domingo, 1 de setembro de 2013

liturgia do dia 22ª Domingo Comum – Domingo 01/09/13

22ª Domingo Comum – Domingo 01/09/13

 Primeira Leitura (Eclo 3,19-21.30-31)


Leitura do Livro do Eclesiástico.

19Filho, realiza teus trabalhos com mansidão e serás amado mais do que um homem generoso. 20Na medida em que fores grande, deverás praticar a humildade, e assim encontrarás graça diante do Senhor. Muitos são altaneiros e ilustres, mas é aos humildes que ele revela seus mistérios. 21Pois grande é o poder do Senhor, mas ele é glorificado pelos humildes.
30Para o mal do orgulhoso não existe remédio, pois uma planta de pecado está enraizada nele, e ele não compreende.
31O homem inteligente reflete sobre as palavras dos sábios, e com ouvido atento deseja a sabedoria.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 67)

(Música igual à faixa 3 do CD.)
— Com carinho preparastes uma mesa para o pobre.
— Com carinho preparastes uma mesa para o pobre.
— Os justos se alegram na presença do Senhor,/ rejubilam satisfeitos e exultam de alegria!/ Cantai a Deus, a Deus louvai, cantai um salmo a seu nome!/ O seu nome é Senhor: exultai diante dele!
— Dos órfãos ele é pai, e das viúvas protetor:/ é assim o nosso Deus em sua santa habitação./ É o Senhor quem dá abrigo, dá um lar aos deserdados,/ quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura.
— Derramastes lá do alto uma chuva generosa,/ e vossa terra, vossa herança, já cansada, renovastes;/ e ali vosso rebanho encontrou sua morada;/ com carinho preparastes essa terra para o pobre.


Segunda Leitura (Hb 12,18-19.22-24a)

Leitura da Carta aos Hebreus.
Irmãos: 18Vós não vos aproximastes de uma realidade palpável: “fogo ardente e escuridão, trevas e tempestade, 19som da trombeta e voz poderosa”, que os ouvintes suplicaram não continuasse.
22Mas vós vos aproximastes do monte Sião e da cidade do Deus vivo, a Jerusalém celeste; da reunião festiva de milhões de anjos; 23da assembleia dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus; de Deus, o juiz de todos; dos espíritos dos justos, que chegaram à perfeição; 24ade Jesus, mediador da nova aliança.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho (Lc 14,1.7-14)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola:
8“Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar.
10Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado”.
12E disse também a quem o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Nosso Senhor Jesus Cristo quer nos ensinar como deve ser a humildade do coração daqueles que têm em Deus o seu refúgio e faz dele a sua riqueza.
Primeiro, não queira ser o mais importante nem se sentir importante em lugar nenhum, não queira ser o mais lisonjeado, o aplaudido, o reconhecido, o lembrado. As nossas carências humanas estão fazendo de nós vítimas desse mal. E o mal é justamente este, o fato de sermos exaltados.
Não, os homens de Deus não procuram exaltação; as mulheres de Deus não procuram os aplausos humanos. Que eles [os aplausos] venham pelo reconhecimento das pessoas, mas não devem ser a sede do nosso coração nem da nossa alma.
Por isso, quando alguém o convidar para qualquer festa, para qualquer banquete ou acontecimento, não se faça de mais importante. Ao mesmo tempo, quando você for fazer um banquete, não convide as pessoas que também vão convidá-lo, que vão lhe retribuir. Não! O banquete do qual Deus lhe fala é a alegria, são os bens, os dons que você tem e o qual pode dar aos pobres, dar às pessoas que nem o conhecem.
Se você viver sempre na comodidade social, de festa em festa, de banquete em banquete, de almoço em almoço, de convites aqui ou ali, quando alguém não o convidar para alguma coisa, na qual todos foram convidados, seu coração ficará triste.
Não se entristeça! Deus sempre o convida para o banquete celeste. Você foi convidado para a Eucaristia, para o banquete da mesa do Senhor, você aceitou esse convite e foi lá para ser o primeiro.
Se você quer a recompensa que o Senhor preparou para os justos, esta será dada para quem não a buscou, para quem fez o bem sem esperar nada em troca.
Que o seu coração tenha essa simplicidade e essa disposição de fazer o bem sem saber a quem. O importante é fazer o bem por fazê-lo. Mesmo que as pessoas não lhe digam nem um “muito obrigado”, não se esqueçam: o agradecimento que vale é aquele que, um dia, receberemos eternamente do Senhor no céu


Nenhum comentário:

Postar um comentário