domingo, 26 de maio de 2013

Festa da santissima treindade

Missa da solenidade da Satissima Trindade

Santíssima Trindade – Domingo 26/05/13

      
 
1 Primeira Leitura (Pr 8,22-31)

Leitura do Livro dos Provérbios:
Assim fala a Sabedoria de Deus: 22“O Senhor me possuiu como primícia de seus caminhos, antes de suas obras mais antigas; 23desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes das origens da terra. 24Fui gerada quando não existiam os abismos, quando não havia os mananciais das águas, 25antes que fossem estabelecidas as montanhas, antes das colinas fui gerada.
26Ele ainda não havia feito as terras e os campos, nem os primeiros vestígios de terra do mundo.
27Quando preparava os céus, ali estava eu, quando traçava a abóbada sobre o abismo, 28quando firmava as nuvens lá no alto e reprimia as fontes do abismo, 29quando fixava ao mar os seus limites — de modo que as águas não ultrapassassem suas bordas — e lançava os fundamentos da terra, 30eu estava ao seu lado como mestre-de-obras; eu era seu encanto, dia após dia, brincando, todo o tempo, em sua presença, 31brincando na superfície da terra, e alegrando-me em estar com os filhos dos homens”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
 
Salmo
 
Responsório (Sl 8)
— Ó Senhor, nosso Deus, / como é grande vosso nome /por todo o universo!
— Ó Senhor, nosso Deus, /como é grande vosso nome /por todo o universo!
— Contemplando estes céus que plasmastes/ e formastes com dedos de artista;/ vendo a lua e estrelas brilhantes, perguntamos: /”Senhor, que é o homem,/ para dele assim vos lembrardes/ e o tratardes com tanto carinho?”
— Pouco abaixo de Deus o fizestes,/ coroando-o de glória e esplendor;/ vós lhe destes poder sobre tudo,/ vossas obras aos pés lhe pusestes:
— as ovelhas, os bois, os rebanhos,/ todo o gado e as feras da mata;/ passarinhos e peixes dos mares,/ todo ser que se move nas águas.


 2 Segunda Leitura (Rm 5,1-5)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:
Irmãos: 
1Justificados pela fé, estamos em paz com Deus, pela mediação do Senhor nosso, Jesus Cristo. 2Por ele tivemos acesso, pela fé, a esta graça, na qual estamos firmes e nos gloriamos, na esperança da glória de Deus.
3E não só isso, pois nos gloriamos também de nossas tribulações, sabendo que a tribulação gera a constância, 4a constância leva a uma virtude provada, a virtude provada desabrocha em esperança; 5e a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Evangelho (Jo 16,12-15)

— O Senhor esteja convosco.                                                                 
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus:
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora.
13Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará.
14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
 
 
Reflexão do Evangelho
 
Jesus queria mostrar aos seus discipulos que ao partir deste mundo ao pai ! Mandará o espirito santo ele não pode partir sem que veia o auxilio do espirito santo que o pai prometeu.
Jesus decretou esta verdade de fé. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará .Que dizer que tudo que é de Deus o céu ,a terra , o oniverso , tudo que pertence a Deus pai também pertence ao filho que é glorificado nos espirito santo .Jesus ainda afirmou-se que tudo que o pai possui é meu concerteza porque Deus deu tudo ao filho o céu , o oniverso ,os confins a eternidade é de cristo por direito ,por isso ele enviará a espirito santo para santificar a igreja santo e una católica a base da fé cristã. Como mostra na segunda leitura fomos justificados pela fé pela mediação de nosso senhor jesus cristo pela fé e pela graça estamos firmes e gloriados na graça de Deus pai.

O PAI

Deus Pai – Criador de todas as coisas. Não é criado, nem gerado. Tudo procede d’Ele.
É Ele quem envia o Filho, Jesus, para sofrer por nós, derramando seu precioso sangue, para nos salvar ( Is 9, 1-6 ).
É Ele quem promete a descida do Espírito Santo em Pentecostes ( At 1, 4-5 ).
Porque é o Espírito santo quem continuará nos lembrando dos ensinamentos de Jesus, para permanecermos no caminho da salvação.
Tudo isso por bondade, misericórdia e compaixão por seus filhos.
Deus diz em Oséias 11, 8 , para cada um de nós: “Meu coração se revolve dentro de mim, eu me comovo de dó e compaixão”.

O FILHO

Deus Filho – Jesus Cristo – procede do Pai, gerado, mas não criado.
Veio ao mundo com a missão de salvar toda a humanidade pelo perdão dos pecados. Nasceu da Virgem Maria, realizou muitos milagres e prodígios e, pregou o Evangelho da salvação. Morreu na cruz e ressuscitou dentre os mortos para que pudéssemos participar do Reino do Pai, na eternidade.
Foi obediente ao Pai e fez a sua santa vontade.
É o Caminho, a Verdade e a Vida.
Tudo passa por Ele.

O ESPÍRITO SANTO

Deus Espírito Santo – Também chamado Paráclito, Consolador, Doador da vida, Força do Alto, Água Viva, etc…
É O Espírito Santo quem nos resgata do mundo carnal e nos transporta para o mundo espiritual, mesmo aqui na terra: ” Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito.”( Gl 5, 24-25 ).
Ele nos dá os dons e frutos para lutarmos pela santificação de nossas almas.
É no Espírito Santo que somos batizados, para sermos purificados do pecado original e formarmos o Corpo de Cristo que é a Igreja.
Quem mais teve intimidade com a Santíssima Trindade foi Nossa Senhora.
São Francisco de Assis deixou essa oração para nós:

Santa Virgem Maria, não veio a este mundo mulher semelhante a ti, filha e serva do Rei Altíssimo, o Pai Celeste; mãe de nosso Santíssimo Senhor Jesus Cristo, esposa do Espírito Santo, roga por nós com São Miguel Arcanjo e todas as virtudes do céu e todos os santos, a teu Santíssimo e dileto Filho, nosso Senhor e mestre”.
 
 
 
Consagração a Santissima Trindade
 
Trindade santa- Pai ,Filho ,Espirito santo- presente e
agindo na igreja e na profundidade do meu ser.Eu vos adoro ,amo
e agradeço.E pelas mãos da virgem Maria,minha Mãe Santissima,
eu me ofereço ,entrego e consagro inteiramente a vós, nesta vida e para a eternidade.
 
   Pai celeste, a vós me ofereço,entrego e consagro como filho(a).
Jesus mestre, a vós me ofereço ,entrego e consagro, como irmão(a) e discipulo(a).
 
  Espirito santo,a vós ofereço e consagro,como ''templo vivo,para ser santificado(a).
 
Maria ,Mãe da Igreja e minha Mãe, vós que estás na mais intima união com a santissima trindade, ensinai -me a viver em comunhão com as três divinas pessoas ,a fim de que a minha vida inteira seja um hino de gloria ao pai ao filho e ao Espirito santo.Amém.
                                                                                                    Pe: Tiago Alberione
 
 
 
       
 NOSSA SENHORA ESTRELA DA MANHÃ QUE FOSTE SERVA NA PRESENÇA DE DEUS E FOSTE SIMPLES COMO UMA CRIANÇA FOSTE COROADA NO CÉU COMO RAINHA DO CÉU E DA TERRA TE CONSAGRAMOS O MÃE QUERIDA DE DEUS POR SER TÃO BEM AVENTURADA FOSTE COROADA NO CÉU NA PRESENÇA DE DEUS E DOS SANTOS ANJOS ..
 
Queridos viver na trindade é viver na vida eterna pois Deus pai deu tudo ao Filho que foi glorificado e santificado no Espirito santo no dia do nosso batismo fomos mergulhado no misterio da encarnação de Deus invisivel.

A Santíssima Trindade é um mistério de um só Deus em três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

Pai que é Deus, que é Amor: somente o Pai que ama respeita a liberdade de seu filho



.
Filho
que é Jesus Cristo: é o Deus visível que se fez homem, nascendo da Virgem Maria para cumprir a vontade de Deus de libertar os homens do pecado.
Jesus é Deus e as principais provas são:
a) O próprio Jesus diz-se Deus (Jo 10, 30 / 14, 7 e Lc 22, 67-70) .
b) Os milagres eram feitos pelo próprio Jesus, e não por meio de Jesus.


Espírito Santo que é o Amor do Pai e do Filho que nos é comunicado e transmitido. Segundo o CREDO, Jesus foi concebido pelo Poder do Espírito Santo, nascido da Virgem Maria. Maria foi então convidada a conceber Jesus e a concepção de Jesus foi obra do poder do Divino Espírito Santo: "O Espírito virá sobre Ti..." A missão do Espírito Santo está sempre conjugada e ordenada à do Filho, ou seja, toda a vida de Jesus manifesta a vontade do Pai que por sua vez é manifestada pelo Espírito Santo.

Um fato dos Evangelhos é que os Apóstolos estavam com muito medo após a morte de Jesus. Foi à descida do Espírito Santo sobre eles que os transformou radicalmente e deu coragem para que saíssem anunciando o Evangelho. O mesmo Espírito Santo que deu forças aos apóstolos e mártires é recebido no sacramento da Crisma, e aí está a importância deste sacramento no fortalecimento da Fé e na profissão do Cristianismo de cada um.

O Dogma da Santíssima Trindade
A Trindade é Una; não professamos três deuses, mas um só Deus em três Pessoas. Cada uma das três Pessoas é a substância, a essência ou a natureza divina, As pessoas divinas são distintas entre si pela sua relação de origem: o Pai gera; o Filho é gerado; o Espírito Santo é quem procede. Ou seja, ao Pai atribui-se a criação ao Filho atribui-se a Redenção e ao Espírito Santo atribui-se a Santificação.

Resumindo, o mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Só Deus pode nos dar a conhecer, revelando-se como Pai, Filho e Espírito Santo.

Pela graça do Batismo "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" somos chamados a compartilhar da vida da Santíssima Trindade, aqui na Terra na obscuridade de nossa fé e para além da morte, na luz eterna. Pela Confirmação ou Crisma, como o próprio nome diz, somos chamados a confirmar essa fé ora recebida para que, além de vivermos segundo a Palavra de Deus, darmos testemunho dela e levá-la por toda à parte.


 
 



Um comentário:

  1. espiritosanto de Deus venha em nosso auxilio venha defender a igreja de Jesus crsito pai celeste e santo venha em defesa da igreja que precisa de teu auxilio
    Filho glorifique na trindade.

    ResponderExcluir