quarta-feira, 12 de novembro de 2014

litrugia do dia dia DE SÃO JOSAFÁ

Missa do martírio de São Josafá 

Bispo e mártir - Quarta-feira 12/11/2014

São Josafá

Primeira Leitura (Tt 3,1-7)

Leitura da Carta de São Paulo a Tito.
Caríssimo, 1admoesta a todos que vivam submissos aos príncipes e às autoridades, que lhes obedeçam e estejam prontos para qualquer boa obra.
2Não injuriem a ninguém, sejam pacíficos, afáveis e deem provas de mansidão para com todos os homens. 3Porque nós outrora éramos insensatos, rebeldes, extraviados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo na maldade e na inveja, dignos de ódio e odiando uns aos outros.
4Mas um dia manifestou-se a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor pelos homens: 5Ele salvou-nos não por causa dos atos de justiça que tivéssemos praticado, mas por sua misericórdia; quando renascemos e fomos renovados no batismo pelo Espírito Santo, 6que ele derramou abundantemente sobre nós por meio de nosso Salvador Jesus Cristo. 7Justificados, assim, pela sua graça, nos tornamos na esperança herdeiros da vida eterna.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 22)
O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.
Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!
Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.
Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.
Evangelho (Lc 17,11-19)
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram a seu encontro. Pararam à distância, 13e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” 14Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”.
Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano.
17Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

 Reflexão do Evangelho
Somente quem é humilde consegue ser grato e reconhecido pelo bem que o outro representa. Só quem tem um coração humilde e generoso sabe se voltar reverente ao altar, à Igreja e ao Senhor para agradecer-lhe a cada dia.
“Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?”(Lucas 17,18).

O Evangelho de hoje mostra-nos como, muitas vezes, estamos levando Deus em nossa vida. Quando precisamos dele, somos todos piedosos, reverentes e até dizemos: “Senhor, ajude-me, vinde em meu auxílio, socorre-me, porque eu preciso de Ti!”. A bondade de Deus não mede esforços, não nos olha conforme os nossos pecados ou os nossos merecimentos, mas se volta reverente para nós.
Por mais difícil que seja a vida de qualquer ser humano, ninguém passa por ela sem experimentar a bondade do Senhor. Só o fato de vivermos já é graça! Alguns recebem graças ou se apoderam mais delas do que os outros, mas ninguém deixa de ser agraciado por Deus nessa vida!

O fato é que existem corações mais gratos e reconhecidos que sabem realmente reconhecer a grandeza, a bondade e a ternura de Deus. Estes voltam para agradecer, para reconhecer que Deus foi bondoso, é como se dissessem: “Eu agradeço ao Deus que me deu vida até o dia de hoje, que me permitiu experimentar o Seu amor e a Sua bondade. Quem me dera se o último ou os últimos dias de minha vida fossem apenas para cantar um hino de gratidão, de graças, de reconhecimento pelo tamanho da bondade e da ternura dele para comigo!”.

A Palavra de hoje nos mostra que dez leprosos foram curados e apenas um samaritano, aquele que não fazia parte do povo eleito, na distinção dos próprios judeus, voltou para agradecer e reconhecer a bondade de Deus para com ele.
Deixe-me dizer uma coisa a você: não seja ingrato, não cultive a ingratidão no seu coração; isso vale também para as pequenas coisas. Saiba reconhecer o que o outro fez por você, saiba dizer “muito obrigado”, saiba ter gratidão por aqueles que cuidaram de você durante a vida, para todas as pessoas que foram manifestações do amor e da ternura de Deus na sua existência.
Não ter um coração grato é tê-lo repleto de maldade! Somente quem é humilde consegue ser grato, reconhecido pelo bem que o outro representa. Só quem tem esse coração humilde e generoso sabe se voltar reverente ao altar, à Igreja e ao Senhor para agradecer-Lhe a cada dia. Olhe o sol à nossa frente, olhe a beleza da natureza esplendorosa ao nosso lado; olhe tantos sinais de amor e ternura de Deus e veja que uma vida, só aqui, ainda é muito pouco para agradecer ao amor que Ele tem para conosco!

 SANTO DO DIA SÃO JOSAFÁ
Hoje celebramos a memória do santo Bispo que derramou o seu sangue por amor do Supremo e Único Pastor das ovelhas, tornando-se precursor do ecumenismo. João Kuncevicz nasceu em Wladimir (Ucrânia), no ano de 1580, numa família de ortodoxos, ou seja, ligados à Igreja Bizantina e não à Igreja Romana.
Com a mudança de vida mudou também o nome para Josafá, pois era comerciante até que, tocado pelo Espírito do Senhor, abraçou a fé católica e entrou para a Ordem de São Basílio, na qual, como monge desde os 24 anos, tornou-se apóstolo da unidade e sacerdote do Senhor. Dotado de muitas virtudes e dons, foi superior de vários conventos, até tornar-se Arcebispo de Polotsk em 1618 e lutar pela formação do Clero, pela catequese do povo e pela evangelização de todos.
São Josafá, além de promover com o seu testemunho a caridade para com os pobres, desgastou-se por inteiro na promoção da unidade da Igreja Bizantina com a Romana; por isso conseguiu levar muitos a viverem unidos na Igreja de Cristo. Os que entravam em comunhão com a Igreja Romana, como Josafá, passaram a ser chamados de “uniatas”, ou seja, excluídos e acusados de maus patriotas e apóstolos, segundo os ortodoxos.
Aconteceu que numa viagem pastoral, Josafá, com 43 anos na época, foi atacado, maltratado e martirizado. Após ser assassinado, São Josafá foi preso a um cão morto e lançado num rio. Dessa forma, entrou no Céu, donde continua intercedendo pela unidade dos cristãos, tanto assim que os próprios assassinos mais tarde converteram-se à unidade desejada por Nosso Senhor Jesus Cristo.
São Josafá, rogai por nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário