domingo, 20 de abril de 2014

litrugia da pá scoa de Jesus

Páscoa do Senhor – Domingo 20/04/2014


 
Jesus Ressuscitou ALELUIA   GLORIA ESTÁ VIVO E GLORIOSO.

Primeira Leitura (At 10,34a.37-43)

Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 34aPedro tomou a palavra e disse: 37“Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele.
39E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, pregando-o numa cruz.
40Mas Deus o ressuscitou no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se 41não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido: a nós, que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos.
42E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu Juiz dos vivos e dos mortos. 43Todos os profetas dão testemunho dele: “Todo aquele que crê em Jesus recebe, em seu nome, o perdão dos pecados”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 117)


— Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!
— Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!

— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!/ ‘Eterna é a sua misericórdia!”/ A casa de Israel agora o diga:/ “Eterna é a sua misericórdia!”
— A mão direita do Senhor fez maravilhas,/ a mão direita do Senhor me levantou./ Não morrerei, mas, ao contrário, viverei/ para cantar as grandes obras do Senhor!
— A pedra que os pedreiros rejeitaram/ tornou-se agora a pedra angular./ Pelo Senhor é que foi feito tudo isso;/ que maravilhas ele fez a nossos olhos!


Segunda Leitura (Cl 3,1-4)

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses:
Irmãos: 1Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, 2onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. 3Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus. 4Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.



Anúncio do Evangelho (Jo 20,1-9)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido tirada do túmulo.
2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”.
3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou.
6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte.
8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou.
9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Hoje com grande alegria estamos celebrando o Domingo da Ressurreição de Jesus cristo ele que apareceu a Maria Madalena e que pediu que fosse até os amigos dele para anunciar a boa Noticia que Jesus tinha aparecido a ela ,na madrugada da Ressurreição também os discípulos de Jesus Pedro e o outro q quem Jesus amava foi lá e veram que  o corpo de Jesus estava ali,

Queridos estamos celebrando a festa mais importante da igreja a Ressurreição de cristo Páscoa vida nova renascimento cristo ressurgiu dos mortos para a vida para mostrar que a morte não dominou ,mas fez que o filho de Deus viesse a vida para nos dar a salvação desde da cruz que ele nos libertou da escravidão do pecado ,da morte ,do mal ,do inferno ,ele nos mostrou a paz ,a liberdade, que todos temos ,se cada um de nós ver como Jesus nos ama nós seremos amados por ele cada vés mais amado ,pois ele nos amou primeiro acima de tudo .

Que desceu a terra e se fez homem de carne e sangue para nos salvar chegou até a cruz para nos libertar ,até chegar a madrugada da Ressurreição ver Jesus glorioso vivo e ressuscitado com sua gloria e poder..Ele aparece a Maria aparece aos discípulos e a nós também ele está vivo no meio de nós .                                         


                                               RESSURREIÇÃO 
                                        DE JESUS

A morte de Jesus havia sepultado todas as esperanças e expectativas e trazido o medo de tudo o que viria após a sua morte. O espanto, a perplexidade, o medo e o estupor são o primeiro momento da ressurreição. Afinal, era um morto que voltava a viver. Um homem sepultado que não estava mais no sepulcro.
O segundo momento vivido é o reconhecimento de que aquele que não estava mais nas garras da morte, não estava mais no sepulcro, era o Senhor, era o Cristo, o Nazareno, o Crucificado que havia vencido a humilhação, o sofrimento e a morte, e que agora estava presente novamente e definitivamente no sofrimento e nas angústias, enfim na vida do seu povo. Este é o momento da comoção e da alegria que fez com que as mulheres fossem correndo contar aos discípulos o que havia acontecido e que impulsionou a todos eles a testemunhar com destemor a ressurreição, pois a partir deste fato entenderam as palavras de Jesus antes de sua morte e qual era a missão do discípulo. O fato da ressurreição continua hoje provocando reações de desconcerto e de alegria que nos chamam a uma reflexão profunda e a uma tomada de consciência cada vez maior sobre a nossa vida de fé, chamados a ser discípulos e testemunhas.
Diante da ressurreição, a descrença e a dúvida aparecem como uma verdade no coração do homem contemporâneo que procura para si uma garantia de vida no que é pobre, vil e passageiro, incapaz, portanto, de dar-lhe a imortalidade, tanto almejada. Busca desta forma o imortal, mas rejeita a ressurreição e o Ressuscitado tentando criar para si uma resposta que provenha da razão ou que lhe dê um consolo mais plausível e humano para a morte não compreendida e não aceita.
O cristão contempla na ressurreição de Jesus Cristo um mistério profundo do amor de Deus que recria o homem, que o salva, que o resgata da morte para restaurar a sua imagem divina e eterna perdida pelo pecado. Não teria tanta importância para o homem de hoje a ressurreição de um homem morto há mais de dois milênios, e ficaria apenas como uma narrativa fantástica, como tantas outras já conhecidas e que se tornaram apenas lendas do passado, se este Ressuscitado não fosse hoje reconhecido, proclamado e acolhido como o Senhor, o Cristo vivo que se faz presente na sua e na nossa vida a cada dia.

O fato da ressurreição é o acontecimento mais importante de nossa fé porque nele proclamamos que Cristo vive, está vivo e está entre nós. Tornou-se alimento no pão e no vinho “eucaristizados”. Sua Palavra tornou-se viva entre nós porque realizou plenamente nele o mistério do amor de Deus que criou o homem para que pudesse participar da plenitude da vida. E isto que faz com que o homem de fé possa também ressuscitar com Cristo, vencer as barreiras da morte e do sepulcro.

SEGUNDO O EVANGELHO ELE DEVERIA MORRER E RESSUSCITAR AO TERCEIRO DIA.
 
Que grande graça para a Madalena que nosso Senhor se manifestou a ela! Ela foi a primeira pessoa a quem Jesus apareceu na manhã de Páscoa, como afirma o evangelista São Marcos (16,9). Assim, nosso Senhor quis recompensar "a pecadora arrependida", de quem ele expulsou sete demônios, por seu amor e fidelidade.O mor de Deus curou o coração de Maria Madalena e fez ele ser um grande serva de Deus para o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário