terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Missa da festa de são Francisco xavier


Missa de São Francisco Xavier missionário de Jesus Cristo

         + Terça -feira 03/12/13

 A cruz de Cristo combatemos o bom combate ela é a arma contra os poderes do inimigo 

            


Primeira Leitura (Is 11,1-10)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.
Naquele dia, 1nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; 2sobre ele repousará o Espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus; 3no temor do Senhor, encontra ele seu prazer. Ele não julgará pelas aparências que vê nem decidirá somente por ouvir dizer; 4mas trará justiça para os humildes e uma ordem justa para os homens pacíficos; fustigará a terra com a força da sua palavra e destruirá o mau com o sopro dos lábios. 5Cingirá a cintura com a correia da justiça e as costas com a faixa da fidelidade. 6O lobo e o cordeiro viverão juntos e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o bezerro e o leão comerão juntos e até mesmo uma criança poderá tangê-los. 7A vaca e o urso pastarão lado a lado, enquanto suas crias descansam juntas; o leão comerá palha com o boi; 8a criança de peito vai brincar em cima do buraco da cobra venenosa; e o menino desmamado não temerá pôr a mão na toca da serpente. 9Não haverá danos nem mortes por todo o meu santo monte: a terra estará tão repleta do saber do Senhor quanto às águas que cobrem o mar. 10Naquele dia, a raiz de Jessé se erguerá como um sinal entre os povos; hão de buscá-la as nações, e gloriosa será a sua morada.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 71)
— Nos seus dias, a justiça florirá; paz em abundância, para sempre.
— Nos seus dias, a justiça florirá; paz em abundância, para sempre.
— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres!
— Nos seus dias, a justiça florirá e grande paz até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!
— Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará.
— Seja bendito o seu nome para sempre, e que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!

Evangelho (Luc 10,21-24)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

21Naquele momento Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22 Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Podemos estar com Cristo vivo, presente no meio do Seu povo e da Sua Igreja; nós podemos contemplar a ação poderosa do Espírito Santo de Deus.
“Felizes os olhos que veem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir” (Luc 10,23-24).
Nós fazemos parte da geração bem-aventurada, nós fazemos parte da geração feliz, contemplada, agraciada por Deus, porque nós podemos contemplar os prodígios dele no meio de nós. Podemos estar com Cristo vivo, presente no meio do Seu povo e da Sua Igreja; nós podemos contemplar a ação poderosa do Espírito Santo de Deus que age na pessoa de Jesus e que atua através da Sua Igreja.
Muitos profetas, patriarcas, homens e mulheres de Deus desejaram ver este dia e não viram; nós somos os contemplados por ver a mão dele agindo em nosso meio. Se a graça é grande, maior ainda é a responsabilidade; a quem muito se deu, muito será cobrado! Ele nos dá a oportunidade de conhecermos a Sua palavra, de conhecermos Seus ensinamentos e ao mesmo tempo de contemplarmos a Sua presença no meio de nós.
Existe muitos povos na Terra, existe nações, tribos, lugares e pessoas que ainda não conhecem o poder de Deus; não tiveram a oportunidade de ter um encontro pessoal com Jesus. Por mais globalizado que seja o nosso mundo, hoje, celebrando o dia de São Francisco Xavier – aquele que foi o evangelizador do Oriente, da Índia, do Japão e de muitos países onde o Evangelho não tinha nem chegado – nós olhamos e reconhecemos que muitos povos não conheceram a graça do Senhor.
Através da grandeza de Cristo que disse ao pai  Tudo me foi entregue pelo meu Pai Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.

História

São Francisco Xavier levou Jesus ao coração dos povos do Oriente. O ministério apostólico de São Francisco Xavier, com o dinamismo com que o exerceu, é espantoso. Em 1542, seguiu para a Índia e outros países asiáticos, enfrentando longas e perigosas viagens, sem temer intempéries, nem outros perigos.
Em aproximadamente dez anos, percorreu milhares de quilômetros, com os meios e as dificuldades que mal podemos imaginar, dirigindo-se a numerosos povos, que falavam diferentes línguas. O segredo da sua coragem e do seu dinamismo era a oração e a união com Cristo, na união ao mistério de Deus que quer comunicar com todos os homens. Hoje também, se queremos que o evangelho chegue aos nosos contemporâneos, não basta esperá-los na Igreja. É preciso procurá-los onde eles estão. É preciso “sair da sacristia” e iluminar o mundo com nosso testemunho pessoal e comunitário.

Deixar o Espírito agir


Hoje, São Francisco Xavier continua a nos inspirar na nossa missão de evangelizar. Basta abrimos espaço nos nossos corações, para a ação do Espírito Santo, que faremos coisas surpreendentes.
O nosso testemunho de vida evangeliza sem, muitas vezes, precisarmos usar as palavras. A nossa Igreja, em particular a nossa Paróquia, precisa ser uma Igreja evangelizadora em todas as suas dimensões. Poderíamos citar, por exemplo, o acolhimento à juventude. A Igreja perderá muito se não evangelizar os jovens. Precisamos usar os novos meios para evangelizar, respeitar e valorizamos a cultura hodierna, transmitindo os valores do evangelho. Apropriar-se da cultura midiática para fazer com que a palavra de Deus seja anunciada na hora certa, do jeito certo, sem impor nada, mas tornando a sociedade consciente de que existe um caminho de salvação, de vida e de liberdade, com muito amor. Levar a pureza do evangelho. Quando o ensinamento de Jesus é apresentado ao mundo com a sua originalidade, todos os joelhos se dobram. É impossível não se encantar, não se deixar seduzir por Ele.
No final, o padre Jô agradeceu a participação dos diversos membros de pastorais, movimentos e Capelas, presentes na celebração, que juntos formam a pastoral de conjunto e falou:
“o Natal é a época de ser missionário, de fazer o que o nosso padroeiro nos ensinou com a sua vida, ir ao encontro dos que estão afastados da Igreja, convidando para participar da Novena de Natal. Não podemos dizer que estamos sobrecarregados, pois é muito pouco o que fazemos em relação ao que o nosso padroeiro fez em sua época”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário