7. Temor de Deus
Teme a Deus quem procura praticar os seus mandamentos com sinceridade de coração.
Como nos diz as Escritura, devemos buscar em primeiro lugar o reino de Deus, e o resto nos será dado por acréscimo.
O mundo muitas vezes sufoca e obscurece o coração. Todas as vezes que transigências fizemos às tentações, com certeza desprezamos a Deus Nosso Senhor.
Quantas vezes preferimos a causa dos bens miseráveis deste mundo e esquecemo-nos de Deus!
Quantas vezes tememos mais a justiça dos homens do que a justiça de Deus!
Santo Anastácio a este respeito dizia: "A quem devo temer mais, a um homem mortal ou a Deus, por quem foram criadas todas as coisas?".
Não esqueçamos, portanto, de pedir ao Deus Espírito Santo a graça de estarmos em sintonia diária com os preceitos do Criador.

Oração aos Sete Dons do Espírito Santo

Bendito Espírito de Sabedoria, ajudai-me a buscar a Deus. Que seja o centro de minha vida, orientada até ele para que reine em minha alma o amor e harmonia.Bendito Espírito de Entendimento, iluminai minha mente, para que eu conheça e ame as verdades de fé e as faça verdadeira vida de minha vida.Bendito Espírito de Conselho, iluminai-me e guiai-me em todos os meus caminhos, para que eu possa sempre conhecer e fazer tua santa vontade. Fazei-me prudente e audaz.Bendito Espírito de Fortaleza, vigoriza minha alma no tempo de prova e adversidade. Dai-me lealdade e confiança.Bendito Espírito de Ciência, ajudai-me a distinguir entre o bem e o mal. Ensinai-me a proceder com retidão na presença de Deus. Dai-me clara visão e decisão firme.Bendito Espírito de Piedade,tomai posse de meu coração; inclinai-lo a crer com sinceridade em Ti, a amar-te santamente, Deus meu, para que com toda minha alma possa eu buscar-te, porque és meu Pai, a melhor e mais verdadeira alegria.Bendito Espírito de Santo Temor, penetra no mais intimo de meu coração para que eu possa sempre recordar tua presença. Faze-me fugir do pecado e concedei-me profundo respeito para com Deus e ante os demais irmãos, criados a imagem de Deus. Amantissimo Coração de São José, rogai por nós!

Coroa em Honra ao Espírito Santo

Ato de Contrição

Por ser Vós tão bom, me arrependo, Deus meu, de ter pecado contra Vós, e prometo com vossa graça não ofender-Vos mais daqui em adiante. Hino

Vinde, Espírito Criador, Visitai as almas de vossos servos, E cheia de celestiais graças Os corações que haveis criado.Sois chama do paráclito o Consolador, Dom do Altíssimo Deus Fonte viva, fogo, caridade, e unção espiritual.Vos, que dais os vossos sete dons, Sois o dedo a fortaleza do Pai; Sois o Prometido do mesmo Pai, E nos inspirais o que temos de dizer.Acende com vossa luz nossos sentidos, Infundi vosso amor em nossos corações, E fortalece com perpétuo auxílio, A debilidade de nossa carne.Afastai de nós o inimigo de nossas almas, Dai-nos pronto a paz do coração, E postos abaixo de vossa direção, Evitaremos todo o nocivo.Por Vos conhecemos ao Pai, E também ao filho, e por Vos, que procedeis de ambos.V. Enviai vosso Espírito e as coisas serão criadas.R. E renovareis a face da terra. Oração:

Oh! Deus que haveis instruído os corações dos fiéis pela luz do Espírito Santo, Concedei-nos por este mesmo Espírito o gostar do que é bom e aproveitar sem cessar do que é a fonte da divindade. Por Cristo nosso Senhor. Amém. Primeiro Mistério:

Jesus foi concebido da Virgem Maria por virtude do Espírito Santo Meditação: "O Espírito Santo descenderá sobre ti, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por causa disso, o fruto Santo que de Vós nascerá, será chamado filho de Deus." (Luc. 1, 35.)Propósitos: Pedir o socorro do divino Espírito e a intercessão de Maria, para imitar as virtudes de Jesus Cristo que é o modelo das mesmas, para que sejamos conformes a imagem do filho de Deus.Pai-Nosso, Ave-Maria e sete Glórias. Segundo Mistério:

O Espírito do Senhor posou sobre Jesus Meditação: "Batizado, pois, Jesus, ao instante que saiu da água, se abriram os céus, e vimos descer o Espírito Santo a maneira de uma pomba, e posar sobre Ele." (Mat. 3, 16.)Propósitos: Estimai soberanamente a inapreciável graça santificante, que tem sido derramada em vosso coração pelo Espírito Santo no batismo. Guardai o que haveis prometido e exercitai em contínuos atos de fé, esperança e caridade. Vivei sempre como convém aos filhos de Deus e aos membros da verdadeira Igreja de Deus a fim de que recebais depois desta vida a herança do céu.Pai-Nosso, Ave-Maria e sete Glórias. Terceiro Mistério:

Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto Meditação:"Jesus, pois, cheio do Espírito Santo, partiu do Jordão, e foi conduzido pelo Espírito ao deserto; e ali esteve quarenta dias e foi tentado pelo diabo." (Luc. 4, 1-2.)Propósitos: Estai sempre agradecidos pelos sete dons do Espírito Santo, que haveis recebido na confirmação: pelo Espírito de sabedoria e de inteligência, de conselho e de fortaleza, de ciência e de piedade e de temor de Deus. Obedecei fielmente ao Guia divino, a fim de trabalhar em todos os perigos desta vida e em todas as tentações, como convém a um perfeito cristão e a um esforçado filho de Jesus Cristo.Pai-Nosso, Ave-Maria e sete Glórias. Quarto Mistério:

O Espírito Santo na Igreja. Meditação: "De repente sobreveio do céu um ruído, como de vento impetuoso e tomou toda a casa onde estavam; e foram cheios todos do Espírito Santo e começaram a falar as maravilhas de Deus." (Hech. II, 2, 4, 11.)Propósitos: Dai graças a Deus porque nos tem feito filhos de sua Igreja, a qual o Espírito Santo enviado ao mundo no dia de Pentecostes, vivifica e governa sempre. Escutai e segui ao Soberano Pontífice que pelo Espírito Santo ensina infalivelmente, e a Igreja, que é a coluna e o sustento da verdade. Guardai seus dogmas, propagai sua causa, defendei seus direitos.Pai-Nosso, Ave-Maria e sete Glórias. Quinto Mistério:

O Espírito Santo na alma do justo. Meditação: "Não sabeis que vossos corpos são templos do Espírito Santo, que habita em vós ?" (1 Cor. 6, 19.) "Não extingais o Espírito." (Tes. 5, 19.) "e não queirais contristar o Espírito Santo de Deus com o qual fostes selados para o dia da redenção." (Efé s. 4, 30.)Propósitos: Acudi sempre ao Espírito Santo, que está em vós; Vigiai cuidadosamente pela pureza de vossa alma e de vosso corpo. Obedecei fielmente a as divinas inspirações para obrar os frutos do Espírito: caridade, gozo espiritual, paz, paciência, bondade, benignidade, longanimidade, mansidão, fé, modéstia, continência e castidade.Pai-Nosso, Ave-Maria e sete GlóriasTerminar a Coroa rezando um Credo.

Rosário do Espírito Santo

Breve explicação:

O Rosário do Espírito Santo é composto por cinco mistérios que lembram fatos da vida de Jesus e de Maria, associados à presença do Espírito Santo.Ele é bem simples e, ao mesmo tempo, muito profundo.As Ave-Marias são rezadas se acrescentando uma breve jaculatória (própria de cada mistério) e reservando a parte "Santa Maria, Mãe de Deus..." para a última Ave-Maria de cada mistério.Ao final de cada mistério há uma oração própria. Primeiro Mistério:

O poder do Espírito Santo cobre a Virgem de Nazaré.Leitura bíblica: Evangelho segundo S. Lucas cap 1, vers. 28 a 35. (pausa para meditação)Um Pai-Nosso, dez Ave-Marias deste modo: Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito o fruto de vosso ventre, Jesus, concebido por obra do Espírito Santo. No final, "Santa Maria, Mãe de Deus,..." reza-se apenas uma vez, na décima Ave-Maria.Um Glória ao Pai.Oração: Oh! Deus, que ao anúncio do anjo quisestes que o vosso Verbo se fizesse homem no seio virginal de Maria, concedei ao vosso povo, que a honra como verdadeira Mãe de Deus, gozar sempre de sua intercessão junto a vós. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. Segundo Mistério:

Isabel, cheia do Espírito Santo, exalta a Mãe do Senhor.Leitura bíblica: Evangelho segundo S. Lucas cap. 1, vers. 39 a 45.(pausa para meditação)Um Pai-Nosso, dez Ave-Marias deste modo:Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito o fruto de vosso ventre, Jesus, portador do Espírito de santidade. No final, "Santa Maria, Mãe de Deus,..." reza-se apenas uma vez, na décima Ave-Maria.Um Glória ao Pai.Oração:Oh! Deus, salvador de todos os povos, que por meio da bem-aventurada Virgem Maria, arca da nova aliança, levastes à casa de Isabel a salvação e a alegria, fazei que sejamos dóceis à ação do Espírito e possamos também nós levar Cristo aos irmãos e engrandecer o vosso nome com hinos de louvor e com a santidade da vida.Por Cristo, nosso Senhor. Amém. Terceiro Mistério:

A maternidade espiritual de Maria junto à cruz. Leitura bíblica: Evangelho segundo S. João cap. 19, vers. 25 a 30.(pausa para meditação)1 Pai Nosso, dezAve-Marias deste modo: Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito o fruto de vosso ventre, Jesus, morto para a nossa salvação No final, "Santa Maria, Mãe de Deus,..." reza-se apenas uma vez, na décima Ave-Maria.Um Glória ao Pai.Oração: Pai Santo, que por intermédio do mistério pascal estabelecestes a salvação do gênero humano, concedei a todos os seres humanos, com a graça do vosso Espírito, que sejamos incluídos no número dos filhos adotivos, que Jesus agonizante confiou à Virgem Mãe. Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém. Quarto Mistério:

O Espírito Santo desce sobre Maria e os apóstolos.Leitura bíblica: Atos dos Apóstolos cap. 1, vers. 12 a 14.(pausa para meditação)Um Pai Nosso,dez Ave-Marias deste modo: Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito o fruto de vosso ventre, Jesus, fonte inesgotável do Espírito. No final, "Santa Maria, Mãe de Deus,..." reza-se apenas uma vez, na décima Ave-Maria.Um Glória ao Pai.Oração: Oh! Pai, que derramastes os dons do vosso Espírito sobre a bem-aventurada Virgem Maria, que orava com os apóstolos no cenáculo, fazei que perseveremos unânimes na oração com Maria, nossa Mãe, para levarmos ao mundo, com a força do Espírito, o alegre anúncio da salvação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. Quinto Mistério:
O Espírito do Filho de Deus, nascido de mulher, age em nós.
Leitura bíblica: Carta aos Gálatas cap. 4, vers. 4 a 7.(pausa para meditação)Um Pai Nosso,dez Ave-Marias deste modo: Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito o fruto de vosso ventre, Jesus, primogênito dos filhos de Deus.No final, "Santa Maria, Mãe de Deus,..." reza-se apenas uma vez, na décima Ave-Maria.Um Glória ao Pai.Oração: Senhor, Pai santo, no admirável plano do vosso amor, quisestes que o vosso Filho nascesse de mulher e a ela ficasse submisso; dai-nos um conhecimento vivo e penetrante do mistério da encarnação do Verbo, para imitá-lo em sua vida escondida até o dia em que, guiados pela Virgem Mãe, entremos exultantes na vossa casa. Por Cristo, nosso Senhor. Amém
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário