segunda-feira, 1 de outubro de 2012


 OUTUBRO: MÊS DAS MISSÕES

É hora de sermos Cristãos por inteiro


Outubro é para a Igreja Católica um mês dedicado à reflexão e oração pelas missões espalhadas por todo o mundo. Em 1926, o papa Pio XI instituiu que o penúltimo domingo do mês de outubro de todos os anos fosse celebrado pelas comunidades católicas como o Dia Mundial das Missões. Neste mesmo domingo, em todas as comunidades católicas, é feita uma coleta para as necessidades missionárias da Igreja, especialmente nos países mais empobrecidos.

Entretanto, o objetivo da celebração de um mês missionário não se resume em angariar fundos para as missões católicas. O mês de Outubro é um tempo especial para rezarmos pelas missões e pelos corajosos missionários cristãos: mulheres e homens que entregam a vida em favor dos irmãos e pela construção do Reino de Deus. É também um tempo privilegiado para, individualmente ou em comunidade, pensarmos em nossa vocação como discípulos e missionários de Jesus e avaliarmos se de fato estamos cumprindo nossa missão enquanto cristãos.

Desde o início do cristianismo, as comunidades cristãs buscam cumprir o mandato de Jesus que enviou seus discípulos a levar a Boa Notícia do Evangelho a todos os seres humanos. Desde o princípio, os seguidores de Jesus sabem que têm uma missão: proclamar o Evangelho do amor, do perdão, da justiça e da paz com as palavras e com suas vidas. Aqueles que se decidem por seguir os passos de Jesus decidem-se também por comprometer a própria existência, entendendo-a como uma missão a ser desempenhada.

Sim, nossa vida é a nossa missão. Portanto, se somos cristãos e católicos, somos também inevitavelmente missionários onde quer que estejamos. Temos por missão fazer Jesus Cristo conhecido e presente em nossas famílias, no nosso trabalho e em toda a sociedade. É nossa missão proclamar a vitória da vida sobre a morte em todas as realidades onde estivermos. É nossa missão fazer com que o Evangelho da Salvação, a Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo alcance as vidas daqueles nossos irmãos e irmãs que ainda não o conhecem. Porém, num mundo onde as palavras parecem não ter mais valor, é preciso que demonstremos o Evangelho com nossa maneira de viver. Como disse São Francisco de Assis: “Ide evangelizar. Se preciso, usem palavras.” O cristão que compreende que sua vida é uma missão, uma tarefa a ser realizada, também compreende que o caminho da felicidade e da realização humana passa pelo compromisso com os valores do Evangelho. Portanto, viver e promover o perdão, a solidariedade, a igualdade, a justiça e a paz, torna-se o projeto de vida indiscutível daqueles que querem seguir os passos de Jesus.

Não existe cristão pela metade. Ser cristão é comprometer-se por inteiro. É fazer o necessário para que o Reino dos Deus seja visível já neste mundo por meio das nossas vidas. Esta é a missão de cada um de nós. Essa é a nossa missão enquanto Igreja de Deus peregrina neste mundo. Somos um povo imigrante em terras estrangeiras, mas não podemos esquecer que aqui também somos missionários, chamados a ser cristãos por inteiro em tudo que fizermos e onde quer que estejamos. Que Nosso Senhor Jesus Cristo envie sobre nós o seu Espírito para que com coragem assumamos nossa vida-missão e assim sejamos cristãos de fato.

Padre Cristiano Borro

Um comentário: