liturgia da Ascensão de Jesus
Ascensão do Senhor – Domingo 01/06/2014
1No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo, 2até o dia em que foi levado para o céu, depois de ter dado instruções pelo Espírito Santo, aos apóstolos que tinha escolhido. 3Foi a eles que Jesus se mostrou vivo, depois de sua paixão, com numerosas provas. Durante quarenta dias, apareceu-lhes falando do Reino de Deus.
4Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: 5‘João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias’”.
6Então os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: “Senhor, é agora que vais restaurar o Reino de Israel?”
7Jesus respondeu: “Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade. 8Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, e até os confins da terra”.
9Depois de dizer isso, Jesus foi levado ao céu, à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não podiam mais vê-lo.
10Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram então dois homens vestidos de branco, 11que lhes disseram: “Homens da Galileia, por que ficais aqui parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 46)
— Por entre aclamações Deus se elevou,/ o Senhor subiu ao toque da trombeta.
— Por entre aclamações Deus se elevou,/ o Senhor subiu ao toque da trombeta.
— Povos todos do universo, batei palmas,/ gritai a Deus aclamações de alegria!/ Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo,/ o soberano que domina toda a terra.
— Por entre aclamações Deus se elevou,/ o Senhor subiu ao toque da trombeta./ Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa,/ salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!
— Porque Deus é o grande Rei de toda a terra,/ ao som da harpa acompanhai os seus louvores!/ Deus reina sobre todas as nações,/ está sentado no seu trono glorioso.
— Por entre aclamações Deus se elevou,/ o Senhor subiu ao toque da trombeta.
— Por entre aclamações Deus se elevou,/ o Senhor subiu ao toque da trombeta.
— Povos todos do universo, batei palmas,/ gritai a Deus aclamações de alegria!/ Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo,/ o soberano que domina toda a terra.
— Por entre aclamações Deus se elevou,/ o Senhor subiu ao toque da trombeta./ Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa,/ salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!
— Porque Deus é o grande Rei de toda a terra,/ ao som da harpa acompanhai os seus louvores!/ Deus reina sobre todas as nações,/ está sentado no seu trono glorioso.
Segunda Leitura (Ef 1,17-23)
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:
Irmãos: 17O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. 18Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, 19e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente.
20Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, 21bem acima de toda a autoridade, poder, potência, soberania, ou qualquer título que se possa mencionar, não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. 22Sim, ele pôs tudo sob seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, 23que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Anúncio do Evangelho (Mt 28,16-20)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 16os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. 17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram.
18Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão do Evangelho
Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. (Mt 28,18)
Jesus veio do pai ,para o pai devia ir porque era os planos de Deus que tudo acontecesse assim ,ele deveria morrer mas ao terceiro dia ressuscitar como estava predito nos livros,sobre a ressurreição de Jesus cristo. Um homem da cidade de nazaré enviado por Deus veio a terra para salvar os homens dos seus pecados ,mas ele deveria sofrer para ser açoitado,preso, pregado na cruz para nos salvar ,este homem seria Jesus cristo,até ser levado para o seu reino ,deveria voltar para o pai ,por isso que ele quis passar por todo o sofrimento por amor a nós..
Na liturgia do dia Jesus reune seus discípulos em uma alta montanha e diz: Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra.
Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”estava chegando a hora de Jesus parti desta terra para o pai,Deus o exaltou deste o começo amou tanto o mundo que deu a nós como vitima o seu próprio filho ,para que o mundo fosse salvo por ele e tenhas -se a vida eterna .
O Senhor está presente na comunidade e na família que se reúne para
glorificar o Seu nome, está presente no meio do Seu povo; o Senhor
caminha conosco na nossa solidão, na nossa oração pessoal, quando
invocamos o Seu nome, a Sua presença está entre nós. E assim como o
Senhor está em nós e entre nós, precisamos levá-lo aos outros, pois Ele
nos ordena a fazer discípulos entre todos os povos.
A nossa missão é sermos discípulos e formar discípulos do Senhor! O
discípulo é aquele que faz parte da escola de Jesus e aprende com Ele; e
tudo o que aprende do Senhor ensina aos outros, forma os outros. A vida
nova, que o Senhor trouxe para nós, precisamos levá-la aos outros. Nós
somos batizados na autoridade do Pai, do Filho e do Espírito Santo;
somos mandados ao mundo para formar outros discípulos.
Faça discípulos em sua casa, na sua família, faça discípulos entre os seus; onde quer que você esteja seja um missionário, seja audacioso em anunciar e proclamar que Jesus é o Senhor da nossa vida! Ele que subiu ao toque da trombeta, Ele está no meio de nós, conduzindo nossos passos para permanecermos sempre em Sua presença até a nossa vida eterna junto com Ele.
Ele sempre permanece conosco assim como ele falou aos seus discípulos: Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”.
Faça discípulos em sua casa, na sua família, faça discípulos entre os seus; onde quer que você esteja seja um missionário, seja audacioso em anunciar e proclamar que Jesus é o Senhor da nossa vida! Ele que subiu ao toque da trombeta, Ele está no meio de nós, conduzindo nossos passos para permanecermos sempre em Sua presença até a nossa vida eterna junto com Ele.
Ele sempre permanece conosco assim como ele falou aos seus discípulos: Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”.
A história
A origem da Solenidade da Ascensão do Senhor inspira-se nos textos bíblicos que relatam a subida de Jesus aos céus, 40 depois de sua Ressurreição. Os relatos Sagrados relacionam a Ascensão do Senhor com a vinda do Espírito Santo. Jesus sobe aos céus prometendo que enviará o Espírito Santo para sustentar os discípulos na tarefa evangelizadora (At 1,6-8). Este é um dos motivos pelos quais, em algumas Igrejas, era comum celebrar a Ascensão e Pentecostes numa única Liturgia. A separação entre as duas festas, contudo, já é mencionada a partir do século IV, como consta em um Lecionário Armeno e em dois sermões feitos pelo Papa Leão Magno.
Os textos das missas que descrevem a teologia das antigas celebrações celebram a Ascensão como glorificação de Jesus em vista de confirmar a fé dos discípulos, enviados a evangelizar o mundo. Outro texto diz que a encarnação de Jesus não lhe tirou a glória divina, prova disso é que Jesus subiu aos céus levando consigo a natureza humana. Nesse mesmo tom, uma oração depois da comunhão, do século VIII, proclama a Ascensão do Senhor como promessa que os discípulos de Cristo viverão com Ele na Pátria eterna, pois pela Ascensão, o Senhor abriu as portas para entrar na casa do Pai, canta um longo prefácio do século VIII.
Um rito que era realizado nesta solenidade era o apagamento do Círio Pascal, depois da proclamação do Evangelho. Com a reforma Litúrgica do Vaticano II, em 1963, esse rito passou a ser realizado na Solenidade de Pentecostes. O Círio é apagado, no Domingo de Pentecostes, durante a Liturgia das Horas (Oração da tarde),após o cântico pascal.
A origem da Solenidade da Ascensão do Senhor inspira-se nos textos bíblicos que relatam a subida de Jesus aos céus, 40 depois de sua Ressurreição. Os relatos Sagrados relacionam a Ascensão do Senhor com a vinda do Espírito Santo. Jesus sobe aos céus prometendo que enviará o Espírito Santo para sustentar os discípulos na tarefa evangelizadora (At 1,6-8). Este é um dos motivos pelos quais, em algumas Igrejas, era comum celebrar a Ascensão e Pentecostes numa única Liturgia. A separação entre as duas festas, contudo, já é mencionada a partir do século IV, como consta em um Lecionário Armeno e em dois sermões feitos pelo Papa Leão Magno.
Os textos das missas que descrevem a teologia das antigas celebrações celebram a Ascensão como glorificação de Jesus em vista de confirmar a fé dos discípulos, enviados a evangelizar o mundo. Outro texto diz que a encarnação de Jesus não lhe tirou a glória divina, prova disso é que Jesus subiu aos céus levando consigo a natureza humana. Nesse mesmo tom, uma oração depois da comunhão, do século VIII, proclama a Ascensão do Senhor como promessa que os discípulos de Cristo viverão com Ele na Pátria eterna, pois pela Ascensão, o Senhor abriu as portas para entrar na casa do Pai, canta um longo prefácio do século VIII.
Um rito que era realizado nesta solenidade era o apagamento do Círio Pascal, depois da proclamação do Evangelho. Com a reforma Litúrgica do Vaticano II, em 1963, esse rito passou a ser realizado na Solenidade de Pentecostes. O Círio é apagado, no Domingo de Pentecostes, durante a Liturgia das Horas (Oração da tarde),após o cântico pascal.
Ascensão de Cristo, ascensão da Humanidade
"Jesus Cristo elevado ao céu, é ícone
da humanidade divinizada, isto é, Ele é prova cabal de que Deus cumpriu
as suas promessas de unir o céu e a terra, doravante já não há mais
barreiras entre o humano e o Divino, este sempre foi o sonho de Deus".
A palavra ascensão significa
elevação. Por si só, esta palavra já vem carregada de significado.
Elevar é ser colocado numa posição mais alta, de destaque, é reconhecer
que aquele que está sendo elevado merece o prêmio por ter cumprido bem a
sua missão. Se entre nós humanidade, temos o costume de premiar pessoas
que se destacam por seu heroísmo em nossas comunidades colocando as no
pódio, então não é difícil entender o significado da festa da ascensão
do Senhor. Depois de cumprir a vontade de Deus encarnado-se e tornando
se um de nós, chega a hora de Jesus voltar para o Pai. De uma maneira
bastante simples, o livro dos Atos dos Apóstolos, faz a seguinte
narração: Depois de dizer isso Jesus foi elevado ao céu, à vista deles.
Uma nuvem o encobriu de forma que seus olhos não mais podiam vê-lo. (At
1, 9 ) .A sua ascensão é também a nossa ascensão. O catecismo
Igreja católica resume para nós esse mistério de fé assim: A ascensão de
Cristo assinala a entrada definitiva da humanidade de Jesus no domínio
celeste de Deus, donde voltará, mas que até lá o esconde aos olhos dos
homens. Jesus Cristo cabeça da Igreja, nos precede no Reino glorioso do
Pai para que nós, membros do seu corpo, vivamos na esperança de estarmos
um dia eternamente com Ele. Tendo entrado uma vez por todas no
santuário do céu, Jesus Cristo intercede sem cessar por nós como
mediador que nos garante permanentemente a infusão do Espírito Santo.
Jesus Cristo elevado ao céu, é ícone da humanidade
divinizada, isto é, Ele é prova cabal de que Deus cumpriu as suas
promessas de unir o céu e a terra, doravante já não há mais barreiras
entre o humano e o Divino, este sempre foi o sonho de Deus. Em Cristo
ressuscitado e elevado ao céu, toda a humanidade participa diretamente
da glória de Pai. Quando Deus se torna humano se encarnando por seu
filho Jesus, ele o faz por amor e, para realizar o seu plano salvífico
recriando novamente não só a humanidade, mas todo o universo. Todo esse
universo é então verbificado, transformado pela ação salvadora de Deus.
Isso significa que a humanidade assunta ao céu atraída pela ascensão de
Jesus, está inserida no seio da comunhão trinitária, é uma humanidade
que é permeada pela comunicação direta do Pai do Filho e do Espírito
Santo. Portanto de posse deste mistério de tamanha grandeza de Deus em
relação a nós, não podemos ficar parados, é preciso sair pelo mundo e
espalhar essa Boa Notícia. Vale aqui o conselho dos dois Homens de
branco aos discípulos: Homens da Galileia porque ficais aqui parados
olhando para o céu? (At 1, 11) … É missão nossa agora procurar as coisas
do alto, romper as velhas amarras que nos prendem, vencer em nós mesmos
o egoísmo e partirmos para uma ação libertadora. Precisamos de todas as
maneiras possíveis promover a dignidade dos filhos de Deus, contar a
todos o que Jesus fez por nós, nos libertando do cativeiro que não nos
deixava vislumbrar novos horizontes. Precisamos dizer a todos que somos
uma nova humanidade, não há mais lugar para mesquinharias, a glória do
Pai está sim entre nós, somos uma Humanidade redimida e, esta redenção
precisa se atualizar em gestos concretos de Amor, Solidariedade e Paz,
prioritariamente com os excluídos da nossa sociedade. Não poderemos
viver plenamente a ressurreição e ascensão do Senhor enquanto tiver
irmãos nossos diminuídos.
Jesus subiu ao céu com a força própria do Espírito santo .Na presença dos discípulos ele subiu ao céu como o grande servo de Deus ..
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