sexta-feira, 7 de março de 2014

Missa da quaresma .

Sexta-feira depois das Cinzas – Sexta-feira 07/03/2014

 


Primeira Leitura (Is 58,1-9a)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.
Assim fala o Senhor Deus: 1“Grita forte, sem cessar, levanta a voz como trombeta e denuncia os crimes do meu povo e os pecados da casa de Jacó. 2Buscam-me cada dia e desejam conhecer meus propósitos, como gente que pratica a justiça e não abandonou a lei de Deus. Exigem de mim julgamentos justos e querem estar na proximidade de Deus: 3“Por que não te regozijaste, quando jejuávamos, e o ignorastes, quando nos humilhávamos?” — É porque no dia do vosso jejum tratais de negócios e oprimis os vossos empregados. 4É porque, ao mesmo tempo que jejuais, fazeis litígios e brigas e agressões impiedosas.
Não façais jejum com esse espírito, se quereis que vosso pedido seja ouvido no céu. 5Acaso é esse jejum que aprecio, o dia em que uma pessoa se mortifica? Trata-se talvez de curvar a cabeça como junco, e de deitar-se em saco e sobre cinza? Acaso chamas a isso jejum, dia grato ao Senhor?
6Acaso o jejum que prefiro não é outro: quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do jugo, tornar livres os que estão detidos, enfim, romper todo tipo de sujeição? 7Não é repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos? Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne.
8Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá. 9aEntão invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: “Eis-me aqui”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 50)

— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

— Tende piedade ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!
— Eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado está sempre à minha frente. Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!
— Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!
Evangelho (Mt 9,14-15)
http://www.corpuschristi.org.br/newsite/wp-content/uploads/2013/02/Jesus-e-o-noivo1.jpg— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” 15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


 Reflexão do Evangelho
No Evangelho de hoje os discípulos de João não reconhecem que Jesus é o noivo da festa do casamento e questionam: “Por que jejuamos nós e os teus discípulos não?” E Ele responde: “Enquanto o noivo estiver na festa do casamento seus convidados não jejuarão”.
MAS DIAS VIRÃO EM QUE O NOIVO SERÁ TIRADO DO MEIO DELES, ENTÃO SIM, ELES JEJUARÃO.
Jesus nos mostra que quando ele for tirado, for entregue, aí sim devereis jejuar, esta é a mensagem principal de Jesus, devemos praticar o jejum, mas no sentido de uma plena conversão, de uma intimidade ainda maior com o Senhor, e que quebre todas as cadeias injustas do nosso meio, para torna-nos livres e FILHOS AMADOS DO PAI.
O jejum é um tipo de penitência no qual abrimos a mão de algo que nos agrada. É também um modo de suplicar, aplacar o mover de Deus, pois sabemos que Deus nos ama independente do jejum, da penitência, do sacrifício humano. O Senhor tem cuidado de nós de uma forma que vai além dos nossos pensamentos, de nossas razões humanas.
O Pai quer que sejamos íntimos dele, e sabemos que só quem é intimo do Pai está desprendido de sua própria vida. Para isso é necessário que oremos, jejuemos e pratiquemos a caridade acima de tudo com o próximo.
Quando Jesus diz que agora eles jejuarão, fica a impressão que “agora vai ser difícil; ai de mim se não jejuar”. Não deveria ser assim, pois o jejum aproxima ainda mais nosso coração com imenso amor desde Deus.
Jesus afirma que o noivo uma hora pode chegar estejam preparados para o dia oportuno .
 Acontece que a festa de casamento na Palestina durava uma semana. Então, como eles eram muito espertos,  para poder aproveitar das festas comendo tudo que tinham direito,  os doutores da Lei, fizeram uma espécie de emenda na famosa Lei, de modo  que nas semanas em que houvesse festa de casamento, o jejum poderia ser suspenso,  para que se pudessem comer e beber sem miséria e se divertirem a vontade. Jesus tinha resposta para tudo. Ele era semelhante a um bom goleiro que pega todas as bolas: Rasteiras, altas, de canto, etc. Jesus rebatia a toda pergunta maliciosa que lhe faziam para colocá-lo em desacordo com a Lei.  Porque antes mesmo que os seus oponentes abrissem a boca para perguntar, Jesus já sabia da maldade que rolava em suas mentes. 

        No Evangelho de hoje, Jesus derrota os seus oponentes, com o seu próprio veneno.  Semelhante a um atleta lutador  de Aikido, que usa a própria força do adversário para derrotá-lo, ( estamos nos referindo ao esporte, e não incentivando a violência)  Jesus aproveita  a própria  escala de valores dos fariseus e doutores, para rebatê-los. Se bem que hoje não foram os fariseus que diretamente pressionaram o Mestre, e sim os discípulos de João, porém a mando dos fariseus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário