sábado, 2 de junho de 2012

A Importancia da comunhão

1) Vantagens de se viver em comunhão:
Somos protegidos - (Ec. 4.9-12).
Somos edificados mutuamente, isto é, uns aos outros - (Cl 3.6).
Somos fortalecidos pelo Espírito Santo – (Sl 33. 3).
Somos vivificados pelo Espírito Santo – (Sl 33. 3).

2) Desvantagens de não se viver em comunhão:
Vivemos desprotegidos e sem cobertura espiritual – (Cl 3.13).
Corremos o perigo de cair e não conseguir nos levantar – (Ec 4.10).
Perdemos o óleo da unção que desce do trono de Deus, sobre a igreja, (nós) – (Ef 5.15-18).

3) Como manter-se em comunhão?
Unido a Deus através de Cristo. Este é o princípio espiritual de toda comunhão – (1 Jo 1. 5-7).
Unido à igreja, que é o corpo vivo de Cristo na terra, do qual ele é o cabeça – (Ef 1. 20-23).
Manter-se regularmente envolvido com os ministérios da igreja e sua visão: GANHAR, CONSOLIDAR, DISCIPULAR E ENVIAR.

Dinâmica para os discípulos
1) Você se encontra em comunhão com Deus e com a igreja?
2) Se alguém não está em comunhão com a igreja, pode estar em comunhão com Deus?
3) Você se sente de fato envolvido e protegido no corpo de Cristo (igreja)?


Se você se encontra sem comunhão com Deus ou ainda não teve o privilégio de entrar em comunhão com Ele, hoje, você poderá começar a desfrutar dessa vida de comunhão, pedindo a Jesus Cristo que te purifique de todo o pecado e venha fazer morada em sua vida.Ao instituir a Eucaristia Cristo desejava se unir a nós em estreita comunhão. Ele mesmo asseverou: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”( Jo 6,56). É que Ele não só quis prolongar uma imolação já de si tão estupenda, senão que desejou que nós estivéssemos unidos a Ele por uma união reduplicada, profunda, ou seja, nós nele e Ele em nós num modo de estar recíproco. O ser racional em Deus e Deus nele! Maravilha que só um grande amor poderia realizar. Apenas na eternidade o cristão terá plena consciência da imensidade de benefícios espirituais que, no tempo, estiveram a seu inteiro dispor no Sacramento do Altar. A graça sacramental específica que ele outorga é a força que de si comunica por ser alimento divino. Robustez, fruto da união física com o Verbo Eterno de Deus. Esta união com Ele é transformadora, metamorfoseando o fiel em Cristo.
São Mateus ressaltou: “Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos” (Mt 26, 20). Aí Cristo se fez alimento espiritual de seus seguidores. A nutrição é a assimilação por um ser vivo de uma substância que ele transforma em sua própria substância, visando sua subsistência. A Eucaristia produz no fiel uma assimilação semelhante à assimilação nutritiva. Entretanto, há uma diferença fundamental. Enquanto a alimentação material é assimilada pelo ser vivo, Cristo que é o vivente por excelência, tornado alimento, Ele nos assimila e nos transforma nele, e, até mesmo, como que, nos transubstancia nele, fazendo-nos participantes de sua própria vida.
A inteligência, a vontade, a imaginação humanas, tão frágeis, se fortificam, se iluminam, unidas ao próprio Deus, Sabedoria, Santidade e Luz infinitas. O coração, por vezes, tão insensível se aquece na fornalha do amor sem limites. Se os discípulos de Emaús podiam afirmar que seus corações se abrasaram enquanto conversavam com Jesus pelo caminho (Lc 24,32), que não poderá dizer aquele que se une tão intimamente com Cristo no momento da comunhão? Eis porque se deve sempre incrementar um ardente desejo de se estar assim unido a Cristo através da Eucaristia. Ao considerar cada um sua debilidade, sua pobreza, sua insignificância diante de Deus precisa excitar em si um profundo anelo de se unir a Jesus, dado que Ele é o único que o pode fortalecer, o único que o pode socorrer, o único que o pode enriquecer com suas graças, com seus dons, o único que pode preencher o coração humano com aquele amor que nada na terra pode satisfazer. No momento da Comunhão se recebe o Deus e Salvador, o Juiz e o Glorificador, o Esposo eterno da alma. Aí está o motivo pelo qual São Boaventura se preparava para a Comunhão considerando que para a ceia eucarística quem convida o cristão é o Rei dos Reis. Convite, diz este santo, daquele Rei cuja grandeza reverenciam os céus e a terra, cuja sabedoria ilumina a todos os espíritos celestiais, de cuja clemência se saciam todos os bem-aventurados. Ó maravilha, exclamava então este notável místico, dado que este Rei deseja a hospitalidade humana e aprecia o coração de cada um, mais do que o seu celestial palácio. Por tudo isto nada se pode igualar ao momento da Comunhão, pois neste instante venturoso se recebe o Doador de todos os dons, que aumenta a fé, eleva a esperança e dilata o amor. O Profeta Elias rendido e exausto de forças não podia continuar sua viagem, fugindo das iras de Jesabel e estava à beira da morte debaixo da sombra de uma árvore. O anjo do Senhor o tocou e lhe entregou um salutar alimento. Ele se nutriu do mesmo e de tal modo se fortificou que pôde continuar quarenta dias e quarenta noites até chegar ao monte de Deus, o Horeb. Do mesmo modo a alma que tem que fugir constantemente dos inimigos espirituais se robustece com o Pão celestial, refrigerada com o Sangue divino, e, confortada, tendo suas forças restauradas para chegar à montanha da santidade. Felizes os que recebem com as melhores disposições este divino manjar, penhor seguro da salvação eterna, fonte da beatitude mais inebriante.
Thiago pereira cassiano

Um comentário:

  1. A importanca de fazer uma boa confição é muito importante para nós recebermos o corpo de jesus cristo que se entregou por nós.
    entregando seu corpo e sangue por nós.

    ResponderExcluir