sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Evangelho do dia e martirio de santa cecilia

Santa Cecília – Sexta-feira 22/11/13

dia 22 DE NOVEMBRO celebramos a festa da marti de Deus santa Cecilia 


liturgia da festa de Santa Cecilia 

Primeira Leitura (1Mc 4,36-37.52-59)

Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus.
36Naqueles dias, Judas e seus irmãos disseram: “Nossos inimigos foram esmagados. Vamos purificar o lugar santo e reconsagrá-lo”. 37Todo o exército então se reuniu e subiu ao monte Sião. 52No vigésimo quinto dia do nono mês, chamado Casleu, do ano cento e quarenta e oito, levantaram-se ao romper da aurora 53e ofereceram um sacrifício conforme a Lei, sobre o novo altar dos holocaustos que haviam construído. 54O altar foi novamente consagrado ao som de cânticos, acompanhados de cítaras, harpas e címbalos, na mesma época do ano e no mesmo dia em que os pagãos o haviam profanado. 55 Todo o povo prostrou-se com o rosto em terra para adorar e louvar a Deus que lhes tinha dado um feliz triunfo. 56 Durante oito dias, celebraram a dedicação do altar, oferecendo com alegria holocaustos e sacrifícios de comunhão e de louvor. 57Ornaram com coroas de ouro e pequenos escudos a fachada do templo. Reconstruíram as entradas e os alojamentos, nos quais puseram portas. 58Grande alegria tomou conta do povo, pois fora reparado o ultraje infligido pelos pagãos. 59De comum acordo com os irmãos e toda a assembleia de Israel, Judas determinou que os dias da dedicação do altar fossem celebrados anualmente com alegres festejos, no tempo exato, durante oito dias, a partir do dia vinte e cinco do mês de Casleu.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (1Cr 29,10-12)

— Queremos celebrar o vosso nome glorioso.
— Queremos celebrar o vosso nome glorioso.
— Bendito sejais vós, ó Senhor Deus, Senhor Deus de Israel, o nosso pai, desde sempre e por toda a eternidade!
— A vós pertencem a grandeza e o poder, toda a glória, esplendor e majestade, pois tudo é vosso: o que há no céu e sobre a terra!
— A vós, Senhor, também pertence a realeza, pois sobre a terra, como rei, vos elevais. Toda glória e riqueza vêm de vós!
— Sois o Senhor e dominais o universo, em vossa mão se encontra a força e o poder, em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce!


http://blog.cancaonova.com/diarioespiritual/files/2012/03/Vendilh%C3%B5es-do-Templo.jpgEvangelho (Luc 19,45-48)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 45 Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

 Jesus entra em Jerusalém ele ver os vendedores não rezando mas vendendo isso intriga muito a ele ,e começa a expulsar todo mundo que ver pela frente derruba mesas ,pombos moedas etc Ele derruba tudo e afirma “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões, jesus apenas queria fazer a vontade do pai que todos rezasse num lugar sagrado como um santuário mas não quiserão, preferiam vender coisas do que rezar a Deus preferiam vender mas não rezar a  Deus  isso não agradou a Jesus e ele se intriga com aquilo e faz um Quixote e expulsa todos Não fazeis a casa de Deus uma casa de comercio Jesus estava ensinando muitas vezes no templo ,eles compreenderão tudo que ele falava mas ainda não entenderão absolutamente nada dos ensinamentos de Jesus do que ele ensinou em Jerusalém, curando libertando ,dando vistas aos cegos ,curando aleijados  coxos ,paralíticos e pregando mas ainda não compreenderão o que Jesus queria  ele quer que todos nós rezássemos não como fazem os falsos mas os verdadeiros adoradores de Jesus Cristo ,
No Evangelho nos mostra o ensinamento de Jesus não façam da casa de Deus um comercio
aqui é lugar de oração. Lugar de conversão e mudança de vida .


 Santa Cecília

 Hoje celebramos a santidade da virgem que foi exaltada como exemplo perfeitíssimo de mulher cristã, pois em tudo glorificou a Jesus. Santa Cecília é uma das mártires mais veneradas durante a Idade Média, tanto que uma basílica foi construída em sua honra no século V. Embora se trate da mesma pessoa, na prática fala-se de duas santas Cecílias: a da história e a da lenda. A Cecília histórica é uma senhora romana que deu uma casa e um terreno aos cristãos dos primeiros séculos. A casa transformou-se em igreja, que se chamou mais tarde Santa Cecília no Trastévere; o terreno tornou-se cemitério de São Calisto, onde foi enterrada a doadora, perto da cripta fúnebre dos Papas.
No século VI, quando os peregrinos começaram a perguntar quem era essa Cecília cujo túmulo e cuja inscrição se encontravam em tão honrosa companhia, para satisfazer a curiosidade deles, foi então publicada uma Paixão, que deu origem à Cecília lendária; esta foi sem demora colocada na categoria das mártires mais ilustres. Segundo o relato da sua Paixão Cecília fora uma bela cristã da mais alta nobreza romana que, segundo o costume, foi prometida pelos pais em casamento a um nobre jovem chamado Valeriano. Aconteceu que, no dia das núpcias, a jovem noiva, em meio aos hinos de pureza que cantava no íntimo do coração, partilhou com o marido o fato de ter consagrado sua virgindade a Cristo e que um anjo guardava sua decisão.
Valeriano, que até então era pagão, a respeitou, mas disse que somente acreditaria se contemplasse o anjo. Desse desafio ela conseguiu a conversão do esposo que foi apresentado ao Papa Urbano, sendo então preparado e batizado, juntamente com um irmão de sangue de nome Tibúrcio. Depois de batizado, o jovem, agora cristão, contemplou o anjo, que possuía duas coroas (símbolo do martírio) nas mãos. Esse ser celeste colocou uma coroa sobre a cabeça de Cecília e outra sobre a de Valeriano, o que significava um sinal, pois primeiro morreu Valeriano e seu irmão por causa da fé abraçada e logo depois Santa Cecília sofreu o martírio, após ter sido presa ao sepultar Valeriano e Tibúrcio na sua vila da Via Ápia.
Colocada diante da alternativa de fazer sacrifícios aos deuses ou morrer, escolheu a morte. Ao prefeito Almáquio, que tinha sobre ela direito de vida ou de morte, ela respondeu: “É falso, porque podes dar-me a morte, mas não me podes dar a vida”. Almáquio condenou-a a morrer asfixiada; como ela sobreviveu a esse suplício, mandou que lhe decapitassem a cabeça.
Nas Atas de Santa Cecília lê-se esta frase: “Enquanto ressoavam os concertos profanos das suas núpcias, Cecília cantava no seu coração um hino de amor a Jesus, seu verdadeiro Esposo”. Essas palavras, lidas um tanto por alto, fizeram acreditar no talento musical de Santa Cecília e valeram-lhe o ser padroeira dos músicos. Hoje essa grande mártir e padroeira dos músicos canta louvores ao Senhor no céu.
Santa Cecília, rogai por nós!

 ELA DEPOIS DA CONVERSÃO DO MARIDO ELE E ELA VER NO QUARTO O ANJO APARECENDO A ELES.REVELANDO O MARTÍRIO QUE ELA IRIA SOFRER POR AMOR A JESUS CRISTO .

O REI DE ROMA MANDA MARTIRIZAR CECILIA POIS NÃO QUIS NEGAR A SUA FÉ POR ISSO ELA MORREU SENDO SANTA ,A SANTA DOS MÚSICOS DEPOIS DE MATAR A VIRGEM SANTA MUITA GENTE SE CONVERTEU AO CATOLICISMO MUITOS PROFESSARÃO A FÉ DA IGREJA CATÓLICA ISSO É MUITO BOM VER OS EXEMPLOS DOS SANTOS QUE CONFESSARÃO A SUA FÉ EM NOME DE DEUS . 







CECILIA CANTAVA AS MARAVILHAS DO SENHOR ATÉ A SUA PARTIDA A CASA DO PAI ELA RECEBEU A MENSAGEM DO ANJO FALANDO SOBRE A SUA MORTE ,MAS ELA ACEITOU SER MORTA POR AMOR A CRISTO .

Nenhum comentário:

Postar um comentário