quinta-feira, 9 de outubro de 2014

liturgia do dia

  Liturgia diária

Missa do 27ª Semana Comum - Quinta-feira 09/10/2014

 


 Primeira Leitura (Gl 3,1-5)
 
Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.
1Ó gálatas insensatos, quem é que vos fascinou? Diante de vossos olhos, não foi acaso representado, como que ao vivo, Jesus Cristo crucificado? 2Só isto quero saber de vós: Recebestes o Espírito pela prática da Lei ou pela fé através da pregação? 3Sois assim tão insensatos? A ponto de, depois de terdes começado pelo espírito, quererdes terminar pela carne? 4Foi acaso em vão que sofrestes tanto? Se é que foi mesmo em vão!
5Aquele que vos dá generosamente o Espírito e realiza milagres entre vós, faz isso porque praticais a Lei ou porque crestes, através da pregação?

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Lc 1,69-75)
 
Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!
Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!
Fez surgir um poderoso Salvador na casa de Davi, seu servidor, como falara pela boca de seus santos, os profetas, desde os tempos mais antigos.
Para salvar-nos do poder dos inimigos e da mão de todos quantos nos odeiam. Assim mostrou misericórdia a nossos pais, recordando a sua santa Aliança.
E o juramento a Abraão, nosso pai, de conceder-nos que, libertos do inimigo, a ele nós sirvamos sem temor em santidade e em justiça diante dele, enquanto perdurarem nossos dias.

Evangelho (Lc 11,5-13)
 
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá.
11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
 
Disse-lhes ainda Jesus: Qual dentre vós, tendo um amigo, e este for procurá-lo à meia-noite e lhes disser: Amigo, empresta-me três pães, pois um meu amigo, chegando de viagem, procurou-me, e eu nada tenho que lhe oferecer.” ( Lucas 11.5-6)
 
   O verdadeiro amigo se sacrifica ao máximo para ajudar o seu próximo, nunca olha para o quanto irá perder, apenas olha para o grande valor. Ser amigo de Deus e ajudar o nosso amigo que é o próximo não é perder tempo! Quem ganha almas está preparando o melhor para a sua vida. Pode haver mil barreiras para dividir um amigo do outro, mas se a amizade de alguma forma tem valor sempre lutarão para se reencontrar. Para receber um amigo não podemos olhar para nada, a amizade e a ajuda ao próximo não depende das circunstâncias, nem de momentos bons ou ruins. O problema é que diversos fatores tem impedido muitas pessoas de darem o seu melhor para ajudar o seu semelhante em razão de seu egoísmo e orgulho acabam desprezando o alimento para o seu amigo.

O que simboliza estes três pães para o amigo que chegou de viagem? Os três pães são a Trindade Santíssima de Deus dentro das igrejas. E quem chega de viagem? Aquelas pessoas que são novas em sua fé ou aquelas que estavam perdidas no mundo, mas que decidiram voltar para os braços do Pai. Os famintos estão a procura de quem pode ajudá-los e somente os servos de Deus que são amigos de Cristo podem estender a mão para isso. E o que ultimamente tem acontecido? Em diversas igrejas o valor deste pão tem sido guardado para si e ocultado dos outros, muitos buscam o Senhor Jesus para si mesmo, para sua família, mas não querem revelar o amor de Deus para os que chegam de viagem, os que se encontram mergulhados em problemas, oprimidos, tristes, etc. Agora a pergunta é: É justo de sua parte fazer isso? Buscar ao Senhor de todo coração e negar o alimento para os que se encontram famintos e necessitados?

Quando você empresta a sua vida espiritual para alguém não significa que você vai perder ela. Nossa vida com Deus pode não ser doada para o que sofre, porém temos o dever de levar a Cristo através dela. Quer ser bem-aventurado em tudo na sua vida? Procure alimentar os que se encontram perdidos, que chegaram na casa de Deus e tem sede do Espírito Santo.
 
 Portanto, analise a sua vida com Deus e veja se você tem o que oferecer para os viajantes de fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário