terça-feira, 10 de setembro de 2013

Liturgia do dia

23º Semana Comum – Terça-feira 10/09/13

 

 Primeira Leitura (Cl 2,6-15)

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.

Irmãos, 6assim como aceitastes a Cristo Jesus como Senhor, assim continuai a guiar-vos por ele: 7enraizados nele e edificados sobre ele, apoiados na fé que vos foi ensinada, dando-lhe muitas ações de graças.
8Estai alerta, para que ninguém vos enrede com sua filosofia e com doutrina falsa, baseando-se em tradição humana e remontando às forças elementares do mundo, sem se fundamentar em Cristo. 9Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. 10Dele também vós estais repletos, pois ele é a Cabeça de todas as forças e de todos os poderes. 11Nele, vós também recebestes uma circuncisão, não feita por mão humana, mas uma circuncisão que é de Cristo, pela qual renunciais ao corpo perecível.
12Com Cristo fostes sepultados no batismo; com ele também fostes ressuscitados por meio da fé no poder de Deus, que ressuscitou a Cristo dentre os mortos.
13Ora, vós estáveis mortos por causa dos vossos pecados, e vossos corpos não tinham recebido a circuncisão, até que Deus vos trouxe para a vida, junto com Cristo, e a todos nós perdoou os pecados. 14Existia contra nós uma conta a ser paga, mas ele a cancelou, apesar das
obrigações legais, e a eliminou, pregando-a na cruz; 15Ele despojou as autoridades e os poderes sobre-humanos e os expôs publicamente em espetáculo, levando-os em cortejo triunfal.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 144)

— O Senhor é muito bom para com todos.
— O Senhor é muito bom para com todos.
— Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, e bendizer o vosso nome pelos séculos. Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre.
— Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.
— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!


Evangelho (Lc 6,12-19)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e ser curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
 

Ouvir o Senhor é o bem maior que podemos conceder à nossa alma, ao nosso coração e à nossa vida.
“Vieram multidões para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças e suas enfermidades” (Lc 6,18).
Ouvir o Senhor é o bem maior que podemos conceder à nossa alma, ao nosso coração e à nossa vida. Quando paramos para ouvi-Lo, nossos ouvidos se dilatam, abrem-se para escutar a Palavra de vida, de transformação, aquela que faz bem à nossa existência. Ouvir Jesus é permitir que a palavra d’Ele entre em nós e faça a graça de Deus acontecer.
Nós, muitas vezes, precisamos de uma palavra de alento, de direção e de esperança, mas, como diz a primeira leitura de hoje, na Carta de Paulo aos Colossenses, “nós não podemos buscar essa palavra em vãs filosofias, em doutrinas falsas que se baseiam em tradições humanas”.
Não é lendo horóscopos, buscando cartas, magias ou qualquer filosofia desse mundo que nós vamos encontrar a palavra de consolo, de cura, de transformação que precisamos. Pode ser até que, por causa da ânsia que vivemos de encontrar uma palavra que nos guie, sintamo-nos até bem quando ouvindo esta ou aquela pessoa, mas ninguém tem palavra de vida eterna a não ser Jesus! Ninguém pode trazer até nós palavras que deem sentido pleno à nossa vida, a não ser Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo; é por isso que aquelas pessoas paravam para ouvi-Lo e eram curadas de suas doenças e enfermidades.
 Aquela multidão, além de ouvir o Senhor, também procurava tocar n’Ele, e cada um que O tocava sentia sair d’Ele uma força que curava, que dava um novo alento, que trazia uma transformação para o seu coração.
Além de ouvir Jesus, abra os seus ouvidos e o seu coração para ouvir as palavras d’Ele, para meditar sobre elas no Evangelho, na Sagrada Escritura. Permita-se ser tocado por Ele, permita que o amor do Senhor toque em você, chegue em você e o Seu toque faça toda a diferença em sua vida. O Seu toque dá uma direção nova para aquilo que estamos precisando.
Hoje, onde quer que você esteja, que um toque de esperança, um toque de amor, um toque de fé chegue até o seu coração. Permita-se ser tocado pelo poder misericordioso de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário